Na manhã da última sexta-feira (29/9), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) anunciou a criação da Comissão de ESG do Profissional Contábil Paranaense em sua 1391ª Reunião Plenária. Com a criação da Comissão, o CRCPR pretende conscientizar os profissionais da contabilidade promovendo discussões, orientações e educação continuada sobre as implicações e oportunidades relacionadas às práticas de ESG. O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, comentou que a decisão de instituir a Comissão surge da crescente importância das questões sobre o tema no cenário econômico e empresarial.

"Hoje, mais do que nunca, as questões sobre ESG desempenham um papel crucial para empresas e para a economia. É nossa responsabilidade, como Conselho Regional de Contabilidade, equipar nossos profissionais com o conhecimento e as ferramentas necessárias para compreender e integrar plenamente essas práticas em nossa área de atuação. Com a Comissão de ESG, estamos demonstrando nosso compromisso em promover uma contabilidade mais responsável e alinhada com os valores da sociedade, com questões relacionadas ao meio ambiente e a práticas de governança", ressaltou Jochem

A Comissão de ESG do CRCPR terá diversas atribuições, incluindo a promoção de eventos, estudos, debates e reuniões sobre questões relacionadas ao tema. Além disso, a comissão fornecerá subsídios à Presidência e outros setores do CRCPR em assuntos ligados ao ESG, sempre que necessário. A Portaria CRCPR 015/2023, que institui a Comissão de ESG, entra em vigor a partir da data da assinatura. A Comissão será coordenada pelo contador Claudio Nogas e contará com os seguintes membros integrantes: Alberto Barbosa, Ana Cláudia Serrato Kruger, Antonio Gonçalves de Oliveira, Carlos Augusto Bittencourt Gomes, Cesár Alberto Ponte Dura, Claudemir Aparecido Matiusso, Cláudio Nogas, Décio Vicente Galdino Cardin, Devair Antonio Mem, Euclides Locatelli, Eunice Maria Cavali Duarte, Eva Schran de Lima, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Julio Ricardo Morona, Juliana Bertol Guedes, Rafael Benjamim Cargnin Filho, Rodinei Bonfadini, Rosemere Kiyomi Hayashi e Simone Vanni Soares.

Da esq. para a dir.: Everson Breda Carlin (VP de Adm. e Finanças), Claudio Nogas (coordenador da Comissão CRCPR ESG) e Laudelino Jochem (presidente do CRCPR).
"Com a criação dessa Comissão, queremos colaborar com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que já está trabalhando na normatização de questões de ESG. Também queremos contribuir com este debate, trabalhar na construção de normas que levem em conta questões regionais que precisam ser observadas, além de abrir o horizonte profissional para contadores quanto a essa grande oportunidade que se abre para a nossa atuação", comentou vice-presidente de Adm. e Finanças do CRCPR, Everson Breda Carlin.

Mas qual é a relação entre ESG e a Contabilidade?

ESG é uma sigla que provém do inglês e representa três elementos fundamentais nas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade corporativa: Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance)Esses elementos estão intrinsicamente ligados à contabilidade, pois os contadores desempenham um papel vital no acompanhamento e na divulgação das métricas financeiras e não financeiras que formam a base dos critérios ESG.

De forma mais lúdica, o ESG é como um trio de superpoderes da sustentabilidade nos negócios. O "E" representa as questões ambientais, como proteger nosso planeta. O "S" cuida de assuntos sociais, como igualdade e o bem-estar das pessoas. E o "G" é como o guarda-costas da governança, garantindo que tudo seja justo e transparente. Os contadores são como os guardiões desses superpoderes, ajudando a medir e relatar como as empresas usam esses poderes para fazer o bem no mundo dos negócios.

Confira os três pilares ESG e como se relacionam com a Contabilidade:

• Ambiental (Environmental): Para as empresas, isso significa não apenas calcular seus lucros e perdas, mas também medir seu impacto ambiental. Contadores têm um papel vital na identificação e no monitoramento das emissões de carbono, no rastreamento do consumo de recursos naturais e no relato de práticas ambientais sustentáveis.
  • Social (Social): Os profissionais contábeis também são responsáveis por examinar as práticas trabalhistas das empresas e garantir que elas estejam em conformidade com normas sociais e trabalhistas. Eles podem ajudar a avaliar e relatar sobre questões de diversidade no local de trabalho e direitos dos funcionários, que são aspectos-chave do ESG.
  • Governança (Governance): Quando se trata de governança, os contadores desempenham um papel fundamental na garantia de transparência financeira e na conformidade regulatória. Eles auxiliam na auditoria interna e na conformidade com leis e regulamentos, garantindo uma governança corporativa sólida e ética.

Deseja manter-se atualizado sobre as últimas notícias da Comissão?

Junte-se ao grupo no WhatsApp "CRCPR ESG" dentro de nossas comunidades segmentadas!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.