No dia 5 de julho, das 8h30 às 13h30, acontecerá a 8ª edição do tradicional Fórum do Terceiro Setor. O evento será presencial, no auditório da sede do CRCPR, em Curitiba. O Fórum irá explorar temas como escrituração contábil, legislações, recursos públicos e os reflexos da reforma tributária para entidades do Terceiro Setor. O coordenador da Comissão CRCPR Terceiro Setor, Nelson Zafra (currículo), será o responsável pela mediação. O evento terá ingressos solidários e, no dia, receberá dos participantes 2 litros de leite ou 2 kg de alimentos não perecíveis.

Para se inscrever, clique aqui!

Uma das palestras do evento terá o tema "Revisão e Alterações de Legislação", abordando as adequações necessárias das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no relacionamento com o Poder Público; procedimentos vinculados aos Editais de Chamamento Público; demanda de informações e controles para a área contábil das OSCs; instrumentos de parceria sob a ótica da Lei 13.019/2014; Plano de Contas e a vinculação com recursos públicos; certificações de utilidade pública municipal e estadual; e implicações relacionadas a benefícios fiscais, certificados de utilidade pública, prestações de contas, centros de custos, gestão de recursos públicos, doações, transparência, e outros. O palestrante será o contador e membro da Comissão CRCPR Terceiro Setor, William Fischer, mestre em Administração, pós-graduado em Administração Estratégica, em Gestão pública e em Desenvolvimento Econômico Regional. Fisher é ainda presidente do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel (SINCOVEL) e sócio diretor de empresa de Contabilidade e Gestão do Terceiro Setor.

Confira entrevista com William Fisher sobre o tema da palestra "Revisão e Alterações de Legislação"

CRCPR Online: Quais são as principais adequações que as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) precisam fazer para melhorar seu relacionamento com o Poder Público?

William Fisher (WF): É preciso realizar um planejamento estratégico que tenha espaço para a capacitação de seus dirigentes, conselheiros e funcionários. É primordial ainda atuar com ferramentas de gestão que permitam obter mais resolutividade no alcance de sua sustentabilidade. Além disso, é indicado constituir núcleos de trabalho especializados na gestão de recursos públicos.

CRCPR Online: Qual é a importância de um plano de contas bem estruturado para as OSCs, especialmente em relação à vinculação com recursos públicos?

WF: Isso traz mais transparência na relação com os associados, com o poder público concedente e com a sociedade. Um Plano de Contas bem estruturado possibilita uma rápida identificação da forma como estão sendo aplicados os recursos específicos e mais facilidade para reconhecer a atividade preponderante.

CRCPR Online: Como a escrituração contábil pode ajudar a construir confiança com doadores e outras partes interessadas?

FLM: Ela é essencial! Ao adotar práticas contábeis rigorosas e transparentes, as entidades podem demonstrar responsabilidade e confiabilidade, fortalecendo sua relação com doadores, o que é primordial para a sustentabilidade e o sucesso contínuo da organização. A contabilidade oferece uma visão clara e detalhada de como os recursos financeiros são recebidos e utilizados. Além disso, a contabilidade transparente e com qualidade serve como ferramenta para captação de recursos, já que doadores apreciam saber que seus recursos estão sendo usados conforme prometido. Uma documentação contábil sólida facilita essa comunicação.

CRCPR Online: Quais tendências você vê emergindo na contabilidade para o terceiro setor?

WF: Percebo uma necessidade crescente de segregar os registros contábeis e fiscais. Outra questão, é a inserção do profissional da contabilidade no cenário da tomada de decisão e, ainda, a ampliação da atuação da contabilidade para o horizonte do aspecto gerencial. Além disso, a integração das informações contábeis para aumento da captação de recursos.

"Procedimentos importantes da escrituração contábil para entidades do terceiro setor" - Entrevista com Fernando Luiz Mazur - Clique aqui!

Reprodução permitida desde que citada a fonte.