Adiantando as comemorações em alusão ao Dia do Contador (22 de setembro), durante todo o dia 31 de agosto, acontece o Seminário de Gestão Empresarial e Valorização Profissional, uma parceria entre as Comissões do Empresário Contábil Paranaense e Especial de Valorização Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). O evento será híbrido, presencial no auditório do CRCPR, em Curitiba, e transmitido na TV CRCPR. O Seminário tem o objetivo de promover a valorização do indivíduo em suas diversas facetas: enquanto pessoa, membro da sociedade, profissional, empreendedor e empresário.

A programação iniciará às 9h e contará com palestras sobre "Competências Essenciais para obter Sucesso no Cenário Atual", "Felicidade e Propósito de Vida", "Comunicação e Posicionamento", "Manual de Sobrevivência do Empreendedor Contábil do Séc. XXI" e, para encerrar o dia, um Talk Show, das 16h às 17h, sobre cases de sucesso.

Confira a entrevista com Patrícia Ghisleni, que ministrará a palestra sobre "Competências essenciais para obter sucesso no cenário atual"

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional e como desenvolveu expertise no assunto de sua palestra?

Patricia Ghisleni (PG): Há 26 anos, venho dedicando minha carreira ao desenvolvimento de pessoas em organizações. Minha trajetória é marcada por uma sólida experiência como consultora, atendendo empresas de diversos segmentos, perfis e públicos. No decorrer desse período, também tive uma significativa atuação no setor de Recursos Humanos, ocupando uma posição executiva por muitos anos, na qual fui responsável por todos os processos relacionados à gestão de pessoas. Essa longa jornada proporcionou-me uma visão abrangente e profunda do tema, ampliada pelo constante contato com profissionais do mercado e a vivência em diferentes empresas. E também, me dediquei à docência na Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP), lecionando no curso de pós-graduação em gestão estratégica de pessoas, onde pude compartilhar e adquirir com estudantes e profissionais em formação.

CRCPR Online: Quais competências você considera essenciais para que os profissionais da contabilidade alcancem o sucesso no cenário atual? Poderia nos dar uma visão geral dos temas que serão explorados em sua palestra?

(PG): Para alcançar o sucesso no cenário atual, os profissionais da contabilidade devem desenvolver competências essenciais que vão além dos aspectos técnicos. Neste contexto, é fundamental ter uma visão macro das mudanças em curso. Durante minha palestra, provocarei reflexões sobre as transformações atuais e apresentarei conceitos relevantes. Um relatório e uma pesquisa serão divulgados, revelando competências em alta no mercado de trabalho e ressaltado que questões comportamentais têm sido os principais motivos de demissões no Brasil. Vou elencar também, algumas competências cruciais para enfrentar os desafios presentes e futuros no setor da contabilidade e em qualquer área profissional. O desenvolvimento dessas habilidades contribuirá para aprimorar a performance, tomar decisões assertivas e lidar com as demandas complexas e dinâmicas do mundo corporativo.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte