Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Em 2025, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) ultrapassou a marca de 36 mil profissionais contábeis com registro ativo. Durante o ano, foram concedidos 1.896* novos registros profissionais e 644* a organizações contábeis. Descontadas as baixas, o CRCPR encerrou o período contabilizando 36.355* profissionais da contabilidade e 8.091* escritórios com registros ativos


Ariane Yumi

Porta de entrada para a profissão

As atividades da Divisão de Registro e Relacionamento incluem o registro e o cadastro dos profissionais e organizações contábeis no Estado do Paraná, além de serviços como baixas, restabelecimento de registros e atendimento geral à classe.

“Sinto-me honrada por liderar de uma Câmara que representa a porta de entrada para os novos profissionais e empresários contábeis paranaenses”, afirma a vice-presidente da Câmara de Registro, Ariane Yumi, que exerce a atividade de forma honorífica (não remunerada) e foi eleita pelo Plenário, entre os conselheiros ativos na Casa. "Vale reforçar que as anuidades pagas por profissionais e organizações contábeis ao CRCPR retornam diretamente em benefício da classe contábil do nosso estado, pois proporcionam acesso a cursos, palestras, certificado digital e-CPF e e-CNPJ gratuitos e a uma ampla variedade de produtos e serviços disponibilizados e prestados pela entidade e por parceiros" , explica.
“Além disto, é fundamental destacar que apenas quem tem registro ativo e regular em CRCs pode exercer as atividades estabelecidas como privativas de profissionais da contabilidade, conforme determina a Resolução CFC n.º 1640, de 18 de novembro de 2021”, ressalta Ariane sobre a importância da regularidade. 

Digitalização e sustentabilidade

Buscando proporcionar aos usuários celeridade processual, mais eficiência e qualidade no atendimento das demandas, a área de Registro e Relacionamento passou a aceitar documentos no formato digital, via e-mail (registro@crcpr.org.br), para todos os serviços, desde que assinados com certificação digital. A medida elimina a necessidade de comparecimento presencial e contribui para a redução do uso de papel, tornando os processos mais modernos e sustentáveis. 

"Com essa novidade, entramos de vez na era digital. Estamos felizes por facilitar ainda mais a vida dos profissionais contábeis e por contribuir para a conservação do meio ambiente", explicou Ariane.


Meu Futuro Carreira

“Nossa atuação como conselheiros possibilita que tenhamos contato com profissionais e empresários não só do Paraná, mas de todo o país. E um dos assuntos recorrentes que eles trazem é a redução do interesse de jovens talentos pela profissão contábil. Por isto, sentimos que era hora de fazer alguma coisa para virar esse jogo e mostrar que a Contabilidade é uma carreira moderna, tecnológica, flexível e rentável. Assim, em 2024, lançamos o programa “Meu Futuro Carreira", comemora Ariane.

O objetivo do Programa é incentivar jovens em fase pré-vestibular a perceberem a profissão contábil com o mesmo interesse que as carreiras mais concorridas. Contemplando palestras para estudantes de terceiro ano do ensino médio, podcasts, entrevistas, vídeos, artigos e campanhas nas redes sociais, o Meu Futuro apresenta os benefícios da promissora carreira em contabilidade.

“O Programa ‘Meu Futuro Carreira’ reforça o compromisso do CRCPR em contribuir para formar uma nova geração de contadoras e contadores com qualificação e motivação para transformar o cenário empresarial e garantir o crescimento sustentável do país”, ressalta a vice-presidente.

A temporada de lançamento do podcast “Meu Futuro Carreira” já conta com oito episódios disponíveis na TV CRCPR e no Spotify, que buscam derrubar mitos e sanar as dúvidas da nova geração a respeito da profissão contábil, bem como esclarecer as mudanças e novas oportunidades que as tecnologias trouxeram para a ocupação. Clique aqui e conheça o Programa Meu Futuro!

Para além do podcast, a palestra “O Novo Profissional Contábil”, que aborda a carreira contábil de um jeito moderno, leve e interativo, também vem sendo apresentada por Ariane em diversas Instituições de Ensino Superior do Paraná (IEs). Só em 2025, mais de mil estudantes já participaram de apresentações de representantes do Conselho, como o presidente, vice-presidentes, conselheiros e delegados, que levaram conhecimento sobre o Sistema CFC/CRCs e sobre a profissão contábil do futuro, a fim de prepará-los melhor para a escolha da profissão e o ingresso no mercado de trabalho. As palestras com os alunos passaram pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Curitiba, durante o IX Seminário Acadêmico de Contabilidade; Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Apucarana, Paranaguá e Paranavaí, na 32ª Edição do Simpósio Estadual de Contabilidade e na Semana de Estudos Contábeis; Universidade Estadual de Maringá (UEM), com aulas magnas de início de ano letivo; Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), como parte do VI Encontro Acadêmico de Contabilidade (ENACONT); Faculdades UNETRI, na cidade de Barracão; Centro Universitário UGV, em União da Vitória; Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP); Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, em Foz do Iguaçu; Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP); e Centro Universitário Uni Guairacá, em Guarapuava.

"Não falta emprego na nossa área porque toda empresa precisa de contador. Além disso, com a Reforma Tributária, pelos próximos 10 anos teremos que conviver com dois sistemas tributários em paralelo, e isso só fará aumentar a demanda por profissionais qualificados", explicou Ariane Yumi em uma das palestras. "Sem contar a ampla gama de áreas de atuação que o profissional pode escolher, além da flexibilidade de trabalhar como empreendedor ou com carteira assinada", prosseguiu. "E para aqueles que querem um estilo de vida com mais flexibilidade, a tecnologia possibilita que o contador trabalhe a qualquer hora, de qualquer lugar conectado à internet", finalizou.

Também no âmbito do Programa, o CRCPR teve participação especial nos estandes do curso de Ciências Contábeis em Feiras de Profissão de Instituições de Ensino Superior, como na Universo UFPR, a nova versão da tradicional Feira da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que recebeu mais de 120 mil pessoas, no final do mês de maio, em Curitiba; e no estande da 19ª Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nos dias 12 e 13 de novembro, no norte do estado.

Em novembro, a Comissão CRCPR Ensino realizou ainda o projeto piloto do Programa Meu Futuro Júnior na Escola Estadual Daniel Rocha, localizada em Pinhais. Os professores Cesiro Aparecido da Cunha Junior, coordenador da Comissão, e Alisson Meurer, integrante do grupo de trabalho, conduziram palestras voltadas a estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, abordando temas como Finanças Pessoais, Educação Fiscal e Empreendedorismo.

“Essas palestras-piloto foram essenciais para avaliarmos a dinâmica do conteúdo e a interação com os estudantes. O retorno foi extremamente positivo”, afirmou Ariane Yumi. “Com pequenos ajustes metodológicos, nossa expectativa é expandir o Programa Meu Futuro Júnior já no próximo ano, alcançando mais escolas e turmas do Ensino Médio. Assim como ocorre no Programa Meu Futuro, queremos ampliar horizontes profissionais e mostrar aos jovens que a contabilidade é uma área estratégica, promissora e tão relevante quanto outras carreiras tradicionais”, finalizou.
Ariane Yumi falou sobre o programa "Meu Futuro Carreira"
durante o podcast da UFPR TV, na feira Universo UFPR
A vice-presidente de Registro Ariane Yumi de Almeida apresentou palestras sobre o futuro contábil em Instituições de Ensino Superior
Ariane Yumi em palestra na FESP, no mês de outubro
Em abril, apresentação no Centro Universitário UGV, de União da Vitória
Alunos da UNIDEP, na cidade de Pato Branco
Aulas magnas da UEM contaram com mais de 500 participantes

Visitas de estudantes à sede do Conselho

Durante o ano, estudantes do curso de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior (IEs), como da Universidade Estadual do Paraná - Unespar (Campo Mourão e Paranavaí), visitaram a sede da entidade. Além de conhecer as instalações físicas, os alunos assistiram a palestras sobre a estrutura administrativa, as principais áreas de atuação do Conselho, incluindo registro profissional, fiscalização do exercício contábil e programas de desenvolvimento e capacitação para a categoria. Além disto, aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre regulamentação, perspectivas e expectativas de carreira na contabilidade. Os grupos foram recebidos por vice-presidentes, como Ariane Yumi (Registro), e por funcionários do CRCPR como Dirceu Zonatto, gerente de Desenvolvimento Profissional, Celita Paltanin, gerente de Registro e Relacionamento, Fabrizio Guimarães, gerente de Fiscalização, e Rafael Amaral, de Controle Interno. 

Além disto, em março, a entidade recebeu a visita de adolescentes em situação de vulnerabilidade da Obra Social Santo Aníbal, proporcionando-lhes a oportunidade de conhecer mais sobre o papel do Conselho e a relevância da profissão contábil para o desenvolvimento do país. Durante a visita, os jovens assistiram a uma palestra inspiradora ministrada pelo conselheiro e integrante da Comissão CRCPR Voluntário, Francisco Savi, e pelo gerente de Desenvolvimento Profissional, Dirceu Zonatto. A apresentação destacou a rotina de um contador e as diversas oportunidades da área contábil, incentivando que essa nova geração de estudantes considere a profissão contábil como uma opção de carreira promissora. A Obra Social Santo Aníbal, mantida pela Associação Rogacionista de Assistência Social, oferece serviços socioassistenciais, como oficinas e atendimento psicológico a crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social.

Estudantes da Unespar de Campo Mourão
A vice-presidente de Registro Ariane Yumi apresentando palestra, em novembro
Alunos da Unespar de Campo Mourão
Palestras também contaram com participações de vice-presidentes, como o de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem


Exame de Suficiência

O Exame de Suficiência faz parte do processo de regulamentação da profissão contábil no Brasil. No Paraná, a 1ª edição da prova, no dia 6 de abril, contou com 2.851 candidatos, dos quais 1.543 foram aprovados, perfazendo um índice de aprovação de 54%, entre os maiores do país.  A 2ª edição da prova, aplicada em 14 de setembro, teve 2.706 candidatos e 795 aprovados (35,5%). Visando a confiabilidade e a valorização do contador e a proteção do interesse público, a aprovação no Exame de Suficiência é etapa obrigatória e essencial, pois atesta que os futuros profissionais, sejam eles bacharéis ou estudantes do último ano do curso de Ciências Contábeis, detêm conhecimentos mínimos dos padrões éticos e técnicos requeridos para exercer a profissão.

Regularização de débitos

Como parte das atuações de cobrança da área de Registro e Relacionamento do CRCPR, a edição 2025 do REDAM - Regime de Pagamento de Débitos de Anuidades e Multas oferece condições especiais para profissionais e organizações contábeis regularizarem seus débitos junto a autarquia. A iniciativa permite a quitação de anuidades e multas vencidas, garantindo a conformidade e o pleno exercício da profissão. O prazo final para aderir e efetuar o pagamento é 18 de dezembro.

Resolução CFC n.º 1.767, de 23 de julho de 2025, que institui o REDAM, estabelece que débitos de anuidades, multas de infração e multas de eleição, vencidos até 31 de dezembro de 2024, podem ser pagos com redução de 100% sobre os acréscimos legais. Confira aqui as formas de pagamento!

Para aderir ao REDAM, entre em contato com a nossa equipe de atendimento, até dia 18/12/25, através do e-mail dativa@crcpr.org.br ou acesse aqui o CADU, assistente virtual do CRCPR pelo WhatsApp (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h).

Além do REDAM, profissionais e organizações contábeis que possuíam dívidas junto ao CRCPR tiveram a oportunidade de renegociação, no fim de 2024, com condições únicas e imperdíveis. O Mês do Mutirão de Negociação Administrativa, iniciativa nacional no âmbito dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), possibilitou a concessão de descontos sobre os acréscimos legais levando em conta a renda e a capacidade financeira dos devedores. As negociações no Paraná superaram a marca de meio milhão de reais, devolvendo a regularidade financeira a centenas de profissionais da contabilidade. Em continuidade à ação, em junho de 2025, o Conselho também realizou o envio de notificações a mais de 8 mil profissionais contábeis que ainda não haviam quitado a anuidade de 2025

A falta de pagamento ou impugnação do débito pode resultar em cobrança com acréscimos legais, inscrição em dívida ativa e encaminhamento para protesto ou execução judicial”, alertou a vice-presidente de Registro, Ariane Yumi.


*Dados até 9/12/2025

Reprodução permitida desde que citada a fonte.