Preocupada com a queda da procura pelo curso de Ciências Contábeis e com a recorrente queixa dos empresários contábeis quanto à dificuldade de preencher vagas nas empresas do setor, a Vice-Presidência de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) acaba de lançar o programa Meu Futuro Carreira. O objetivo é incentivar jovens em fase pré-vestibular na escolha pela profissão contábil. Contemplando palestras para estudantes de terceiro ano de ensino médio, podcasts, entrevistas, vídeos, artigos e campanhas nas redes sociais, o programa apresentará os benefícios da promissora carreira de contador.
"Professores e de coordenadores de cursos de Ciências Contábeis têm nos relatado recorrentemente que o número de matrículas em Ciências Contábeis vem caindo a cada ano, e a falta de pessoal já está se tornando uma realidade preocupante no nosso setor. Basta conversar com qualquer empresário contábil para constatar que os escritórios estão carentes de mão de obra e vemos a queda do interesse pelo curso como um problema a ser encarado", conta a vice-presidente de Registro do CRCPR, Ariane Yumi de Almeida Rocha. "Atualmente, apenas cerca de 7% dos profissionais registrados no CRCPR têm menos de 30 anos", prossegue.
Recentemente, várias publicações sem respaldo científico originaram uma onda de reportagens afirmando que a profissão contábil estaria em extinção devido aos avanços tecnológicos observados no setor. Com a pandemia, a transformação digital no mercado contábil se acelerou dramaticamente, mas ao contrário do que essas publicações diziam, a demanda por profissionais contábeis só aumentou, pois cada vez mais as empresas buscam suporte do contador para a tomada de decisões estratégicas. Ainda mais no Brasil, com a complexidade do nosso sistema tributário-fiscal", explica o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin.
Em agosto, o CRCPR firmou contrato de prestação de serviços com uma renomada consultora na área de orientação de carreiras, a psicóloga Rafaela de Faria, que vem construindo toda a sua bagagem profissional na área de orientação vocacional, tanto para jovens quanto para adultos que buscam um redirecionamento de carreira. Ela contribuirá com levantamento de informações; elaboração de plano de trabalho; construção de material técnico sobre a tomada de decisão profissional, escolha profissional, planejamento e desenvolvimento de carreira na área; desenvolvimento de conteúdos para capacitação; elaboração de artigos sobre o assunto; participação em mídias de divulgação institucional do CRCPR; assim como participação em palestras e oficinas de capacitação para representantes regionais determinados pelo CRCPR, que virão a ministrar palestras para jovens em instituições de ensino.
"Considerando que uma das atividades finalísticas do CRCPR é o registro profissional e que medidas de incentivo e direcionamento profissional a jovens são um investimento visando a novos registros, entendemos que o CRCPR tem a responsabilidade de contribuir para que as empresas do setor e, consequentemente, a sociedade, sejam plenamente atendidos em sua demanda por profissionais da contabilidade qualificados", diz Ariane.
"Além de prestar consultoria técnica na formatação do projeto, a Dra. Rafaela também atuará como influenciadora digital, ajudando-nos a fazer com que a nossa comunicação chegue de forma mais eficiente às Gerações Z e Alfa, cujas diferem bastante das gerações anteriores. A atuação dela se somará aos nossos esforços para promover o 'encantamento' desse jovens para o ingresso na formação e profissão contábil, ajudando-nos a mostrar que é uma profissão em que não falta emprego, que tem retorno garantido para quem está sempre antenado com as novas tendências do mercado, que permite trabalhar por conta própria, de qualquer lugar com conexão à internet e até fazer o próprio horário. Sem contar as oportunidades de carreira internacional! O profissional contábil é muito valorizado em países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá... Alguns deles têm até programas específicos para atrair contadores brasileiros, acrescenta.
O programa está em fase de formatação, envolvendo a equipe da Dra. Rafaela de Faria e profissionais do CRCPR.
“Em breve teremos grandes novidades!”, avisa Ariane.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.