O programa Escola Técnica Básica do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) estreou recentemente seu primeiro episódio na TV CRCPR, e o consultor jurídico tributário Evarley Pereira será o instrutor que conduzirá toda a primeira temporada do programa, que irá tratar a temática Societário, trazendo conceitos e noções básicas da constituição de empresas, empresário individual e sociedades. Evarley é auditor, perito judicial, sócio-diretor de empresa e pós-graduado em Planejamento Tributário, Gestão Tributária, Auditoria Tributária e Docência Superior.

Em entrevista concedida ao CRCPR Online, o instrutor identifica qual dos aspectos relacionados à temática desta temporada considera o mais importante, dá conselhos ao profissional contábil e conta como espera contribuir para a capacitação dos iniciantes interessados em aprender mais sobre assuntos técnicos do cotidiano das empresas de serviços contábeis.

CRCPR Online: Qual seria a maior dificuldade que o profissional contábil pode encontrar na constituição de uma empresa?
Evarley Pereira: A maior dificuldade pode ser na identificação do tipo societário adequado ou ideal ao negócio, empresário e sócios, aspecto que exploraremos nas palestras.
CRCPR Online: Qual conteúdo relacionado à temática "Tipos Societários" desta temporada da Escola Técnica Básica você considera mais importante?
EP: Poder compreender a fundo os diferentes tipos societários e proceder uma constituição de empresa, nos moldes da legislação civil e tributária.
CRCPR Online: Como você se sente em trabalhar na capacitação dos profissionais contábeis que acabaram de ingressar no mercado de trabalho?
EP: É um imenso prazer e uma enorme satisfação poder transmitir todo o meu conhecimento adquirido por meio de estudos, situações teóricas e práticas, contribuindo para que o profissional possa executar um serviço de constituição de empresa com o maior nível de excelência possível.
CRCPR Online: Quais dicas ou conselhos você daria para o profissional contábil que está começando em uma empresa contábil?
EP: Dentro desta área, não proceder a uma constituição de empresa sem um diálogo assertivo com o empresário. É necessário realizar um mapeamento da empresa diretamente com o empresário, buscando analisar corretamente qual é o objeto social, o valor de capital, se há sócios ou não, regras de convivência dos sócios, entre outros.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.