No dia 28 de março, durante a reunião Plenária, em Curitiba, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin, realizou a entrega de homenagem do Programa 50+. A cerimônia prestou tributo à contadora Eliody Werneck Andrade, registrada como profissional contábil há 63 anos.
Reconhecida como Contabilista Emérita do Paraná pelo Conselho Regional de Contabilidade em 1993, e Membro Imortal da Academia de Ciências Contábeis do Paraná desde 1984, Eliody trabalhou no Sistema Financeiro Nacional, com atuação em bancos, leasing e financeiras, além de assessoria à Diretoria de Fiscalização do Banco Central do Brasil. Destacou-se na consultoria para privatização de bancos estaduais e no assessoramento contábil e administrativo ao Banco Itaú. No setor público, exerceu funções de auditoria fiscal e contabilidade hospitalar, com implantação de sistemas de custos e modernização orçamentária no Paraná. Confira mais detalhes, aqui!
Sua trajetória na contabilidade teve início aos 19 anos, quando realizou o pedido do registro ao CRCPR. Em sua fala na homenagem, a contadora lembrou do sentimento de receber o seu número de registro:
“o medo da responsabilidade só não era maior que a coragem de enfrentá-lo”, relata Eliody em tom saudosista.
Tal persistência foi responsável por levá-la a cargos de alto prestígio. Além disso, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) concedeu-lhe a Comenda de São Mateus, instituída para laurear personalidades de destaque da área contábil brasileira. Emocionada, a homenageada finalizou seu discurso com um agradecimento especial ao CRCPR, mencionando o apoio da entidade na sua caminhada como contabilista.
Sobre o Programa 50+
A iniciativa foi criada para reconhecer e celebrar os profissionais que, ao longo de décadas, contribuem para o desenvolvimento da contabilidade no Paraná. A homenagem é um marco de respeito e admiração, destinado àqueles que dedicaram suas vidas ao aperfeiçoamento da profissão e ao serviço à sociedade. O que a torna especial é o fato de que não se dá de forma automática, quando o profissional completa os 50 anos de registro, mas por indicação de familiares, amigos, colegas, funcionários ou clientes. O pedido, acompanhado de breve currículo, deve ser protocolado em uma das unidades do CRCPR ou enviado para o e-mail secretaria@crcpr.org.br. O indicado deve estar em situação registral ativa e regular, não deve estar litigiando, nem ter litigado contra o CRCPR nos últimos dez anos, tampouco ter sofrido punição do CRCPR transitada em julgado, de qualquer natureza, nos últimos cinco anos. Caberá ao Plenário a aprovação da indicação, que fixará a data da sessão em que ocorrerá o ato de homenagem.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.