O destaque feminino no mundo contábil foi o tema central em mais uma das atividades do 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC). Na tarde desta quinta-feira (25), o segundo volume do livro “Contabilidade em múltiplos olhares: elas em movimento” foi lançado durante o painel Protagonismo Feminino na Contabilidade. Na ocasião, foram debatidas a atuação, a visibilidade e a influência das mulheres no campo contábil.
O painel contou com a presença de lideranças femininas do universo contábil e pioneiras nos movimentos de valorização da mulher profissional da contabilidade. Entre as palestrantes estavam a primeira mulher a assumir a vice-presidência de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Celina Coutinho; a ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Diva Gesualdi; a ex-conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Elena Raupp; a primeira presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maria Clara Bugarim; a primeira presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Maria Constança Galvão; e a primeira presidente do Sescon-SP, Teresinha Falcão. O bate-papo foi moderado pela vice-presidente de Política Institucional do CFC, Dorgivânia Arraes, e pela coordenadora da Comissão CFC Mulher, Marlise Alves.
Dorgivânia Arraes falou sobre a importância das precursoras dos encontros nacionais da mulher e do Movimento da Mulher Contabilista para abrir novos espaços para o público feminino no meio contábil. “Cada mulher precursora desse movimento do Encontro da Mulher Contabilista deixou uma semente. Essa semente realmente floresceu e colhemos muitos momentos feito estes: mulheres na liderança, mulheres na política, mulheres contadoras fazendo diferente a cada dia”, afirmou.
Contabilidade em múltiplos olhares: elas em movimento
As apresentações foram seguidas pelo lançamento do livro Contabilidade em múltiplos olhares: elas em movimento. A obra está dividida em sete capítulos, que abordam temas, como empreendedorismo, gestão de tempo, inovação, inteligência emocional, liderança, protagonismo feminino e saúde mental dentro do contexto da mulher. O desenvolvimento do material contou com o envolvimento de cerca de 100 mulheres que emprestaram os seus conhecimentos e experiências para o desenvolvimento do livro.
A vice-presidente da Política Institucional do CFC também destacou a satisfação de lançar um livro que reúne as pioneiras e que traz conhecimentos que podem ser acessados por profissionais de todas as áreas. “É um momento extremamente emocionante porque a história dessas mulheres é o que nos trouxe até aqui e essa história ser escrita e eternizada em um livro em que não apenas as mulheres contadoras vão ter disponível para a leitura, mas toda a sociedade brasileira para nós é motivo de muita alegria e felicidade”, disse.
Para acessar o livro, clique aqui.
A presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Nilva Amalia Pasetto, foi convidada pela Comissão CRCPR Mulher para participar da nova edição do livro lançado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), apresentado durante a programação do 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC).
Com formação em Ciências Contábeis, complementada por graduação em Direito, especialização em Finanças e capacitação em Governança Corporativa, Nilva construiu uma carreira marcada pela liderança, inovação e compromisso com o fortalecimento da classe contábil. Na presidência da ACCPR, atua na promoção do conhecimento técnico e científico, com foco na ética, na governança e na transparência como pilares da prática profissional.
Sua contribuição, publicada a partir da página 177 da obra, traz reflexões sobre os novos desafios e oportunidades que moldam o futuro da contabilidade, ressaltando a necessidade de educação continuada, o papel central da ética e os impactos das novas tecnologias no dia a dia da profissão. Nilva enfatiza que o futuro da contabilidade se mostra promissor para aqueles que buscam se posicionar estrategicamente e alinhar sua atuação às demandas de governança, inovação e sustentabilidade.
14° ENMC
O 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista aconteceu entre os dias 24 e 26 de setembro em Natal. Segundo maior evento da contabilidade brasileira, a iniciativa incentiva a liderança feminina e a igualdade de gênero na Contabilidade. Contudo, a atividade também é aberta para o público masculino e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional, assim como o networking.
*Com informações do CFC
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.