Entre os dias 24 e 26, aconteceu o esperado 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista (14º ENMC) na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin, conduziu a bandeira do Paraná na cerimônia de abertura. O evento, reconhecido por valorizar e fortalecer a participação feminina na contabilidade, reuniu mais de 2 mil profissionais de todo o país, no Centro de Convenções de Natal, e iniciou sua programação com discursos inspiradores, homenagens emocionantes e celebração da força feminina que transforma a profissão.
Em sua fala, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, destacou o protagonismo conquistado pelas mulheres ao longo dos anos, não apenas na classe contábil, mas também em outros segmentos laborais e sociais. “Somos 538 mil profissionais da Contabilidade no Brasil, e as mulheres já somam 240 mil contadoras e técnicas, praticamente metade da categoria. Em alguns estados, elas já superam o número de homens atuando na contabilidade”, ressaltou.
A programação ofereceu cerca de 30 painéis e palestras que abordaram temas multidisciplinares, tanto técnicos da área de Contabilidade, como também assuntos que envolvem a agenda ESG (ambiental, social e de governança) e as soft skills. A agenda ainda incluiu o lançamento da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) Especial 2025, que este ano aborda o tema “Educação e Pesquisa em Contabilidade”, e do volume 2 do livro “Contabilidade em Múltiplos Olhares: Elas em Movimento”.
“Estamos propondo soluções para as principais temáticas que impactam a contabilidade. Construiremos uma contabilidade mais inclusiva, sustentável e que seja protagonista das principais mudanças que a nossa sociedade precisa”, reforçou a vice-presidente técnica do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues.
O Encontro Nacional da Mulher Contabilista já percorreu todas as regiões brasileiras e reuniu milhares de mulheres. A primeira edição aconteceu em 1991, no Rio de Janeiro. Ao todo, houve um encontro no Centro-Oeste, um no Sul, quatro eventos no Nordeste e quatro no Sudeste e três edições na Região Sul.
Fonte: CFC
Reprodução permitida desde que citada a fonte.