Já está disponível para consulta no Portal da Transparência do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) o Relato Integrado 2023. Chegando à sua 6ª edição, a publicação se consolida como importante ferramenta de comunicação, para que a autarquia divulgue a toda a sociedade suas principais ações, investimentos, metas e resultados, fornecendo uma visão abrangente e holística do desempenho anual, que ultrapassa os aspectos financeiros tradicionais e inclui informações sobre seu capital humano, intelectual, social, governança corporativa, impactos ambientais e outros fatores relevantes relacionados à  sustentabilidade e sucesso a longo prazo.

Dessa forma, com transparência e linguagem clara e acessível, a entidade propicia o necessário controle social e possibilita às partes interessadas o acompanhamento das ações e conhecimento dos resultados referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, que importaram em investimentos da ordem de R$ 21 milhões em atividades e fiscalização, registro, desenvolvimento profissional e suporte operacional a essas atividades fins

"O relato integrado é uma abordagem vital para proporcionar transparência e responsabilidade às organizações, permitindo uma compreensão mais clara e completa de seu desempenho e impacto nos diferentes aspectos econômicos, sociais e ambientais,", afirma Paul Druckman, ex-CEO do International Integrated Reporting Council (IIRC), organização internacional que promove o desenvolvimento e a adoção de práticas de relato integrado em todo o mundo.

“Neste Relato Integrado, os leitores encontrarão dados que demonstram como as anuidades pagas pela classe contábil do Paraná são investidas em prol da valorização da profissão e em serviços que visam contribuir para que a sociedade siga reconhecendo a Contabilidade como uma atividade essencial para o desenvolvimento do país”, afirma na abertura do documento o contador Laudelino Jochem, atual vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, que presidiu a entidade no período da prestação de contas.

A prestação de contas no formato de relato integrado é, desde 2018, uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU). O documento do CRCPR é atualmente um dos mais completos do Sistema CFC/CRCs e sua execução resulta do empenho e compromisso de todos os colaboradores. O texto em linguagem direta e objetiva e o design moderno e interativo buscam facilitar a compreensão por qualquer cidadão. Para acessá-lo, clique aqui.

Saiba mais: Confira o Relato Integrado do CFC referente ao exercício do ano de 2023

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.