O boletim ACCPR em Foco é um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área.

Acadêmica Eliody Werneck Andrade

Eliody Werneck Andrade ocupa, desde 1984, a Cadeira nº 18 da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), tendo sido a primeira mulher aceita como acadêmica e a primeira mulher a presidir a entidade. Nesta entrevista ela fala sobre os destaques da sua carreira como docente e contadora pública, tendo chegado à Academia, há 40 anos, com o apoio de um abaixo-assinado com cerca de mil assinaturas. Confira a seguir!

CRCPR Online: Qual é sua formação, experiência profissional e trajetória acadêmica?

Eliody Werneck Andrade (EWA): Em 1960 me formei no curso Técnico em Contabilidade e iniciei, como funcionária pública do Estado do Paraná, no setor de Contabilidade da Secretaria de Viação e Obras Públicas onde ocupei os cargos de assistente de gabinete e pagadora, em Foz do Iguaçu. Em 1971, retornei a Curitiba e passei a trabalhar como contadora da Fundação Hospitalar do Paraná, responsável pela contabilidade de 19 hospitais do estado. Em 1976 assumi a posição de assessora na Secretaria da Fazenda. Após 11 anos de trabalho com Contabilidade Publica pedi exoneração do Governo do Estado e ingressei no Banco Central do Brasil, na área de fiscalização. Lá, minha carreira culminou com o cargo de assessora do diretor de Fiscalização, em Brasília. Após 10 anos de trabalho com contabilidade bancária, solicitei exoneração e assumi a função de auditora fiscal do Tesouro Nacional, que exerci até me aposentar.

Durante esses anos, lecionei Contabilidade Geral, Contabilidade Pública e Contabilidade Bancária na FAE por dez anos. Também ministrei Contabilidade Geral em cursos de pós-graduação em Formação Financeira nas capitai dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará, Ceará, Amazonas, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Acre, Roraima e Distrito Federal.

Minha trajetória até ingressar na ACCPR começou, a partir de uma iniciativa de colegas do Banco Central do Brasil. Eles criaram abaixo-assinado pleiteando meu ingresso na Academia e obtiveram aproximadamente mil assinaturas de profissionais e alunos de Contabilidade. Em observância ao estatuto vigente à época, mesmo mediante a entrega do documento, foi necessária minha apresentação por dois membros. Em 1984, me tornei a primeira mulher a tomar posse na ACCPR. Exerci o cargo de secretaria em várias gestões e, em 1987, tomei posse como presidente, na gestão 1987/1989. Ao longo desses 40 anos, participei também de alterações estatutárias e como membro da Diretoria e Conselho Fiscal.

CRCPR Online: Quais são os principais desafios para a profissão?

EWA: Acredito que o domínio da tecnologia e sua aplicação eficaz, que possibilite a informação específica e diferenciada de atos e fatos, é o maior desafio atual.

CRCPR Online: Que conselhos daria para alguém ingressando na área contábil?

EWA: Jamais cesse o estudo da Ciência Contábil e a atualização quanto às normas e procedimentos, não somente do país em que atua, mas em todo o mundo. Considere o Patrimônio que você está controlando como a maior riqueza de seu cliente, portanto, esclareça-o, aconselhe-o e respeite-o.

CRCPR Online: Como o senhor vê o futuro da contabilidade?

EWA: Vejo a necessidade de valorizá-la perante a sociedade. Cabe aos profissionais e instituições mostrar o real valor do trabalho contábil, seja por eventos, pronunciamentos, publicações e mídia. A Contabilidade é uma ferramenta de planejamento, tomada de decisões, avaliação, estudos de mercado, e não somente usada para armazenar documentos e atender fiscalizações.

CRCPR Online: Com uma carreira tão profícua e marcada por pelo pioneirismo, que mensagem gostaria de deixar para nossos leitores?

EWA: Como professora, gostaria de ter realizado o sonho de criar um curso específico de leitura e entendimento das peças contábeis Balanço e Demonstração de Resultado, dirigido aos proprietários do Patrimônio ou àqueles que administram e dirigem qualquer empresa ou instituição, seja pública ou privada. O curso ensinaria a leitura e entendimento das peças e poderia ser ministrado em 15 horas, mais ou menos, sem teorias. Seria leve e prático. Ao longo da minha trajetória, percebi que é muito raro o presidente de um banco sabe ler um balanço. E os membros do conselho de uma S/A, sabem? E o diretor de um grande hospital, sabe? E o dono da empresa de cuja contabilidade você, profissional da contabilidade, cuida? Ele sabe ler o Balanço que você apresenta?

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.