ESPAÇO DA COMISSÃO CRCPR ENSINO PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DO SEGMENTO
"A relação entre a existência de Programas de Pós-Graduação (PPGs) e o desempenho de estudantes no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi analisada em uma pesquisa publicada na Revista de Contabilidade e Controladoria. O estudo, conduzido por Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Ana Caroline Ferreira e Guilherme Alves de Souza Andrade, avaliou se as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem PPGs apresentam taxas de aprovação mais altas no Exame em comparação com as que não possuem.
A análise abrangeu dados das edições do Exame realizadas, entre 2019 e 2024, com controle para fatores como a modalidade de ensino (presencial ou à distância) e a natureza da instituição (pública ou privada). Utilizando testes estatísticos robustos, incluindo o Teste t de Student e o Teste t de Welch com reamostragem (bootstrapping), os resultados mostraram que as IES com PPGs registraram, em média, taxas de aprovação significativamente superiores. Além disso, demonstrou-se que as instituições públicas que possuem PPGs também apresentaram um desempenho melhor.
O estudo sugere que a presença de um PPG pode gerar externalidades positivas para os cursos de graduação, melhorando a formação dos estudantes e refletindo-se em um maior índice de aprovação no exame. A infraestrutura acadêmica, a qualificação do corpo docente e a proximidade com a pesquisa científica são apontadas como fatores que podem contribuir para essa melhoria. A pesquisa reforça a importância do investimento em pós-graduação não apenas para a produção acadêmica, mas também para o fortalecimento do ensino de graduação em Ciências Contábeis."
Conheça o estudo na íntegra
Artigo completo pode ser acessado na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria:
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