Com o objetivo de trabalhar temas essenciais para atualização profissional, nos dias 7 e 8 de agosto, a Comissão CRCPR Perícia Contábil realiza o 9º Seminário Paranaense de Perícia Contábil. Com transmissão online pela TV CRCPR, das 9h às 12h, o evento reúne especialistas para discutir temas que impactam diretamente a atuação dos profissionais da área, como ferramentas tecnológicas, planejamento da perícia, mensuração do passivo trabalhista oculto e o uso da inteligência artificial na área A participação é gratuita, com inscrições separadas para cada dia.
Clique aqui para se inscrever para o primeiro dia (7/8)
Clique aqui para se inscrever para o segundo dia (8/8)
Confira a seguir entrevista a respeito do painel “Planejamento de Perícia” com o palestrante, perito judicial contábil e administrador judicial, Marcelo Francisco Nogueira, que já atuou em mais de 13.500 laudos como perito do juízo. A palestra será ministrada no dia 07/8 com mediação de Renê Reque Filho, membro da Comissão de Peritos do CRCPR:
CRCPR Online: Qual a importância de um bom planejamento pericial?
Marcelo Francisco Nogueira (MFN): O bom planejamento do trabalho pericial permite que o objetivo da perícia seja alcançado com maior facilidade, de modo mais efetivo e preciso, além de poder reduzir o tempo de trabalho total. Quando não há planejamento ou planejamentos ruins, podem gerar retrabalhos, impugnações sucessivas e, em situações mais graves, implicar na substituição do perito.
CRCPR Online: Na sua experiência com milhares de laudos, quais erros de planejamento são mais comuns?
(MFN):
Os erros mais comuns estão correlacionados à definição do escopo, objetivo da
perícia, e à formação do conjunto documental. Quando o escopo não é definido de modo
adequado, as análises que serão desenvolvidas ficam comprometidas, assim, todo
o conjunto de etapas do trabalho ficará prejudicado. Nas ocasiões em que o
conjunto documental não é formado de modo adequado, por incompleto ou por erro
na solicitação, corre-se o risco de promover análises superficiais,
inconclusivas e não contribuitivas para a solução da questão posta em exame.
CRCPR Online: Quais mudanças recentes no Judiciário ou na legislação têm exigido mais atenção na etapa de planejamento da perícia contábil?
(MFN): A primeira mudança refere-se ao controle dos prazos processuais que, com o desenvolvimento do processo eletrônico, passa a ser cada vez mais célere.
Outra mudança não tão recente, porém, a mais importante, é a ampliação no Código de Processo Civil, em especial, do capítulo que trata da prova pericial e que indica aspectos obrigatórios que devem ser observados na estrutura do laudo. Com essa alteração, o planejamento da perícia precisa ser feito de modo efetivo e adequado para atender a essa determinação da legislação processual que, inclusive, é ampliada pela NBC TP 01 (R2) do Conselho Federal de Contabilidade.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.