ESPAÇO DA COMISSÃO CRCPR ENSINO PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERÍODOS DO SEGMENTO

"Uma nova pesquisa publicada na Revista Enfoque: Reflexão Contábil examina a relação entre o conjunto de oportunidades de investimentos (Investment Opportunity Set - IOS) e a agressividade tributária em empresas brasileiras de capital aberto. O estudo, realizado por Aline Mendonça de Andrade e Jorge de Souza Bispo, ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), traz evidências sobre a influência dessas variáveis no planejamento tributário das empresas, preenchendo uma importante lacuna na literatura contábil brasileira.

A pesquisa, que analisou dados de 1.998 observações de empresas brasileiras listadas na B3 entre 2012 e 2020, aplicou a técnica de regressão com dados em painel para mensurar a influência do IOS na agressividade tributária. Utilizando proxies como a Effective Tax Rate (ETR) e as Book-Tax Differences (BTD), os resultados indicaram que o IOS não exerce influência significativa sobre a agressividade tributária das empresas. No entanto, foi constatada uma relação negativa e significativa entre o tamanho das empresas e a taxa efetiva de impostos, o que sugere que empresas maiores tendem a ser mais agressivas em seus planejamentos tributários.

Os achados do estudo apontam que o conjunto de oportunidades de investimentos não está diretamente relacionado ao nível de agressividade fiscal nas empresas analisadas. Isso contraria expectativas teóricas que associam maiores oportunidades de investimento a uma menor propensão ao uso de estratégias agressivas de elisão fiscal, uma vez que essas empresas poderiam focar em investimentos mais rentáveis.

Apesar da ausência de correlação entre o IOS e a agressividade tributária, os autores ressaltam a importância de se continuar investigando essa relação em estudos futuros, especialmente no contexto brasileiro. O estudo também destaca a necessidade de ajustes metodológicos e a exploração de novas variáveis de controle para melhor compreender essa dinâmica."

Para mais informações, contate os autores:

• Aline Mendonça de Andrade (fisio.alinemend@hotmail.com)
  • Jorge de Souza Bispo (jorge.bispo@ufba.br)

Conheça o estudo na íntegra:

Artigo publicado na Revista Enfoque: Reflexão Contábil, da Universidade Estadual de Londrina.

Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/65755/751375158295

As informações e opiniões manifestadas nesta página são de inteira responsabilidade dos autores, e não necessariamente refletem posições do CRCPR ou são endossadas pela entidade.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.