Adiantando as comemorações em alusão ao Dia do Contador (22 de setembro), durante todo o dia 31 de agosto, acontece o Seminário de Gestão Empresarial e Valorização Profissional, uma parceria entre as Comissões CRCPR Empreendedorismo e CRCPR Valoriza. O evento será híbrido: ocorrerá de forma presencial no auditório do CRCPR, em Curitiba, com transmissão ao vivo pela TV CRCPR.

Confira a entrevista com Elisete Ferreira de Carvalho, organizadora do evento, que ministrará a palestra "Felicidade e Propósito de Vida"

CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco sobre a sua trajetória profissional e o seu envolvimento com o tema que será objeto de sua palestra?

Elise Ferreira de Carvalho (EFC): Tenho 27 anos de experiência em contabilidade, tendo atuado em minha própria empresa e também como parte integrante de organizações nas quais, inicialmente, trabalhei com contabilidade e, ao longo do tempo, passei a assumir um papel de liderança. Minha abordagem abrangente me permitiu compreender todos os aspectos operacionais das empresas, desde as áreas de vendas e recursos humanos até finanças, além da própria contabilidade, âmbito no qual fui responsável por supervisionar um setor inteiro. Com minha visão holística, tornei-me o “braço direito” dos proprietários, especialmente nesta empresa familiar, na qual mediava conflitos e auxiliava na tomada de decisões. Esse papel fundamental, que exerci por muito tempo, contribuiu tanto para o meu crescimento quanto para o meu fortalecimento profissional, além de ter resultado na abertura do meu próprio escritório. Minha presença diária no dia a dia dessa empresa e a orientação continuada que desempenhei em todos esses anos refletiram a importância do meu papel. Toda a minha trajetória e a minha experiência me conduziram ao assunto central desta palestra sobre encontrar a felicidade e o propósito de vida.

CRCPR Online: Por que o assunto "Felicidade e Propósito de Vida" é essencial para os profissionais da contabilidade?

(EFC): Assim como uma empresa necessita de um planejamento estratégico, um profissional contábil também requer mais do que um plano profissional, ele necessita de um plano de vida. Esse plano de vida é intrinsecamente ligado ao nosso propósito individual, envolvendo a identificação de nossos valores, interesses e relações pessoais significativas. Da mesma forma que é essencial para uma empresa incorporar atividades que agregam valor, também é crucial para nós, seres humanos, integrarmos elementos que amamos fazer e que têm importância pessoal. Isso se estende à nossa contribuição para o mundo, seja por meio de gestos humanos de compreensão e afeto no cotidiano, ou demonstrando empatia e cuidado. É fundamental sintonizar com nossa intuição, especialmente em nosso campo de atuação. Nem todas as escolhas precisam ser estritamente lógicas. Nosso propósito é fluido, evolui ao longo do tempo e se adapta conosco. O autoconhecimento desempenha um papel crucial na identificação do propósito de vida de cada um. Nesse contexto, incorporar discussões sobre tecnologia e inovação é igualmente importante, assim como abordar a modernidade ao explorar temas de felicidade e propósito de vida. Portanto, assim como uma empresa busca uma estratégia sólida para prosperar, um profissional contábil também deve traçar seu caminho com base em um plano de vida que reflita seus valores, paixões e contribuição ao mundo, tudo isso sustentado pelo autoconhecimento e adaptabilidade contínua.

CRCPR Online: Pode nos dar uma breve visão do que será apresentado à classe contábil durante o seminário?

(EFC): O Seminário de Gestão Empresarial e Valorização Profissional, realizado em celebração ao Dia do Contador, visa proporcionar um ambiente de reflexão e aprendizado que promova a valorização integral do indivíduo. A intenção é destacar e promover nossas diversas facetas: enquanto pessoas, membros da sociedade, profissionais, empreendedores e empresários. Acreditamos que, ao explorar e reconhecer esses diversos aspectos, estaremos não apenas fortalecendo o papel do contador, mas também enriquecendo a sua contribuição para a comunidade e o mundo dos negócios.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte