O Relato Integrado do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) referente ao exercício 2023 já está disponível para consulta. O documento é uma prestação de contas que inclui informações financeiras e de sustentabilidade, elaborado com o propósito de resumir as principais atividades e investimentos realizados, em conformidade com o desenvolvimento sustentável e o funcionamento do Sistema CFC/CRCs.

Um dos objetivos do relato é oferecer uma visão mais clara à sociedade sobre governança, estratégia e atividades desenvolvidas pelo Sistema. Destaca-se a importância dessas atividades ao longo do tempo, com resultados visíveis em diferentes prazos, tanto a curto, médio quanto longo prazo. O CFC também enfatiza no documento seus valores fundamentais de inovação, ética, qualidade e transparência.

Nesta edição do Relato, são evidenciados os setores mais ativos do Sistema, alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O compromisso do CFC em 2023 foi o de consolidar as suas estratégias para promover um crescimento sustentável como organização. Com a ampliação de iniciativas como a do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), o CFC busca estar preparado para emitir documentos técnicos sobre padrões de sustentabilidade, em conformidade com normas internacionais. Além disso, diversas atividades, como o CFC Inclusivo e o Plano de Logística Sustentável (PLS), tiveram destaques.

O documento é resultado de um comprometimento de todos os colaboradores do CFC, bem como, foi projetado para facilitar a compreensão, contendo guias de uso e gráficos interativos, que fogem dos relatórios convencionais. Ele aborda os impactos positivos e negativos, oferecendo uma análise detalhada da visão organizacional, ambiente externo, riscos, oportunidades, governança, estratégia, desempenho, e informações financeiras e contábeis.

O Relato Integrado é uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2018. Neste ano, o CFC entra na sua sexta edição, com a promoção da transparência e do acesso à informação na administração pública federal. Para acessá-lo, clique aqui.

Fonte: CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.