Na próxima sexta-feira, dia 5 de julho, das 8h30 às 13h30, acontece a 8ª edição do tradicional Fórum do Terceiro Setor. O evento será presencial, no auditório da sede do CRCPR, em Curitiba. O Fórum irá explorar temas como escrituração contábil, legislações, recursos públicos e os reflexos da Reforma Tributária para entidades do Terceiro Setor. O coordenador da Comissão CRCPR Terceiro Setor, Nelson Zafra (currículo), será o responsável pela mediação.

O evento terá ingressos solidários e, no dia, receberá dos participantes 2 litros de leite ou 2 kg de alimentos não perecíveis.

Para se inscrever, clique aqui!

O tema "Recursos públicos e fontes governamentais" será um dos abordados no Fórum, discutindo emendas parlamentares; a plataforma Transfere Gov; o Sistema Integrado de Transferências (SIT); demandas sociais de Conselho Municipal e Estadual; incentivos fiscais estaduais e federais; e chamamento público. Os palestrantes serão os contadores, membros da Comissão CRCPR Terceiro Setor, William Fischer da Silva e Frankicinaldo Guarino da Silva.  Fisher é mestre em Administração, pós-graduado em Administração Estratégica, em Gestão pública e em Desenvolvimento Econômico Regional; e ainda presidente do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel (SINCOVEL) e sócio diretor de empresa de Contabilidade e Gestão do Terceiro Setor. Já Frankicinaldo é consultor de projetos e coordenador Contábil, com foco na Contabilidade de Entidades do Terceiro Setor, e cursa MBA em Contabilidade, Compliance & Direito Tributário.

Confira entrevista com William Fischer da Silva e Frankicinaldo Guarino da Silva sobre o tema da palestra "Recursos públicos e fontes governamentais"

CRCPR Online:  Quais são os principais desafios que as organizações de Terceiro Setor enfrentam para acessar recursos públicos?

William Fischer da Silva e Frankicinaldo Guarino da Silva (WFS e FGS): A ausência de qualificação do pessoal interno é um grande desafio, assim como a documentação irregular referente a gestão. Além disso, citamos também planos de aplicações sem consonância com a oferta das fontes de recursos.

CRCPR Online: Quais estratégias recomendariam para superar esses desafios?

WFS e FGS Implantar um modelo de gestão adequado às exigências das esferas de governo, criando indicadores de qualidade para controles internos; bem como utilizar a tecnologia de forma consistente nos processos de gestão.

William Fischer da Silva

Frankicinaldo Guarino da Silva

CRCPR Online: Quais benefícios as certificações trazem para as OSCs e como elas podem influenciar a captação de recursos? ( Lei Complementar nº. 187/21 e o Decreto 11791/2023)

WFS e FGS: As certificações podem ofertar benefícios tributários no que tange a imunidade e as isenções, possibilitando que se aplique recursos disponíveis em ações de sustentabilidade. A depender da qualificação da certificação, os recursos públicos poderão estar mais acessíveis, oriundos de diversas fontes, como incentivos fiscais, emendas parlamentares, recursos orçamentários diretos, entre outras fontes.

"Procedimentos importantes da escrituração contábil para entidades do terceiro setor" - Entrevista com Fernando Luiz Mazur - Clique aqui!

"Revisão e Alterações de Legislação" - Entrevista com William Fischer - Clique aqui!

"Reflexos da Reforma Tributária nas Entidades do Terceiro Setor" - Entrevista com Juliano Garrett Galvão - Clique aqui!

Reprodução permitida desde que citada a fonte.