O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) passou a integrar o HUB ODS Paraná, iniciativa do Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU), que funciona em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP-PR), na capital paranaense.

O HUB ODS é um programa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que tem como objetivo aumentar a atuação regional da iniciativa por meio de redes estabelecidas com parceiros locais, de modo a gerar impactos significativos no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa é desenvolvido por meio de uma parceria exclusiva com uma rede, um movimento ou uma organização local. No Brasil, existem oito em operação, nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O HUB ODS Paraná, que existe desde 2019, em parceria com a FIEP-PR, conta com 205 integrantes, sendo 72 integrantes do Pacto Global da ONU.

A vice-presidente de Relações Sociais, Eva Schran de Lima, e parte dos integrantes da Comissão de Sustentabilidade, visitaram o HUB ODS - Paraná, que funciona em parceria com a FIEP-PR, em Curitiba

"Estamos comprometidos em integrar os princípios do Pacto Global da ONU à estratégia, cultura e operações cotidianas do CRCPR, além de participar de projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento da ONU. Almejamos ser uma autarquia cada vez mais sustentável e entendemos que somos responsáveis por dar diretrizes para a postura dos profissionais contábeis que atuam nas empresas e na sociedade", explicou a vice-presidente de Relações Sociais, Eva Schran, que,  juntamente com parte dos integrantes da Comissão Permanente de Sustentabilidade do CRCPR, visitou o HUB ODS - Paraná, no último dia 24 de julho.

Entre os objetivos dos HUBs ODS estão coordenar e liderar iniciativas subnacionais para a implementação da Agenda 2030, assim como promover parcerias locais para isto, e garantir que os conteúdos e diretrizes do Pacto Global da ONU estejam presentes nos estados. O HUB ODS promove encontros, eventos e treinamentos sobre ESG e temas correlatos, fornece diretrizes e conteúdo. Podem participar dos HUBs empresas e organizações, membros ou não da Rede Brasil do Pacto Global, que tenham sede ou operações em um dos estados com Hubs implementados.

CRCPR e o Pacto Global da ONU

Com foco em tornar-se uma entidade cada vez mais sustentável, o CRCPR tornou-se signatário do Pacto Global da ONU, iniciativa para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Lançado em 2000, o Pacto Global da ONU orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Com adesão voluntária, a iniciativa baseia-se em compromissos assumidos pelas lideranças das empresas participantes para implementar princípios universais de sustentabilidade e tomar medidas que apoiem o alcance dos ODS.

Confira aqui entrevista completa com a vice-presidente Eva Schran sobre a adesão do CRCPR ao Pacto Global da ONU!

Saiba mais sobre o Pacto Global da ONU, clicando aqui!

Reprodução permitida desde que citada a fonte.