Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO CRCPR COOPERATIVAS



Na próxima semana, no dia 22 de março, às 14h, a Comissão CRCPR Cooperativas realizará uma transmissão ao vivo na TV CRCPR abordando o tema "Novas Regras do Transfer Pricing no Brasil". O evento será moderado pelo coordenador da Comissão, Claudiomiro Rodrigues, e terá o conselheiro do CRCPR, Júlio Ricardo Morona, como mediador. O palestrante convidado será o advogado Marcelo Vieira, especializado em Tributação, sócio da PwC Brasil, responsável pelo departamento tributário de empresas multinacionais na América Latina e Ásia-Pacífico.


COMISSÃO CRCPR VOLUNTÁRIO



Na próxima semana (26/3), às 9h, "Solidariedade também é Cidadania" será tema de live, transmitida na TV CRCPR. O novo evento da Comissão CRCPR Voluntário objetiva sensibilizar profissionais contábeis, empresas e pessoas físicas quanto à importância da destinação do Imposto de Renda (IR). O delegado da Receita Federal do Brasil (RFB) em Curitiba, Marcos Vinícius Rinaldi, será o palestrante da transmissão, mediada pelo coordenador da Comissão, Fernando Borazo. Todos os contribuintes paranaenses que declaram no modelo completo, inclusive quem tem imposto a restituir, podem destinar parte de seu IR devido para beneficiar projetos de organizações sociais que atendem crianças, adolescentes e idosos no estado. A destinação pode ser realizada por meio do próprio programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), até 31 de maio. O Paraná é um dos Estados no qual os contribuintes mais destinam recursos via IR e, mesmo assim, ainda explora menos de 5% de todo o potencial existente para essas destinações. 

Para inscrever-se, clique aqui!


COMISSÃO CRCPR AUDITORIA



O grupo de trabalho reuniu-se na terça-feira (12) em sua primeira reunião do ano de 2024. Na pauta do encontro esteve a programação de eventos como o Fórum do Auditor, lives e podcasts. Recentemente, a comissão realizou uma pesquisa entre os profissionais da contabilidade especializados em auditoria, na qual foram propostos 5 temas pela comissão: 1 – Inteligência Artificial nos Trabalhos de Auditoria; 2 – Tax Audit frente à Reforma Tributária; 3 – Fraudes Corporativas: análise sob a ótica da metodologia de Auditoria; 4 – Impactos na auditoria da adoção dos IFRS S1 e IFRS S2; 5 – Desafios geracionais nas equipes de Auditoria. Na devolutiva da pesquisa, foram recebidas sugestões, resultando em 21 temas diferentes, alguns sugeridos mais de uma vez, que serão selecionados e explorados em eventos no decorrer de 2024. O primeiro, está definido para acontecer em abril e serão abordados temas relacionados ao Transfer Pricing. Participaram do encontro, o coordenador, Sérgio Augusto da Porciúncula Júnior, e os membros Everton Araken Paetzold, Jucimar Valim Nunes, Odirlei Acirtedesco, Paulo Roberto Eyng, Rafael Luque Medina e Wesley Montechiari Figueira, além do funcionário de apoio da comissão, Rafael Marcos Amaral. O presidente do CRCPR, Everson Luiz Breda Carlin, também esteve presente como convidado.


COMISSÃO CRCPR SIMPLIFICA



No dia 14 de março, o grupo de trabalho realizou sua segunda reunião do ano com o propósito de planejar os eventos a serem realizados ao longo de 2024. Estiveram presentes na reunião, a coordenadora, Eunice Maria Cavali Duarte, e os membros Alvaro dos Santos Moraes Junior, Elisete Ferreira de Carvalho, Indiara Barbosa Custódio, Paula Renata Nogueira e Viviane Ramthun Gumz, além do funcionário de apoio da comissão, Rafael Marcos Amaral.

A integrante da Comissão, Elisete Ferreira de Carvalho, participou nesta quarta-feira (20), às 11h, do programa de Uiliam Barbosa, ao vivo na Rádio Paraná Educativa AM 630, falando sobre o tema “Pensão Alimentícia no Imposto de Renda 2024". Para acompanhar, ouça aqui a rádio. Elisete tem participação confirmada no programa Uiliam Barbosa todas as quartas-feiras, neste mesmo horário.

COMISSÃO CRCPR ENSINO



A comissão reuniu-se no dia 15 de março para seu segundo encontro do ano, no qual se destacou a aceitação do calendário proposto para 2024. Durante a reunião, o grupo aprofundou-se nos detalhes de seus próximos projetos. Compareceram ao encontro, o coordenador, Cesiro Aparecido Da Cunha Junior, e dos integrantes Marcelo Marchine Ferreira, Sirlene Siqueira Alves, Edicreia Andrade dos Santos, Simone Sanches, juntamente com a funcionária de apoio da comissão Sara Emmanuelle Martins.


COMISSÃO CRCPR VALORIZA



Na segunda-feira (11), aconteceu a segunda reunião de 2024 do grupo de trabalho, sob a coordenação de Rafaela Neves Cargnin. Durante o encontro, houve continuidade no debate de ideias para as ações a serem implementadas pela comissão ao longo do ano, destacando-se a produção de palestras para o segundo semestre e a criação de materiais gráficos e audiovisuais sobre a profissão contábil. Em seguida, foram realizados alinhamentos importantes entre os integrantes do grupo. Além da coordenadora, estiveram presentes os seguintes membros: Aline Langaro, Devair Aparecido Geremias, Kacyara Maria Tovo Kinner, Michele Petry Preisni, Sirlene Siqueira Alves, Luis Gustavo Araujo, juntamente com a funcionária de apoio da comissão, Ana Paula Ambiel Gaigner.


COMISSÃO CRCPR VOLUNTÁRIO



No dia 26 de março, às 9h, a TV CRCPR transmitirá a live com o tema "Solidariedade também é Cidadania", organizada pela Comissão CRCPR Voluntário. O objetivo do evento é sensibilizar profissionais contábeis, empresas e pessoas físicas sobre a importância da destinação do Imposto de Renda (IR) para ações solidárias. O palestrante será o delegado da Receita Federal do Brasil (RFB) em Curitiba, Marcos Vinícius Rinaldi. A transmissão será mediada pelo coordenador da Comissão, Fernando Borazo.


COMISSÃO CRCPR CONTÁBIL, FISCAL & TRIBUTÁRIO



Na última terça-feira, (19/03), o grupo de trabalho realizou uma reunião visando elaborar projetos relacionados a reforma tributária. O encontro contou com a participação do coordenador, Armando Santos Lira, juntamente com os integrantes Angelita Roza, Eder Alexandre Souza, Elaine Cristina Azevedo, Édipo Alonso de Oliveira Moreira, Germano Cesar Coelho, Guido Poffo, João Eloi Olenike, José Julberto Meira Junior, Luiz Carlos de Souza, Marlon Athos Margal Oliveira, Paolla das Gragas Felix Munarim Hauser e Valdir Marques di Freitas, além do funcionário de apoio da comissão, Carlos Alberto Jungles de Camargo.


COMISSÃO CRCPR PERÍCIA CONTÁBIL



No dia 19 de março, a Comissão CRCPR Perícia Contábil apresentou live, na TV CRCPRsobre o tema "A Perícia Contábil e o Recálculo do IRRF sobre Ações Trabalhistas". O evento teve o perito contábil e mestre em Tecnologia, João Matias Loch, como palestrante, e a perita contábil Viviane Gambale M. S. Daenecke, como moderadora. Loch apresentou a Lei 7.713/1988, sobre o cálculo do IRRF, e as Instruções Normativas da Receita Federal do Brasil (RFB), que tratam do cálculo das verbas tributáveis e isentas do Imposto de Renda Retido na Fonte; e discutiu sobre os abatimentos permitidos legalmente no momento do recebimento dos valores acumulados. O palestrante trouxe ainda exemplos práticos sobre a forma correta para refazer os cálculos e falou sobre a retenção da declaração de ajuste anual em malha fiscal e os procedimentos para a defesa junto a 1ª e 2ª instância da RFB. O evento foi mediado por Anselmo Pedrângelo, conselheiro do CRCPR.

Para assistir, clique aqui.


CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.