Na manhã da última sexta-feira (25), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sediou sua 1397ª Reunião Plenária. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente, Everson Breda Carlin. A Plenária contou com a participação de conselheiros, funcionários, integrantes do Conselho Diretor, coordenadores e integrantes de comissões. Participou também o conselheiro representante do Paraná no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maurício Cândido.

Everson Breda Carlin conduz a primeira reunião como presidente do CRCPR

Os trabalhos tiveram início com a posse do conselheiro suplente Rafael Antonio de Lorenzo, de Cascavel, eleito no pleito de renovação de 2/3 do Plenário (mandato 2022-2025), que supriu, nos julgamentos de processos, ausência do vice-presidente de Controle Interno, conselheiro Cláudio Luiz Brunetto.

Na sequência, procedeu-se o julgamento de processos e a aprovação das atas das reuniões das câmaras e do Conselho Diretor. Entre os assuntos em pauta, destacou-se a definição dos meses em que serão realizadas as reuniões regimentais nas cidades de Foz do Iguaçu e Paranavaí, que acontecerão em junho e outubro, respectivamente. As localidades já haviam sido definidas na Plenária de dezembro de 2023.

Também foram aprovados o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (biênio 2024-2025) e o parecer da Comissão para Classificação, Baixa e Destinação dos Bens Móveis Inservíveis da entidade, para destinação de itens de patrimônio para leilão ou descarte.

os programas que o CRCPR já conduz e que terão continuidade, temos ainda novos projetos desenvolvidos para as diversas Câmaras para a Gestão 2024-2025. Enfatizo os
Programas Lição de Casa CRCPR de A a Z e Linha Direta com o CRCPR, com foco na comunicação e capacitação de conselheiros e delegados representantes", contou o presidente Everson Breda Carlin.
O presidente Everson Breda Calin (direita) e o vice-presidente de Administração e Finanças, Jefferson Paulo Martins, entregam o termo de posse ao conselheiro suplente Rafel Antonio de Lorenzo, que atuou nas votações do Plenário em subtituição ao vice-presidente de Controle Interno, conselheiro Cláudio Luiz Brunetto

Na Fiscalização, ainda em fevereiro, o programa Cadu Responde estreará nas redes sociais do CRCPR, esclarecendo as dúvidas recorrentes dos profissionais da contabilidade. Futuramente, o Cadu Responde contemplará também dúvidas sobre outras áreas de atuação do CRCPR.

Na área de Desenvolvimento Profissional, novos programas serão lançados como o Imersão em Contabilidade, o Start na Perícia, o Start na Auditoria, Será??, Por Dentro da Reforma Tributária. Além disto, planeja-se a realização de convenções regionais e o aprimoramento dos palestrantes e mediadores com o Programa Qualifica Voluntários.

Além disto, nas práticas de governança também estão previstas diversas iniciativas, como o Programa CRCPR Sustentável e a criação de Manual Anticorrupção e de manuais de procedimentos.
"Trabalharemos este ano também para a participação do CRCPR no Pacto Global das Nações Unidas (ONU). Para isto, de início, concentraremos nossos esforços nas áreas em que já atuamos: inclusão, igualdade de gênero e sustentabilidade. Já temos algumas iniciativas em andamento, como o Plano de Logística Sustentável e a Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional. Mas queremos expandir e fortalecer mais essas ações, aderindo à Agenda 2030, que busca promover um futuro mais sustentável e resiliente. É importante lembrar que o mundo está em constante transformação, assim como as empresas, e é essencial que, como entidade de classe, mostremos nossa postura diante dessas mudanças para que os profissionais e empresários contábeis também se adaptem e se engajem. Precisamos começar já a construir um futuro melhor para todos", explicou a vice-presidente de Relações Sociais, Eva Schran, ao apresentar seu planejamento para a pasta.

A próxima Reunião Plenária do CRCPR, acontece em Curitiba, no dia 23 de fevereiro, a partir das 8h30.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte