Nos dias 22 e 23 de outubro, Londrina foi palco do "CRCPR e SESCAP-LDR em Sua Região", que lotou com mais de 300 profissionais contábeis o auditório do Centro de Eventos e Convenções do Aurora Shopping. Durante dois dias de intensa atualização, os participantes têm uma programação recheada de novos conhecimentos. Além disso, podem interagir com a diretoria das entidades organizadoras, conselheiros locais, delegados representantes e expandir seu networking profissional.
O evento reúne também algumas das principais lideranças contábeis do estado. A abertura contou com a participação do prefeito em exercício de Londrina, João Mendonça, do delegado da Receita Federal do Brasil (RFB) em Londrina, Reginaldo Cesar Cardoso, dos vice-presidentes do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Jefferson Paulo Martins (Adm. e Finanças) e Laudelino Jochem (Desenvolvimento Profissional), além do presidente do Sescap-LDR*, Euclides Nandes Correia.
O cerimonial foi conduzido pelo diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, e a organização do evento foi coordenada pelo conselheiro do CRCPR, Cesar Ponte Dura.
A contadora e jornalista Priscila Schran de Lima, secretária de políticas para as mulheres da Prefeitura de Guarapuava, abriu a programação com a palestra "Hora de avançar: O Caminho das Mulheres para a Liderança Contábil", com a moderação da conselheira do CRCPR Marcia Ogido Hokama, que representa a cidade de Apucarana no Plenário da entidade. Priscila iniciou sua fala enfatizando que a participação feminina em todos os espaços da sociedade não se trata apenas de uma questão numérica, de garantir quantidades iguais de mulheres e homens nos espaços das organizações, mas também de lutar pela asseguração da participação efetiva dessas mulheres nas decisões em todas as esferas.
"Temos um longo caminho a percorrer para alcançarmos uma situação de verdadeira equidade. Mesmo em espaços onde numericamente as mulheres já se igualaram aos homens, ainda prevalecem situações em quem os salários das mulheres são menores, bem como sua participação nas decisões estratégicas. Nós, mulheres, ainda precisamos aprender melhor a jogar esse jogo, em que as regras foram feitas pelos homens, que jogam há muito mais tempo", disse Schran de Lima.
A programação prosseguiu com a palestra "Criatividade e Inovação para Escriturar seus Sonhos", apresentada pela professora Eduarda Schmitk Colle, cofundadora da Escola de Negócios da Unipar e sócia da Aurafocus Academy, e foi mediada pelo vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Jefferson Paulo Martins. A palestra abordou o processo de surgimento das inovações, explicando a diferença entre inovação incremental - em que ocorre a melhoria de um processo existente - e inovação disruptiva - que altera o modelo de negócio e revoluciona todo um segmento mercado. A professora mostrou exemplos práticos, enfatizando que, via de regra, as grandes ideias surgem em momentos de desânimo e crise.
"O fracasso é um grande motor das inovações", afirmou Colle. Destacou ainda o crescente papel das habilidades comportamentais ou soft skills no sucesso das organizações contábeis, setor em que as tarefas repetitivas vêm sendo cada vez mais substituídas por ferramentas de automação. "Se estamos antenados às mudanças na sociedade - e como as pessoas se comportam e consomem -, seremos capazes de nos antecipar para resolver problemas de formas criativas e inovadoras".
"O Chat GPT vai acabar com os empregos na área contábil? Não! A IA não faz cálculos. Ela é uma ferramenta de linguagem. Ela funciona para automatizar tarefas repetitivas? Sim! Mas ela só funciona se pessoas, profissionais com experiência, souberem instruí-la e fizerem uma boa curadoria das bases de conhecimento que a ferramenta deve acessar para realizar essa função. E é aí que o seu papel é fundamental", explicou Duarte. Outro ponto sobre o qual foi muito enfático: "Cada vez mais, se você insistir em realizar atividades que podem ser feitas pela IA, você está desperdiçando seu tempo e deixando de ganhar dinheiro". Espelhando a tela do seu computador no telão, Duarte fez demonstrações ao vivo de como criar prompts de comando para programar a IA para automatizar tarefas e como criar GPTs exclusivos.
Encerrando a programação do primeiro dia, o contador e empresário maringaense Claudemir Matiusso, ex-vice presidente do CRCPR, fez uma apresentação mostrando como sua empresa contábil, com mais de 34 anos de atuação, está se transformando para se adequar à nova realidade do mercado, conduzindo a palestra "Desafios e Oportunidades na Profissão Contábil", que foi mediada por Daniela Sikorski.
"Minha empresa é bastante tradicional na região, temos uma boa carteira, um ritmo regular de aquisição de novos clientes, baixo índice de saídas, ou seja, temos tudo para nos mantermos na zona de conforto. Porém, percebemos que não podemos fechar os olhos para as rápidas mudanças que estão acontecendo no mercado" analisou Matiusso. "Como muitos de vocês que estão conosco aqui em Londrina hoje, a questão geracional é um grande desafio que enfrentamos. A geração atual não gosta de rotina e questiona tudo, o que pode ser bem problemático em questões de produtividade e retenção. Para contornar esse desafio, o que estamos fazendo é colocar as pessoas mais jovens para trabalhar junto com profissionais mais experientes. Isso faz com que os mais velhos saiam da zona de conforto e os mais novos aprendam mais depressa sobre as rotinas que não podemos dispensar", compartilhou.
Confira, a seguir, entrevistas com alguns dos palestrantes do CRCPR e SESCAP em Sua Região:
* Sescap-LDR: Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.