O Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquistou destaque internacional ao ter um de seus estudos premiado como o melhor artigo do XX Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA), realizado nos dias 30 e 31 de outubro, em Aveiro (Portugal). O evento é promovido pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), em parceria com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), e é considerado um dos mais tradicionais do mundo, com 40 anos de história.
O artigo premiado, intitulado “Intenção de Utilização de Inteligência Artificial por Docentes de Contabilidade no Brasil”, foi desenvolvido pelos pesquisadores e professores da UFPR Alison M. Meurer (integrante da Comissão CRCPR Ensino) e Romualdo D. Colauto, e por Francisco Gleisson P. Azevedo, doutorando do PPGCONT-UFPR. O estudo analisa como docentes brasileiros da área contábil têm incorporado o uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial no ensino e na pesquisa.
“Foi um momento muito importante para nós, tanto pelo reconhecimento de pesquisas brasileiras em um ambiente internacional quanto pelas propostas de parcerias que surgiram a partir dessa participação no CICA”, destacou o professor Alison Meurer, que representou o grupo em Portugal.
Com o tema “A Contabilidade num Mundo Sustentável”, o congresso reuniu especialistas de diversos países, promovendo reflexões sobre os rumos da profissão contábil frente aos desafios da tecnologia, da transparência e da sustentabilidade. A delegação da UFPR apresentou ainda outros trabalhos, ampliando o intercâmbio científico entre pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha.
"Ter dois trabalhos reconhecidos e apresentados em um congresso com 40 anos de história foi uma oportunidade significativa. O ambiente propiciado pelo congresso permitiu não apenas apresentar os resultados de investigação, receber críticas construtivas de avaliadores especializados, mas também estabelecer diálogos substantivos com pesquisadores provenientes de diferentes instituições e contextos. A interação com investigadores de Portugal, Brasil, Espanha e demais países participantes enriqueceu consideravelmente as discussões e perspectivas sobre os temas abordados", contou o coordenador da Comissão CRCPR Ensino, Cesiro Aparecido da Cunha Junior, que também representou a comitiva brasileira no evento. "Para quem é relativamente inexperiente na pesquisa como eu, esse tipo de participação é o tipo de coisa que marca, pela oportunidade de expor ideias novas, de conversar com quem está pensando sobre os mesmos problemas e validar a pesquisa em uma comunidade que entende do assunto”, explicou.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.