Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Na manhã da última sexta-feira (29), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sediou sua 1391ª Reunião Plenária. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente, Laudelino Jochem. A Plenária contou com a participação de conselheiros, funcionários, integrantes do Conselho Diretor, coordenadores e integrantes de comissões. Os conselheiros suplentes Guilherme Spolador, Fernando Palevoda e Adriane Smidele Modena, participaram em substituição a conselheiros faltantes. 

Os trabalhos tiveram início com o julgamento de processos e a aprovação das atas das reuniões das câmaras e do Conselho Diretor. Além disso, foram apresentados diversos projetos do CRCPR nas áreas de Fiscalização, Registro e Desenvolvimento Profissional, bem como suas atividades mensais. 

Entre os assuntos discutidos, destacaram-se as Resoluções de Homenagem a Profissionais com 50 anos de Atividade Contábil Exercida e de Alteração do Plano de Cargos e Organograma do CRCPR. Também foi aprovado o calendário de reuniões plenárias de 2024. 

Comissão ESG

O Plenário do CRCPR aprovou a criação da nova Comissão ESG, que terá diversas atribuições, incluindo a promoção de eventos, estudos, debates e reuniões sobre questões relacionadas ao tema. Além disso, a comissão fornecerá subsídios à Presidência e outras áreas do CRCPR em assuntos ligados ao ESG, sempre que necessário. 

"Com a criação dessa Comissão, queremos colaborar com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que já está trabalhando na normatização de questões ESG. Também queremos contribuir com este debate, trabalhar na construção de normas que levem em conta questões regionais que precisam ser observadas, além de abrir o horizonte profissional para contadores. quanto a essa grande oportunidade que se abre para a nossa atuação", comentou o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Everson Breda Carlin.

ESG é uma sigla que provém do inglês e representa três elementos fundamentais nas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade corporativa: Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance). Esses elementos estão intrinsicamente ligados à contabilidade, pois os contadores desempenham um papel vital no acompanhamento e na divulgação das métricas financeiras e não financeiras que formam a base dos critérios ESG. 

Leia matéria completa, aqui! 


Homenagem Programa 50+


Registrado no CRCPR desde 11 de março de 1970, o profissional da contabilidade Dario Pires Machado Filho recebeu o certificado de homenagem do Programa CRCPR 50+.

"Me sinto muito lisonjeado. Trabalhei a vida toda como contador em uma empresa. No início, ela era pequena, tinha apenas 12 funcionários. Hoje, já está em sua terceira geração, com 12 fazendas, agropecuária, até incorporadora.  Com este trabalho eduquei e formei meus filhos. Tenho muito orgulho da minha profissão", contou Dario Machado Filho. 
"Emociona a todos nós. Nós temos esta homenagem justamente para compartilhar momentos tão importantes. Cada um tem sua história. Histórias que orgulham a todos nós", disse o presidente Laudelino Jochem, que realizou a entrega do certificado

O programa homenageia profissionais contábeis do Paraná com mais de 50 anos ininterruptos de registro e efetivo exercício da profissão, com o objetivo de reconhecer e valorizar aqueles que prestaram serviços de forma continuada, dedicando suas vidas com mérito e comprometimento à contabilidade.



Nova delegada representante do CRCPR em Santo Antônio da Platina

Em outro momento importante, a contadora Michelle Stephany de Lima Mello tomou posse como nova delegada representante do CRCPR em Santo Antônio da Platina.

As próximas reuniões regimentais serão itinerantes e acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro, em Paranaguá.

Da esq. para dir.: vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla, a nova delegada de Santo Antônio da Platina, Michelle Stephany de Lima Mello, e o presidente Laudelino Jochem



Reprodução permitida, desde que citada a fonte