As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, na quinta-feira (27), suas reuniões regimentais, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos e outras pendências administrativas. À tarde, os conselheiros do CRCPR também participaram de reunião sobre procedimentos operacionais e instruções sobre representações da entidade.

Em sentido horário, a partir da esq.: Everson B. Carlin, Michel Melhem, Nelinho Kukla, Eunice Duarte, Jefferson Paulo Martins, Narciso Dóro Jr., Claudemir Matiusso e Elizandra Carvalho

Também na quinta, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, liderada pelo vice-presidente Everson Breda Carlin (Administração e Finanças), representando o presidente Laudelino Jochem, com a participação dos vice-presidentes dos Michel Melhem (Desenvolvimento Profissional), Eunice Maria Cavali Duarte (Controle Interno), Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina), Claudemir Matiusso (Registro), Narciso Dóro Júnior (Relações Sociais) e Nelinho Kukla (Desenvolvimento Regional).

Câmaras

As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins. Os trabalhos tiveram o apoio do gerente de Fiscalização Fabrizio Guimarães. Os conselheiros analisaram 32processos na Câmara de Ética e Disciplina e 22 na Câmara de Fiscalização, além de arquivarem 28processos, devidamente regularizados.

Participaram os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Ariane Yumi de Almeida Rocha, César Alberto Ponte Dura, Cláudio Luiz Brunetto, Danilo Alves Grani, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Gisele Martins Machioski, Julio Ricardo Morona, Luiz Fernando Ferraz, Lauri Helfenstein, Narciso Dóro Júnior, Marcia Ogido Hokama, Rodinei Bonfadini e Rosemere Kiyomi Hayashi.

A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pelo vice-presidente Claudemir Matiusso e contou com a participação da gerente de Registro e Atendimento, Celita Paltanin, e dos conselheiros Anselmo Luiz Pedrangelo e Fernando A. Borazo.

Foram apreciados 414 ritos processuais, sendo 212 de rito sumário e 202 de rito ordinário. Além disto, foram discutidos a quantidade de registros do mês, ações de recuperação de créditos, comunicação para os aprovados no Exame de Suficiência, palestras do Programa Contador do Amanhã.

A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Everson Breda Carlin e contou com a participação do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, dos conselheiros Rosemere Hayashi e Rafael Cargnin Filho, e dos coordenadores da Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza, e Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges.

A Câmara de Desenvolvimento Profissional e a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) reuniram-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto. Participaram os conselheiros Ariane Yumi  de Almeida Rocha, João Maria da Silva de Lima, Cesar Alberto Ponte Dura e Rodinei Bonfadini.

Na Câmara, foram discutidos dois processos sobre o Programa Contador Parceiro e o 1º Workshop de Planejamento de Gestão. Na Comissão, foram analisados um processo de justificativa pelo não cumprimento da pontuação do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) e homologados 40 cursos para credenciamento, dois eventos, 25 atividades de pós-graduação e uma atividade de docência para pontuação.

A Câmara de Controle Interno, que trabalha com questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida por sua vice-presidente, Eunice Maria Cavali Duarte, com a participação dos conselheiros Francisco Savi e Luiz Fernando Ferraz e apoio dos funcionários Valdair de Souza e Rafael Amaral.

Foram aprovados os balancetes do mês de junho, analisados um processo do setor de Desenvolvimento Profissional quanto a existência de dotação orçamentária financeira para execução de evento e um parecer sobre remanejamento de dotações no orçamento. Também foram realizados os acompanhamentos das metas dos indicadores (SGI) de 2023, da auditoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ao CRCPR, bem como da auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).

A reunião da Câmara de Desenvolvimento Regional foi conduzida pelo vice-presidente Nelinho Kukla, com a presença do conselheiro Danilo Alves Grani e Carlos Augusto Bittencourt Gomes. Os integrantes discutiram sobre como a adesão e participação ativa dos profissionais contábeis nas localidades visitadas têm sido fundamentais para o êxito do Programa CRCPR em Sua Região, que esteve em oito cidades em julho: Ivaiporã, Cianorte, Campo Mourão, Maringá, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Bandeirantes e  Mandaguari. Também foram abordadas as próximas rotas que, em agosto, completarão 39 cidades visitadas, passando por Paranavaí, Umuarama e Goioerê. Assim, restam apenas sete delegacias a serem visitadas.

Outras pautas discutidas foram a integração do novo delegado representante de Guarapuava, Ronaldo Antônio Veronese, e a participação da Câmara na organização e condução da visita dos presidentes dos Sindicatos de Foz do Iguaçu, Guarapuava e Maringá à sede do CRCPR, no programa Por Dentro do CRCPR, em junho.

Tarde do Conhecimento

À tarde, os conselheiros do CRCPR também participaram de reunião sobre procedimentos operacionais e receberam instruções sobre representações da entidade. As discussões foram conduzidas pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem, pela coordenadora das Comissões Temáticas, Ariane Yumi de Almeida Rocha, pelo coordenador  de Compras, Licitação e Contratos, Alisson Bobato Dalsanto, e pela pedagoga do CRCPR, Maria Tereza Schneider Kaminski.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.