Londrina será palco de nova edição do evento "CRCPR e SESCAP-LDR* em Sua Região", nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Eventos e Convenções do Aurora Shopping. Serão dois dias de atualização intensiva sobre diversos tópicos relevantes para a contabilidade, que ocorrerão . O evento oferece inscrições gratuitas, com vagas limitadas

Para se inscrever, clique aqui!

Roberto Dias Duarte (currículo), consultor especializado em tecnologia e empreendedorismo, ministrará palestra no evento abordando o tema "O Impacto da Inteligência Artificial na Contabilidade". Na oportunidade, o palestrante discutirá como a inteligência artificial está transformando o setor contábil, desde a redução de custos e tempo até a criação de novos serviços e a melhoria da experiência do cliente. Os mitos sobre o uso da inteligência artificial na contabilidade também serão desmistificados, apresentando seus reais benefícios.

Confira entrevista com Roberto Dias Duarte sobre o tema da palestra “O Impacto da Inteligência Artificial na Contabilidade"

Roberto Dias Duarte

CRCPR Online: Por quê os profissionais contábeis devem se manter informados sobre a inteligência artificial?

Roberto Dias Duarte (RDD): Para não perder competitividade. A inteligência artificial (IA) apresenta uma nova fronteira tecnológica que está redefinindo os negócios. Os profissionais contábeis têm a oportunidade de se posicionar na vanguarda dessa revolução. Ao adotar a IA, escritórios de contabilidade podem automatizar tarefas repetitivas, como o processamento de dados financeiros, a verificação de conformidade fiscal e o atendimento aos clientes, liberando tempo para que os contadores se concentrem em atividades consultivas de maior valor agregado. Essa automação não apenas melhora a precisão e reduz o risco de erros humanos, mas também oferece aos clientes um serviço mais eficiente e personalizado, algo cada vez mais demandado no mercado contábil moderno. A implementação da IA deve ser vista como um investimento estratégico, capaz de gerar valor a longo prazo para os profissionais da contabilidade, seus clientes e o mercado como um todo. A IA não é apenas uma ferramenta opcional, mas uma necessidade estratégica para os profissionais contábeis que buscam garantir sua relevância no futuro. A transformação proporcionada pela IA permitirá que a contabilidade evolua de uma prática operacional para um serviço consultivo de alto impacto, destacando aqueles que adotam essa tecnologia como líderes em um mercado em rápida mudança.

CRCPR Online: Como os profissionais contábeis devem se preparar para a implementação da inteligência artificial no setor contábil?

RDD: A capacitação contínua e o desenvolvimento de uma cultura de inovação são essenciais. Isso envolve a participação cursos e treinamentos especializados no uso de inteligência artificial aplicada à contabilidade, certificações em IA e tecnologias emergentes e participação em eventos de tecnologia e inovação. Além disso, os profissionais contábeis devem capacitar-se para interpretar dados gerados pela IA e transformá-los em insights estratégicos, aprimorando a tomada de decisões. É importante também incentivar a experimentação e o uso de novas tecnologias, promovendo uma mentalidade inovadora dentro do ambiente de trabalho, para que a transformação digital seja vista como uma oportunidade de crescimento. Ao combinar capacitação técnica e uma cultura de inovação, os contadores estarão melhor preparados para integrar a IA em seus processos e se destacar no mercado.

No CRCPR e Sescap-LDR em Sua Região, os participantes terão a oportunidade de se atualizar sobre as mais recentes normas, tecnologias e processos de gestão no setor contábil. Além disso, poderão conhecer a diretoria das entidades organizadoras, os conselheiros locais e os delegados representantes para ampliar seu networking. Além da inteligência artificial, o evento também abordará temas como liderança feminina, desafios e oportunidades na profissão contábil, governança corporativa, auditoria, sustentabilidade, condomínio agrário, criatividade e inovação, perícia contábil e mais!

*Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.