Adiantando as comemorações em alusão ao Dia do Contador (22 de setembro), durante todo o dia 31 de agosto, acontece o Seminário de Gestão Empresarial e Valorização Profissional, uma parceria entre as Comissões CRCPR Empreendedorismo e CRCPR Valoriza. O evento será híbrido: ocorrerá de forma presencial no auditório do CRCPR, em Curitiba, com transmissão ao vivo pela TV CRCPR.

Confira a entrevista com Roberto Dias Duarte, que ministrará a palestra "Manual de Sobrevivência do Empreendedor Contábil do Séc. XXI"

CRCPR Online: Poderia compartilhar conosco um pouco sobre sua jornada profissional e sua experiência relacionada ao tema de sua palestra?

Roberto Dias Duarte (RDD): Com mais de 30 anos de experiência em tecnologia e gestão empresarial, minha carreira tem sido dedicada à transformação digital na contabilidade e na gestão empresarial. Sou graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC, além de ter cursado o mestrado em Administração de Empresas na Florida Christian University. Inicialmente, o foco de minhas jornada profissional era programação e contabilidade, o que me levou, ao longo dos anos, a desempenhar várias funções, desde programador até diretor em empresas de TI. Essa experiência, por sua vez, permintiu que eu me especializar em consultoria estratégica em inteligência artificial (IA) para escritórios de contabilidade. Autor de livros, como "Big Brother Fiscal" e "Manual de Sobrevivência no Mundo Pós-SPED", busco compartilhar meu conhecimento e minhas percepções sobre a indústria. Também atuo como advisor em empresas, como Omie, Connectabil, Liontech, e sou investidor e consultor especializado no ecossistema da contabilidade. Minha missão é inspirar e capacitar os profissionais da contabilidade a embarcar nas próprias jornadas de transformação e crescimento, utilizando a tecnologia como uma ferramenta poderosa para impulsionar a eficiência e a inovação.

CRCPR Online: Por que é fundamental que os profissionais da contabilidade compreendam o "Manual de Sobrevivência do Empreendedor Contábil do Séc. XXI"? Pode nos dar uma breve visão do que será abordado durante sua palestra?

(RDD): A palestra "Manual de Sobrevivência do Empreendedor Contábil do Século XXI" é fundamental para os profissionais da contabilidade, pois ela aborda a necessidade de transformação no mundo contábil através do empreendedorismo. Com mais de 30 anos de atuação no setor, minha experiência serve como base para orientar essa transformação, e a palestra destaca aspectos cruciais, incluindo:

• Profissionalização da Gestão: a importância de elevar a gestão da empresa, com foco na estratégia e otimização de processos.
  • Engajamento de Colaboradores: como liderar com excelência, inspirando colaboradores a trabalhar em conjunto.
  • Atendimento Excepcional ao Cliente: a necessidade de proporcionar atendimento excepcional, excedendo as expectativas dos clientes.
  • Inovação nos Modelos de Negócios: as oportunidades que a inovação pode trazer para aumentar a receita e agregar valor.
  • Transformação Digital: a relevância de abraçar a transformação digital para melhorar a eficiência.
  • Sucessão, Fusões e Aquisições: a segurança que um planejamento bem feito para sucessão pode trazer.

A palestra convida os empreendedores contábeis a se unir a este movimento, comprometendo-se com o sucesso e a transformação do setor. O evento será um guia para superar desafios e impulsionar o negócio contábil rumo ao sucesso. Em resumo, a palestra será uma oportunidade vital para que os profissionais da contabilidade compreendam as tendências, os desafios e as oportunidades na era atual, garantindo-se, assim, um futuro próspero para as empresas e comunidades contábeis. Esta é uma chamada à ação, para que façamos a diferença juntos, com foco, determinação e inovação.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte