No dia 14 de novembro, delegados representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) de diversas regiões do estado participaram da décima terceira reunião virtual do ano, com a presença do presidente, Laudelino Jochem; do vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin; do conselheiro e integrante da Câmara de Desenvolvimento Regional, Danilo Alves Grani; do diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo; do gerente operacional, Maurício Ostrowski; e do coordenador do CRCPR Voluntário, Francisco Savi. A principal pauta abordada foi o incentivo à destinação do Imposto de Renda.

"Hoje, venho aqui pedir a colaboração de vocês, profissionais contábeis, para que sensibilizem suas empresas clientes, tributadas pelo sistema de Lucro Real, sobre a destinação do Imposto de Renda (IR). Esta ação permite que o valores permaneçam em nosso estado e possamos promover políticas públicas, como para o envelhecimento ativo e saudável, bem como para idosos que precisam de cuidados. No universo de captação de recursos do IR não atingimos sequer 5% do que poderíamos e temos grandes oportunidades neste sentido.", explicou Leandre Dal Ponte, Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, que participou como convidada da reunião. Também estiveram presentes o diretor-geral da Secretaria, Diego Buligon, e a Assessoria da Secretaria para Atendimento a Pessoas Idosas, Anne Gomes.
"O contador é um dos atores principais e fundamentais neste processo da destinação. Se o empresário não tiver a segurança de seu contador de que não terá problemas por destinar, ele acaba não o fazendo. Pretendemos arrecadar muito mais para investir nos idosos no Paraná, em quatro frentes: atividades físicas, "Programa Viaja Mais", inclusão digital e um seminário sobre cuidados do idoso", explicou Diego Buligon, diretor-geral da Secretaria.

"Trouxemos esse assunto, convidamos lideranças governamentais, compartilhamos informações e materiais a respeito, para relembrar aos delegados representantes que incentivem suas bases", explicou Francisco Savi, coordenador do CRCPR Voluntário.

Depois, o conselheiro e integrante da Câmara de Desenvolvimento Regional, Danilo Grani, informou os participantes sobre as atualizações e os projetos desenvolvidos no último mês pelas diversas áreas do CRCPR, e abordou a possibilidade de desconto na anuidade de 2024, garantida aos profissionais da contabilidade que aderirem ao Domicílio Eletrônico, até o dia 31/12/2023

Por fim, os delegados representantes usaram o espaço de "palavra aberta" da reunião para elogiar o trabalho dos conselheiros da Câmara, durante o último ano, e do presidente Laudelino Jochem, que deixa o cargo de presidente no próximo dia 31 de dezembro.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte