Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

No dia 8 de julho, a Comissão da Diversidade e Inclusão Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou uma live na TV CRCPR para apresentar ações e projetos previstos para 2022 e 2023. 

"Um marcador de diversidade é um marcador econômico, socioeconômico. Faz diferença no planejamento estratégico e financeiro da empresa. Além disto, quanto mais diversidade e variabilidade eu tenho, maior a probabilidade de êxito com diferentes e inovadoras soluções. Falo não de variabilidade técnica, mas de variabilidade de gente, diferentes perspectivas. A contabilidade não é imune à diversidade, a gente só não tem prestado atenção o quanto ela é importante", explicou na live Fabian Algarte da Silva.

A comissão que tem como foco a busca de diálogo e trazer para o centro a discussão da diversidade e inclusão na contabilidade, comentou sobre o desenvolvimento das ações de trabalho que colaboram para a promoção da temática, bem como com a missão do grupo de construir uma contabilidade que fomente cada vez mais a permanência de diversos corpos. 

Alguns dos projetos em discussão são uma palestra presencial sobre o tema, a inclusão do nome social na carteira dos profissionais da contabilidade, avaliação de questões de acessibilidade e um guia para inclusão de LGBTQIA+ na contabilidade. O grupo comentou ainda que, com pesquisas, quer ouvir a comunidade contábil e entender quem são os profissionais e como se sentem em relação as ações de inclusão. 

"É importante pensarmos na diversidade, pois a contabilidade é feita de pessoas, e pessoas são diversas", comentou Juh Cirico. 

Participaram o coordenador do grupo de trabalho Iago Lopes, os integrantes Bento Rosa Junior, Juh Círico, Fabian Algarte da Silva, João Victor Lucas, Lisiane Bazzo e Rosineide Alves e a coordenadora das Comissões de Trabalho do CRCPR, Ariane Yumi de Almeida Rocha. O coordenador Iago divulgou ainda seu e-mail pessoal, colocando-se à disposição dos profissionais que queiram fazer sugestões à Comissão: iagofrancalopes@gmail.com

A gravação da live já está disponível na TV CRCPR!  


Comissão da Diversidade e Inclusão Profissional CRCPR

Criada em abril de 2022, a nova Comissão tem foco no desenvolvimento de ações que colaborem na busca da igualdade de direitos e oportunidades, visando prevenção e enfrentamento de discriminações vivenciadas por profissionais da contabilidade, sejam jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas negras, indígenas e outros povos tradicionais, estrangeiros e migrantes, religiosos e  outras demandas diretamente relacionadas aos direitos humanos de pessoas ou grupos vulneráveis.  A Comissão discute problemáticas no contexto contábil e visa difundir conhecimentos e fomentar uma cultura organizacional inclusiva e diversa nos ambientes inerentes ao exercício da profissão contábil.

Confira aqui entrevista do coordenador da Comissão, Iago Lopes, para o Boletim CRCPR, publicada em maio.



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.