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O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, tem chamado atenção para uma transformação considerada por ele como “a maior mudança estrutural do ensino contábil em décadas”. Segundo o vice-presidente, as Novas Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) representam uma ruptura definitiva com o modelo tradicional e exigem que professores, coordenadores e Instituições de Ensino Superior (IES) redefinam completamente suas práticas acadêmicas. Laudelino tem reforçado que o Brasil vive um momento decisivo para a formação dos futuros profissionais da contabilidade e que a velocidade das mudanças exige respostas igualmente rápidas do ambiente acadêmico e dos órgãos relacionados à profissão.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional foi claro ao apontar a dimensão da mudança:

“O professor vai ter que reaprender tudo. Não pode mais trabalhar com metodologia positivista. Agora, a lógica é interpretativa, baseada em competências e habilidades”, explicou Laudelino.

Segundo ele, as DCNs determinam o fim das estruturas rígidas baseadas em disciplinas estanques. No lugar disso, surge um modelo formativo voltado à capacidade analítica, à integração entre áreas, ao raciocínio crítico e à aplicação prática, Laudelino destaca que essa mudança exige uma revisão completa dos currículos e das metodologias, e não apenas ajustes superficiais. Para ele, o grande desafio atual é justamente o processo de adaptação das instituições:

“As Instituições de Ensino Superior estão com dificuldade. Mas o mercado já mudou e quem forma precisa acompanhar”  afirmou o vice-presidente.

Impactos chegam ao Exame de Suficiência e aos concursos públicos

As transformações no ensino superior devem provocar repercussões diretas nas outras engrenagens da profissão. Laudelino destacou que tanto o Exame de Suficiência quanto os concursos públicos, inevitavelmente, precisarão ser atualizados para refletir as competências previstas nas DCNs. Embora o Paraná figure entre os estados com os maiores índices de aprovação, o representante destacou, ao apresentar os números mais recentes do Exame de Suficiência — 2.706 inscritos e 795 aprovados —,  que o modelo atual deve ser repensado para acompanhar a nova lógica formativa:"

“O ensino muda e tudo ao redor dele também precisa mudar”, disse.

Educação Continuada vive revisão nacional e deve passar por novas regulamentações

Outro ponto enfatizado por Laudelino é a reestruturação da Educação Profissional Continuada, tema central de debates nacionais. Ele destacou que a norma NBSPG 12*, já na quinta revisão, continua insuficiente para atender às demandas do país:

“A educação continuada carece de regulamentações mais claras. Nenhum estado tem pleno domínio do caminho ideal”, declarou.

O vice-presidente também comentou o lançamento da nova plataforma nacional de Educação Continuada do CFC, que deve padronizar e fortalecer a formação permanente em âmbito nacional.

O debate ganha espaço ampliado no evento virtual CRCPR Docente, reagendado para 11 de dezembro

As reflexões apresentadas pelo vice-presidente têm fortalecido a importância de espaços de discussão estruturados — e um deles é o CRCPR Docente, que foi reagendado em razão de instabilidades no sinal de internet fornecido pela Ligga Telecom, para o dia 11 de dezembro, às 9h, com transmissão pela TV CRCPR.

O encontro terá os mesmos participantes confirmados. Com participação de Jochem, a mediação ficará a cargo do vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Jefferson Paulo Martins, e do gerente de Desenvolvimento Profissional, Dirceu de Fátima Zonatto. Participam ainda o coordenador da Comissão CRCPR Ensino, Cesiro Aparecido da Cunha Junior; e o vice-presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Elias Garcia.

O evento, que encerra o ciclo  CRCPR Docente em 2025 após percorrer Maringá, Pato Branco e Cascavel, abordará justamente os temas apontados pelo vice-presidente como urgentes:

✅ Implantação das novas DCNs
✅ Ensino superior baseado em competências
✅ Desafios das IES
✅ Formação do profissional que o mercado exige
✅ Impactos regulatórios e acadêmicos
✅ Cenários futuros do Exame de Suficiência e concursos

O encontro valerá 1,5 ponto no PEPC-CFC. As inscrições já realizadas permanecerão válidas, não sendo necessário repetir o procedimento. 

*NBC PG 12: Norma Brasileira de Contabilidade – Profissional Geral nº 12



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.