Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


ESPAÇO DA COMISSÃO CRCPR ENSINO PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DO SEGMENTO

"Uma pesquisa publicada na Revista Catarinense da Ciência Contábil analisou o desempenho do ChatGPT no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), obrigatório para o registro profissional no Brasil. O estudo, conduzido por Crislaine de Fátima Gonçalves Godke, Oscar Lopes da Silva, Romualdo Douglas Colauto, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha e Samuel de Oliveira Durso, submeteu 500 questões, aplicadas entre 2018 e 2022, à ferramenta de inteligência artificial.

Os resultados mostraram que o ChatGPT obteve aprovação em 8 das 10 edições do exame analisadas. Embora o desempenho tenha superado a média dos estudantes de Ciências Contábeis nas edições, o resultado final foi impactado principalmente pelos itens de provas anulados.

Além disso, o estudo mostrou que a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) apresentou um desempenho satisfatório em questões voltadas para teorias contábeis e interpretação de textos, alcançando 63% de acertos. Em contrapartida, teve dificuldades em itens práticos, como aplicação de técnicas contábeis, com 55% de erros, e em questões relacionadas a normas de conduta e valores, onde errou 58% das vezes.

Os autores destacaram o potencial da IA para simplificar tarefas no campo contábil, mas reforçaram que competências humanas, como análise crítica e comportamento ético, são insubstituíveis. Também foi enfatizada a necessidade de reflexões sobre o impacto dessas tecnologias na formação de novos profissionais e no formato dos exames."


Para mais informações, contate os autores:

  • Crislaine de Fátima Gonçalves Godke: crislaine.miranda@ufpr.br 
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha: jvacbr@yahoo.com.br  
  •  Oscar Lopes da Silva: oscarlopesdasilva1958@gmail.com 
  •  Romualdo Douglas Colauto: rdcolauto.ufpr@gmail.com 
  •  Samuel de Oliveira Durso: sodurso@gmail.com
Conheça o estudo na íntegra:
Artigo publicado na Revista Catarinense da Ciência Contábil.

As informações e opiniões manifestadas nesta página são de inteira responsabilidade dos autores, e não necessariamente refletem posições do CRCPR ou são endossadas pela entidade. 


Reprodução permitida desde que citada a fonte.