Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Com o recém-criado da FACNOPAR, Paraná já tem 77 cursos de Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis, no formato atual, foi criado em 1945, no Brasil, instituído pelo Decreto-Lei nº 7.988, de 22 de setembro. Sessenta e oito anos depois, somente no estado do Paraná já funcionam 76 e com o da FACNOPAR - Faculdade do Norte Novo de Apucarana, que está fazendo o seu primeiro vestibular e inicia a primeira turma em 2014, são 77. Segundo pesquisa realizada em outubro de 2013, os 58 que responderam tinham 12.947 alunos matriculados – o que leva a crer que o número de estudantes de Ciências Contábeis pode passar de 15 mil no estado.

Clique aqui e veja o número de alunos, por curso, no Paraná: somente 18 das 76 instituições não deram informações.









imagem
A Faculdade do Norte Novo de Apucarana inicia a primeira turma de Ciências Contábeis em 2014






A contabilidade, na verdade, é milenar. Existem registros de até 6000 aC provando que sumérios, babilônios, egípcios, fenícios, cretenses, gregos e romanos antigos faziam contabilidade. A consolidação das técnicas e princípios da atividade ocorreu lentamente: o célebre método da “partida dobrada”, criado por Luca Pacioli, é de 1494, e a consolidação como ciência se deu no século XIX.

No Brasil, a trajetória começou virtualmente com o descobrimento. Em 1549, D. João III nomeou guarda-livros para a colônia e, em 1770, Dom José, rei de Portugal, publicou uma Carta de Lei que representou a primeira regulamentação da profissão. Só podia obter empregos públicos, fazer escriturações, contas ou laudos os guarda-livros matriculados na Junta do Comércio. A primeira regulamentação da profissão elaborada aqui ocorreu em 1870, com o Decreto Imperial nº 4.475. A atividade de guarda-livros foi a primeira profissão liberal regulamentada no país.

As aulas de comércio foram iniciadas em 1809. Dentre as matérias ensinadas constavam as disciplinas de Atuária e Contabilidade. Durante um século e meio a Contabilidade permaneceu como um curso profissionalizante acima do nível básico no país. A Escola Politécnica do Estado de São Paulo e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado estão entre as pioneiras.

Com o Decreto-Lei n. 7.988 de 22 de setembro de 1945, houve uma verdadeira explosão de cursos de Ciências Contábeis, nas décadas seguintes – já são mais de mil em todo o país - e o crescimento do número de profissionais – quase meio milhão. Segundo dados do Ministério da Educação, em 2011 já funcionavam quatro cursos de doutorado e 19 mestrados.