Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

A Gestão 2024-2025 começa o ano pisando fundo no acelerador. Durante as reuniões regimentais de janeiro, que aconteceram nos dias 25 e 26, o presidente Everson Breda Calin lançou os programas Linha direta com o CRCPRCRCPR Sustentável  e Lição de Casa: CRCPR de A a Z. Também foram apresentadas novidades das Câmaras de Desenvolvimento Profissional e Fiscalização, Ética e Disciplina. Confira a seguir os objetivos de cada programa:

Fique por dentro dos principais acontecimentos do CRCPR no mês em conversa direta com o representante da sua região!

Em suas andanças anteriores pelo Paraná, como vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, conselheiro e palestrante, o presidente Breda Carlin identificou junto às lideranças contábeis uma demanda por mais informação e conhecimento sobre as atividades do órgão. Os representantes das entidades também manifestaram a necessidade de uma maior proximidade com os representantes do CRCPR. Para preencher essa lacuna, o presidente criou o programa Linha Direta com o CRCPR, um release mensal com os principais acontecimentos do período apresentados de forma prática e objetiva, que os conselheiros e delegados representantes utilizar como ferramenta de diálogo com suas bases.

"A partir de agora, todo final de mês, os conselheiros e delegados representantes vão receber o link desse release e serão incentivados a promover encontros com as lideranças de suas regiões para apresentar esse conteúdo. Ou seja: ele funcionará como um instrumento para estabelecer essa Linha Direta de comunicação dos profissionais da contabilidade do nosso estado com seus representantes dentro do CRCPR", explica o presidente. "Tenho certeza o programa proporcionará uma proximidade maior com a classe, além de criar oportunidades de networking e fomentar a troca de conhecimentos e experiências", completa.


Conhecimentos básicos na ponta da língua

Como integrantes do Plenário do CRCPR os 27 conselheiros e respectivos suplentes devem atuar no sentido de assegurar que o CRCPR oriente, discipline e fiscalize técnica e eticamente o exercício da profissão contábil, além de registrar, cadastrar, manter, baixar, revigorar e cancelar os registros dos profissionais da contabilidade e das organizações contábeis sob sua jurisdição, entre outras atividades previstas no Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade.  No entanto, além dessas atribuições estabelecidas no Regimento Interno, como representantes das diversas regiões do estado, os conselheiros acabam atuando como porta-vozes do CRCPR e têm o dever de levar informações corretas e relevantes sobre a entidade para seus interlocutores, sejam eles colegas, representantes de entidades, autoridades ou estudantes, a quem constantemente ministram palestras. 

"Muita coisa nós vamos aprendendo no dia a dia, no convívio com conselheiros mais experientes, com os funcionários, nos treinamentos técnicos e eventos que o Conselho promove. Mas o CRCPR é uma entidade complexa e possui particularidades que a diferenciam de outras entidades, tais como sindicatos e associações. É muito comum que as pessoas nos abordem cobrando atividades, serviços e posicionamentos que não competem às atribuições da entidades e precisamos estar preparados para dar os devidos esclarecimentos, dizer exatamente o que o CRCPR pode e o que não pode fazer, como as coisas funcionam, a quem o profissional deve se dirigir quando necessitar de um serviço ou informação", comenta Everson. "Percebemos que essa transmissão de conhecimento tácito, no dia a dia, não é suficiente para que todos estejamos na mesma página. Por isso, decidimos criar o Programa Lição de Casa: CRCPR de A a Z", como forma de capacitar os conselheiros para que todos adquiram conhecimentos mínimos necessários  para representar a entidade em cada situação e saibam onde obter informações mais aprofundadas, caso necessitem", explica o presidente.

O programa utilizará prioritariamente as tardes das quintas-feiras que antecedem as Plenárias, as já tradicionais Tardes do Conhecimento, para ministrar palestras sobre o Regimento Interno, o processo de renovação do Plenário por meio de eleições bienais, as atribuições da entidade como órgão de profissão regulamentada, procedimentos internos do órgão, entre outros assuntos de relevância para a atuação dos conselheiros junto a suas bases. Também poderá se utilizar de informativos, vídeos e quaisquer outros materiais de apoio que possam apoiar os conselheiros na missão de levar informações úteis e pertinentes a seus interlocutores.


CRCPR Sustentável: Sustentabilidade será tema transversal em todas as ações da gestão 2024-2025

"A sustentabilidade será a marca de todas as ações desta gestão, não apenas no que concerne às questões ambientais, mas também a práticas de governança e relacionamento com as partes interessadas - os stakeholders - contemplando os três pilares das práticas de ESG", afirma o novo presidente do CRCPR. 

A começar pela parte ambiental, que depende de investimentos e, consequentemente, de processos licitatórios, para 2024 a Gestão planeja a instalação de placas fotovoltaicas para produção de energia elétrica, a construção de um sistema de captação e reaproveitamento água da chuva, a instalação de coletores de pilhas e baterias e ações de coleta de lixo eletrônico para a correta destinação. Já os novos programas de Comunicação e Relacionamento, a exemplo do Linha Direta e o Lição de Casa, se enquadram no pilar Social.


Mais qualidade nos eventos 

A objetivo da Câmara de Desenvolvimento Profissional para este gestão é aprimorar as atividades com foco na qualidade, visando oferecer experiências únicas para profissionais da contabilidade do Paraná

Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem, "essa meta denota o compromisso com a melhoria contínua de nossos produtos e serviços, visando reforçar a cultura de qualidade que já é uma marca registrada CRCPR."

Para concretizar esse propósito, a equipe vem trabalhando no desenvolvimento de programas que possibilitem elevar ainda mais o nível de entregas de produtos já consolidados, como a TV CRCPR, as Escolas Técnicas CRCPR, Escola de Formação de Lideranças, Autor Parceiro, fóruns, seminários e lives das comissões temáticas, entre outros, mas também inovar, produzindo novos conteúdos e experiências exclusivas.

"O pontapé inicial é o Programa Qualifica Voluntários, que consiste em um dia inteiro de treinamentos para os conselheiros e coordenadores de comissões que se prontificam a ministrar palestras em nome do CRCPR ou realizar a mediação, apresentação e moderação de eventos presenciais e online, com foco em habilidades como oratória, postura, preparação das apresentações e demais aspectos técnicos envolvidos na organização de um evento, que precisam ser observados para que possamos proporcionar uma entrega de qualidade e fazer a divulgação adequada", explica Jochem.

A primeira edição acontece no dia 5 de fevereiro, na sede do CRCPR, com cerca de 40 participantes voluntários. Esse mesmo programa será oferecido gratuitamente a palestrantes externos que apresentarão conteúdos nos cursos e eventos da entidade. 

"Ao longo do primeiro semestre, faremos uma avaliação da performance dos participantes nos eventos e, havendo necessidade, faremos uma segunda edição no início do segundo semestre com foco específico em pontos que necessitarem de melhoria", acrescenta o vice-presidente.

A Câmara de Desenvolvimento Profissional já possui outros cinco novos programas em fase de formatação, que serão lançados em breve - Imersão em Contabilidade, Será??, Start na Auditoria, Start na Perícia e Por Dentro da Reforma Tributária.


Fiscalização perto de você 

Por suas inovações no uso de robôs e inteligência artificial no cruzamento de informações e pelo desenvolvimento de diversos programas preventivos e educativos junto aos profissionais e empresas de contabilidade, a Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR é reconhecida no âmbito do Sistema CFC/CRCs como a mais atuante do Brasil. Na gestão 2024-2025, programas como o Plantão Fiscal Itinerante, o Termos de Transferência de Responsabilidade Técnica Eletrônica (TTRT-e), as Lives de Abertura de Fiscalização, a campanha Identifique-se, o programa Primeiros Passos, o Bate-Papo com a Fiscalização e as Fiscalizações em  Debate permanecem como estrelas do cardápio de serviços da Divisão.

"Continuaremos trabalhando com ênfase nas ações no meio digital, que possibilita um alcance maior e mais rápido, mas sempre que possível reforçando o caráter orientativo e preventivo. Também prosseguiremos com algumas ações presenciais, como o Bate-Papo com a Fiscalização e o Plantão Fiscal Itinerante, pois sentimos que o profissional da contabilidade se sente à vontade e valorizado com esse contato face a face", esclarece o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Michel Melhem. 

Ainda em fevereiro o programa Cadu Responde estreará nas redes sociais do CRCPR, esclarecendo as dúvidas recorrentes dos profissionais da contabilidade, e será estendido futuramente a temas de outras áreas de atuação do CRCPR. Também já está programada a primeira live de Abertura de Fiscalização, que será transmitida na TV CRCPR no dia 29 de fevereiro.

"Além disso, está previsto o lançamento do programa Enfoque Digital, com ações proativas online junto a organizações contábeis; o Fiscal Digital 2.0, que ampliará a atuação educativa da Divisão de Fiscalização sobre o marketing contábil nas redes sociais, a implementação do Projeto Robôs Fase 2, com a revisão dos convênios e acordos de cooperação técnica com as entidades que disponibilizam dados para o cruzamento de informações e a readequação do APP CRCPR, possibilitando ao profissional contábil do Paraná ter acesso às ações da Fiscalização na palma da mão", acrescenta Melhem. 


Em breve as outras câmaras divulgarão novidades sobre outros programas, produtos e serviços. Acompanhe nossos informativos pois aqui as novidades não param! 



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.