"Se precisar, peça ajuda!" é o lema da campanha Setembro Amarelo 2024, que acontece ao longo do mês de setembro com o objetivo de conscientizar e prevenir o suicídio. Criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha chegou ao Brasil em 2013, quando foi integrada ao calendário nacional pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A iniciativa busca sensibilizar governos e a sociedade civil sobre a importância de oferecer apoio e incentivar a busca por ajuda no cuidado com a saúde mental.
"Estamos comprometidos em integrar os princípios do Pacto Global da ONU à estratégia, cultura e operações cotidianas do CRCPR, além de participar de projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento da ONU. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 - Saúde Mental e Bem-Estar será um dos focos do nosso trabalho", ressaltou Eva Schran de Lima, vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR.
Em virtude do Setembro Amarelo e o compromisso do CRCPR com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 - Saúde e Bem-Estar, a Comissão CRCPR Sustentabilidade promoverá uma live, abordando o tema "Saúde Mental e Bem-Estar". Rodrigo Puppi (currículo), psicólogo e especialista em Clínica Analítico-Comportamental, será o palestrante. Já a mediadora será Eva Schran de Lima, que também coordena a comissão.
O evento fornecerá ferramentas práticas e recursos essenciais para o cuidado emocional, explorando a importância da saúde mental. Os participantes também aprenderão a identificar sinais de alerta e como promover uma vida mais equilibrada.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.