Assim como a reunião Plenária deste mês, no dia 27 de junho, as Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram suas respectivas reuniões regimentais mensais na cidade de Foz do Iguaçu.  As pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos e outras pendências administrativas.

Também na quinta-feira, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, liderada pelo presidente Everson Breda Carlin, com os vice-presidentes Jefferson Paulo Martins (Administração e Finanças); Claudio Luiz Brunetto (Controle Interno); Michel Melhem (Fiscalização, Ética e Disciplina); Laudelino Jochem (Desenvolvimento Profissional), Ariane Yumi de Almeida Rocha (Registro); Eva Schran de Lima (Relações Sociais); e Danilo Alves Grani (Desenvolvimento Regional); bem como o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo.

Câmaras

As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Michel Melhem. Os conselheiros analisaram 40 processos na Câmara de Ética e Disciplina e dez na Câmara de Fiscalização, além de arquivarem 15 processos, devidamente regularizados.

Participaram os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Carlos Augusto Bittencourt Gomes, Carolina Araujo dos Santos Feijó, Cesar Alberto Ponte Dura, Eunice Maria Cavali Duarte, Eva Schran de Lima, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Gisele Martins Machioski, Glicério Rampazzo, Julio Ricardo Morona, Lauri Helfenstein, Luiz Fernando Ferraz, Marcia Ogido Hokama, Nelinho Kukla, Rafael Benjamim Cargnin, Rodinei Bonfadini e Rosemere Kiyomi Hayashi.

A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pela vice-presidente Ariane Yumi de Almeida Rocha e contou com a participação dos conselheiros Nelinho Kukla e Rosemere Kiyomi Hayashi, e a gerente de Registro e Relacionamento, Celita Paltanin.

Foram apreciados 328 ritos processuais, entre ritos sumários e ordinários. Além disto, foram avaliados os números de registro de profissionais e organizações contábeis. Também foram pauta o Exame de Suficiência, que será realizado no próximo dia 30 de junho, e as participações da vice-presidente em eventos de junho, como o Seminário de Cobrança do Sistema CFC/CRCs. Além disso, a Divisão de Registro e Relacionamento recebeu e redistribuiu 268 carteiras profissionais em Curitiba e interior do Paraná.

A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins e contou com a participação dos conselheiros Anselmo Luiz Pedrangelo e Rodinei Bonfadini, do delegado regional de Foz do Iguaçu Elias Dandolini, e do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior.

Foram discutidos os projetos e as contratações em andamento, bem como suas renovações. Jefferson Martins explicou que o Plano de Contratações do CRCPR para o exercício de 2024 foi atualizado e será aprovado, em breve. Além disso, foram relatadas as atividades desenvolvidas pela Comissão de Governança, Riscos, Compliance e LGPD.

O grupo ainda discutiu a abertura de um crédito adicional, por meio da resolução do CRCPR nº 869/2024, devido a ajustes no orçamento vigente do CRCPR.

A Câmara de Desenvolvimento Profissional reuniu-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto. Participaram ainda os conselheiros Cesar Alberto Ponte Dura, Gisele Martins Machioski e Rafael Benjamim Cargnin Filho.

A Câmara analisou dois processos relacionados a eventos. Na sequência, a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) analisou a homologação de 34 atividades para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), sendo 26 cursos, quatro pós-graduações, duas capacitadoras, um evento, uma orientação/banca.

Também participaram, representando a CEPC, de forma virtual, os profissionais Sérgio Augusto da Porciuncula Júnior, Edson Costa e Roberto Figueiredo.

A Câmara de Controle Interno, que trabalha com questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida pelo vice-presidente Claudio Luiz Brunetto, com a participação dos conselheiros Eunice Maria Cavali Duarte e Luiz Fernando Ferraz, e apoio do controlador interno, Rafael Amaral.

Foram aprovados os balancetes dos meses de abril e maio e analisados dois processos de Desenvolvimento Profissional, além de uma abertura de crédito suplementar. A Câmara ainda abordou o escopo dos trabalhos de auditoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) sobre o CRCPR.

A Câmara de Desenvolvimento Regional reuniu-se com a presença do vice-presidente Danilo Alves Grani, e dos conselheiros Glicério Rampazzo e Lauri Helfenstein.

Os participantes conversaram sobre a importância das divulgações dos eventos do CRCPR, enfatizada em reunião junto aos delegados representantes, no dia 3 de junho.  Além disso, abordou-se a reunião regional de delegados representantes, realizada no dia 19 de junho, em Cascavel. Por fim, foram apresentadas as mudanças implementadas na forma de definição das representações dos delegados.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.