Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Secretaria Municipal de Saúde respondeu nesta terça (2) a ofício da Comissão Consultiva do CRCPR que cobrava esclarecimentos.

Em continuidade à mobilização para manutenção da atividade contábil entre as autorizadas a manter o funcionamento presencial ante as novas medidas de redução da circulação de pessoas para reduzir a taxa de transmissão da Covid-19 no Paraná, as entidades contábeis que integram a Comissão Consultiva do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) enviaram, no início da semana, ofício conjunto ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ao secretário de Administração do Município, Alexandre Jarschel de Oliveira e à secretária Municipal de Saúde, Márcia Huçulak. 

A reposta da Secretaria Municipal de Saúde emitida nesta terça-feira, 2 de março, dá sinal verde para que empresas da área contábil continuem operando normalmente enquanto durarem as medidas restritivas estabelecidas pelo Decreto PMC nº. 400/2021 e Decreto PR 6983/2021:

“Temos que, são consideradas essenciais as atividades acessórias, de suporte e a disponibilização dos insumos necessários à cadeia produtiva relativa ao exercício e ao funcionamento dos serviços e das atividades essenciais. Isto significa que a lista de serviços essenciais do artigo 5º não é taxativa, não é exaustiva, já que o parágrafo único funciona como cláusula de abertura. Assim, são essenciais por extensão, por exemplo: 1. todos os consultórios de profissionais da saúde, considerando que são profissionais da saúde aqueles que exercem as atividades previstas na Portaria do Ministério da Saúde n.º 639, de 31/03/20, 2. todos os escritórios que dão suporte aos estabelecimentos que prestam serviços essenciais, 3. repartições públicas federais, estaduais e municipais, 4. cartórios, 5. ESCRITÓRIOS de advocacia e de contabilidade. Quanto ao horário de funcionamento das atividades estabelecidas como essenciais, caso o estabelecimento não esteja elencado nas restrições previstas no Decreto, deverá seguir o artigo 12  do Decreto Municipal 400/21. As medidas restritivas previstas neste decreto não poderão afetar o exercício e o funcionamento dos serviços e atividades essenciais, indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, previstos no Decreto Estadual n.º 6.983, de 26 de fevereiro de 2020, salvo na forma deste decreto. Secretaria Municipal da Saúde.” 

Para o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, os esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde restabelecem a segurança jurídica para que os profissionais da contabilidade possam dar continuidade a suas atividades em Curitiba. 

“Tivemos relatos de colegas que foram obrigados por autoridades a fechar as portas, pois os decretos não deixavam explícita a inclusão das atividades contábeis como suporte às atividades essenciais autorizadas a funcionar”, relata. “Os argumentos que apresentamos nos ofícios, quando ao cumprimento de prazos de obrigações acessórias e de arrecadação de tributos, e a necessidade de darmos suporte aos empresários na parte trabalhista e fiscal, certamente também influenciaram neste caso e continuarão influenciando decisões semelhantes em outros municípios e do próprio Governo Estadual”, pondera Jochem. 

As entidades ainda aguardam um retorno formal do Governo do Estado do Paraná quanto ao pedido de esclarecimento em relação ao Decreto 6983/2021 encaminhado na segunda-feira, 1º de março.

Sobre a Comissão

A Comissão Consultiva do CRCPR foi instituída em 5 de maio de 2020 pela portaria CRCPR nº 041/2020, a fim de integrar as entidades contábeis do estado e suas lideranças, visando ampliar a capilaridade de ação dos projetos e atividades do CRCPR, em face da proximidade de tais entidades e pessoas junto ao profissional contábil nos 399 municípios do Paraná e à sociedade, bem como fortalecer a voz da classe contábil em demandas junto ao Poder Público. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a atuação do grupo tem sido essencial para sensibilizar as diversas esferas da administração pública quanto aos impactos das mudanças nas áreas trabalhista e tributária para mitigar os efeitos da pandemia sobre a atividade contábil e a rotina das empresas em geral. Integram a Comissão Consultiva o CRCPR, a Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar), o Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e região (Sicontiba), e os  Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas - Sescap-PR, Londrina e Campos Gerais.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.