Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, no dia 21 de março, as reuniões regimentais mensais, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos e outras pendências administrativas. 





Também na quinta, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, liderada pelo presidente Everson Breda Carlin, com os vice-presidentes Jefferson Paulo Martins (Administração e Finanças), Claudio Luiz Brunetto (Controle Interno) Laudelino Jochem (Desenvolvimento Profissional), Michel Melhem (Fiscalização, Ética e Disciplina); Ariane Yumi de Almeida Rocha (Registro); Eva Schran de Lima (Relações Sociais); e Danilo Alves Grani (Desenvolvimento Regional); bem como o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo. 

Foram pautas a reunião da Comissão Consultiva de Representantes da Classe Contábil do Paraná (ocorrida em 22 de março, na sede do CRCPR), o remanejamento de verbas do Orçamento de 2024 e o acordo coletivo dos colaboradores. Além disso, foram aprovados a Política Antifraude e Anticorrupção e a abertura de crédito suplementar.



Câmaras



As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Michel Melhem. Os conselheiros analisaram 71 processos na Câmara de Ética e Disciplina e 15 na Câmara de Fiscalização, além de arquivarem 17 processos, devidamente regularizados.

Participaram os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Carlos Augusto Bittencourt Gomes, Carolina Araujo dos Santos Feijó, Cesar Alberto Ponte Dura, Eunice Maria Cavali Duarte, Eva Schran de Lima, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Gisele Martins Machioski, Julio Ricardo Morona, Lauri Helfenstein, Luiz Fernando Ferraz, Marcia Ogido Hokama, Narciso Dóro Junior, Nelinho Kukla, Rafael Benjamim Carginin, Rodinei Bonfadini, e Rosemere Kiyomi Hayashi.



A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pela vice-presidente Ariane Yumi de Almeida Rocha e contou com a participação dos conselheiros Nelinho Kukla e Rosemere Kiyomi Hayashi.

Foram apreciados 453 ritos processuais, sendo 211 de rito sumário e 242de rito ordinário. Além disto, foram avaliados os números de registro de profissionais e organizações contábeis, as ações e indicadores de pagamento das anuidades 2024 e a excelência no atendimento ao profissional contábil. Uma das ações discutidas foi a Campanha de desconto de 75% na anuidade de 2024 para novos registros



A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins e contou com a participação dos conselheiros Anselmo Luiz Pedrangelo e Rodinei Bonfadini, do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, do gerente da Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza, e da coordenadora da Divisão Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges.

Foram discutidos os projetos e as contratações em andamento, bem como as atividades desenvolvidas pela Comissão de Governança, Riscos, Compliance e LGPD, incluindo a aprovação da Política Anticorrupção e Antifraude do CRCPR. Também foi discutido um crédito adicional e representações no interior do estado. 



A Câmara de Desenvolvimento Profissional reuniu-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto. Participaram ainda os conselheiros Cesar Alberto Ponte Dura, Gisele Martins Machioski e Rafael Benjamim Cargnin Filho.

A Câmara analisou um processo referente ao 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC). 

Na sequência, a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) distribuiu para avaliação 40 produções intelectuais, 32 cursos no exterior, 29 atividades de docência, 28 cursos, 27 cursos de pós-graduação, oito orientações e bancas, três atividades em comissões. Também esteve presente, representando a CEPC, Roberto Figueiredo.




A Câmara de Controle Interno, que trabalha com questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida pelo vice-presidente Claudio Luiz Brunetto, com a participação dos conselheiros Eunice Maria Cavali Duarte e Luiz Fernando Ferraz, e apoio do gerente da Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza, e do controlador interno, Rafael Amaral.

Foram aprovados os balancetes do mês de fevereiro, avaliados dois pedidos de isenção da anuidade, uma análise de processo de Desenvolvimento Profissional, uma solicitação de abertura de crédito adicional ao orçamento do exercício 2024 e o remanejamento de dotações no orçamento vigente. Também foram analisadas as minutas da Resolução CRCPR nº 864/2024 e da portaria CRCPR nº 028/2024. Além disto, a Câmara realizou a conferência e aprovação de diárias e passagens e a verificação da atualização dos dados abertos no Portal da Transparência do CRCPR.




A reunião da Câmara de Desenvolvimento Regional foi conduzida pelo vice-presidente Danilo Alves Grani, com os conselheiros Glicério Rampazzo e Lauri Helfenstein.

Foram discutidos a participação ativa nas comunicações do CRCPR e como a entidade promove a transparência e acesso à informação para os delegados representantes visando fortalecer a rede de colaboração entre os profissionais. A equipe conversou sobre o retorno obtido com o Encontro dos delegados, ocorrido no último dia 7, que contou com a presença dos vice-presidentes do CRCPR, com palestra sobre comunicação e com Oficina Comportamental, conduzida por Raphael Lobo.





Reprodução permitida, desde que citada a fonte.