No dia 5 de dezembro, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, a vice-presidente de Relações Sociais, Eva Schran, e o vice-presidente de Administração e Finanças, Jefferson Paulo Martins, receberam a gerente do HUB ODS do Pacto Global da ONU - Rede Brasil, Renata Franco, e o analista de Adesão do Pacto, Fernando Yazbek. A reunião visa identificar oportunidades de cooperação para aumentar o o potencial das ações do Pacto Global. Também participaram do encontro o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, e a gerente de Comunicação, Adriana Magalhães.
Em 2024, o Conselho passou a integrar o HUB ODS Paraná, iniciativa do Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU), que funciona em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP-PR), na capital paranaense. O HUB ODS é um programa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que tem como objetivo aumentar a atuação regional da iniciativa por meio de redes estabelecidas com parceiros locais, de modo a gerar impactos significativos no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa é desenvolvido por meio de uma parceria exclusiva com uma rede, um movimento ou uma organização local. No Brasil, existem oito em operação, nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O HUB ODS Paraná, que existe desde 2019, conta com 205 integrantes, sendo 72 participantes do Pacto Global da ONU.
Com foco em tornar-se uma entidade cada vez mais sustentável, em 2024, o CRCPR tornou-se também signatário do Pacto Global da ONU, iniciativa para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Lançado em 2000, o Pacto Global da ONU orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Com adesão voluntária, a iniciativa baseia-se em compromissos assumidos pelas lideranças das empresas participantes para implementar princípios universais de sustentabilidade e tomar medidas que apoiem o alcance dos ODS.
Saiba mais sobre o Pacto Global da ONU, clicando aqui!
Reprodução permitida desde que citada a fonte.