No dia 7, o programa Escola Técnica Básica do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) transmitiu na TV CRCPR seu segundo episódio, com palestra voltada ao tema "Societário". O palestrante Evarley dos Santos Pereira esclareceu sobre aspectos práticos da entidade registrada, como denominação social, endereço, objeto social, capital social, administradores e diretores. Assista à gravação clicando aqui!
"Neste episódio, comento como é importante que diante dos sócios façamos questionamentos e peçamos esclarecimentos que nos permitam realizar um processo constitutivo adequado e um boa consulta de viabilidade daquele negócio, para depois avaliar diversos aspectos práticos da entidade registrada", explicou o consultor jurídico tributário Evarley dos Santos Pereira, que conduzirá toda a primeira temporada do programa. O palestrante é também auditor, perito judicial, sócio-diretor de empresa e pós-graduado em Planejamento Tributário, Gestão Tributária, Auditoria Tributária e Docência Superior.
"Em recente pesquisa realizada pelo CRCPR, identificamos que algumas das maiores dificuldades das empresas contábeis é a contratação e a formação de novos colaboradores. Ficou evidente o interesse dos gestores por atualizações em aspectos básicos da profissão para seus colaboradores, com ênfase prática nas áreas contábil, societária, fiscal e de departamento pessoal. Diante disso, no novo projeto Escola Técnica Básica CRCPR, os palestrantes trarão informação objetiva, rápida e atualizada de assuntos técnicos do dia a dia e dos serviços das empresas contábeis", explicou, na abertura do episódio, o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo.
No dia 7 de março, o terceiro episódio do programa trará o tema "Esclarecimentos e Aspectos Práticos sobre Sócios e Acionistas" e valerá um ponto no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Também conduzido pelo instrutor Evarley dos Santos Pereira, a palestra esclarecerá sobre dados das partes, documentos comprobatórios nacionais e para estrangeiros, e órgãos oficiais relacionados ao processo de abertura, alteração contratual e baixa de empresas.
A primeira temporada terá ao todo cinco episódios e abordará conceitos e noções básicas sobre a temática Societário, tais como Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual (EI), Sociedades (SOC), Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade Anônima (S/A) e Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). Quem se inscrever e realizar as atividades indicadas de todas as Escolas Técnicas Básicas neste primeiro semestre garantirá 6 pontos no PEPC-CFC de 2023.
"O objetivo da Escola Técnica Básica é capacitar profissionais contábeis que acabaram de entrar no mercado de trabalho, demonstrando o passo a passo das atividades diárias. Além disso, a ferramenta será muito útil às empresas contábeis, que podem trazê-la para suas equipes, a qualquer tempo e lugar, de forma gratuita", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.
A Escola Técnica Básica, lançada em janeiro, tem episódios transmitidos na TV CRCPR, com acesso gratuito. As aulas são voltadas a profissionais da contabilidade iniciantes, com enfoque nos aspectos básicos da profissão. Os palestrantes convidados apresentarão, de forma atualizada e objetiva, assuntos técnicos do dia a dia das empresas de serviços contábeis.
"Outra novidade é que cada episódio conta com links para os diferentes capítulos, os chamados time stamps, na descrição dos vídeos. Desse modo, é possível localizar rapidamente cada tópico quando for necessário rever ou tirar dúvidas pontuais", explica o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.