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Nova câmara, LGPD, gestão e revitalização de patrimônio, Programa Contador do Amanhã e Banco de Oportunidades são alguns dos principais programas desenvolvidos pela área

A vice-presidência de Administração e Finanças finaliza o biênio de 2020/2021 com diversos projetos implantados, como as ações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), a gestão e revitalização de patrimônio e o novo Programa Contador do Amanhã. Além disto, um dos grandes destaques é a nova Câmara de Administração e Finanças, que iniciará em 2022. “A Câmara foi criada para alinhar questões entre Controle Interno e Administração e Finanças, gerando mais coesão, e será composta pelo vice-presidente e mais dois conselheiros. Neste projeto, também vamos implementar a função de Controller, auditor interno de procedimentos, já prevista no atual Plano de Cargos e Salários", explicou o vice-presidente de Administração e Finanças, Roberto Marques de Figueiredo.

Programa Contador do Amanhã atinge mais de 10 mil estudantes

Lançado em julho de 2020, sob coordenação do vice-presidente Figueiredo, o Programa Contador do Amanhã realiza palestras de conselheiros do CRCPR a estudantes de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior (IESs) em todo o Estado do Paraná e objetiva levar conhecimento aos futuros contadores sobre o Sistema CFC/CRCs, o que é e o que faz o CRCPR e as prerrogativas e perspectivas da profissão contábil, motivando e preparando os profissionais da contabilidade do amanhã. A vice-presidência padronizou as apresentações e treinou os conselheiros para obter o melhor resultado para os alunos. “Desde o ano passado, atingimos mais de 10 mil estudantes! Um projeto interessante que coordenei, com o sucesso advindo de todos os palestrantes envolvidos,” comentou Figueiredo. Para saber mais, clique aqui



O presidente Jochem e o vice-presidente Figueiredo descerram
a placa que marca a entrega da mais recente revitalização da
sede do CRCPR em Curitiba, no último dia 10/12.

LGPD

Em 2021, uma comissão designada para a temática deu início aos procedimentos para adequação da autarquia aos requisitos da lei nº 13.709, aprovada em agosto de 2018 e com vigência a partir de agosto de 2020. O CRCPR já tem também empresa de consultoria contratada para orientar os trabalhos da LGPD e tem envolvido todos os funcionários e colaboradores no processo. 

"Levando em conta que a natureza das nossas atividades pressupõe que todos tenhamos, em algum momento, certo tipo de acesso a dados e informações consideradas sensíveis segundo as determinações previstas na LGPD, o engajamento de todos é fundamental para que tenhamos sucesso neste empreendimento", disse Figueiredo. O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem enfatiza a importância de todos serem detalhistas na análise dos documentos e processos de suas áreas, "pois disso depende a elaboração de boas políticas, essenciais para que lidemos adequadamente com os dados que nos são confiados pelos profissionais da contabilidade e para que, como operadores de dados, possamos todos estar protegidos e tranquilos para executar nosso trabalho", explicou.

Gestão Administrativa

No âmbito administrativo diversas melhorias foram conduzidas nos últimos dois anos. Na parte de recursos humanos, foi revisto o plano de cargos e salários e um novo Plano de Demissão Voluntária (PDV) foi conduzido, gerando redução de despesas.

Além disto, a gestão de patrimônios foi conduzida com a revitalização do prédio da sede do CRCPR, em Curitiba, que entre outras melhorias teve a pintura do edifício e a comunicação visual atualizadas. Em busca de melhor aproveitamento de recursos, móveis inservíveis e o prédio do CRCPR que não está sendo utilizado no centro da cidade (Rua Lourenço Pinto) foram colocados a leilão. O prédio não teve compradores e está regularizado para realização de chamamento público de credenciamento de imobiliárias para a venda, em 2022. 

Banco de Oportunidades

Em setembro de 2020, em um dos momentos mais críticos da pandemia, em que as medidas de distanciamento social já produziam efeitos devastadores na economia, afetando diretamente o mercado de trabalho, a vice-presidência de Administração e Finanças do CRCPR lançou o Banco de Oportunidades, uma área do site da entidade destinada a ser um ponto de encontro entre quem precisa contratar profissionais da contabilidade e quem está em busca de emprego. "Em um momento tão conturbado, com tanta gente precisando se recolocar no mercado de trabalho, e tantas empresas com dificuldade em contratar pessoal qualificado, o lançamento dessa ferramenta não poderia ter sido mais oportuno", pondera Figueiredo. "O projeto nasceu de uma demanda recorrente por parte de profissionais da contabilidade e de empresários contábeis, que nos procuravam constantemente em busca de um canal para para ofertar vagas ou ter acesso a novas oportunidades de trabalho na área contábil", acrescenta. O cadastro de vagas e currículos é gratuito. Cada cadastro fica disponível pelo período de 30 dias, para que haja constante renovação de vagas e profissionais em busca de oportunidades (Link na imagem).