Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO CONTÁBIL, FISCAL E TRIBUTÁRIO

O grupo de trabalho apresentará live na TV CRCPR, no dia 10/11, às 9h, sobre "Novidades Contábeis, Fiscais e Tributárias para 2024". Serão abordadas, em especial, as alterações previstas na EFD Reinf; incentivos fiscais que foram implementados, mantidos ou renovados por alguns estados e municípios; o projeto da NFS Nacional e a mudança do voto de qualidade no CARF. O evento será conduzido pelos especialistas Angelita Roza, Guido Poffo, Elaine Cristina Azevedo e Édipo Alonso de Oliveira Moreira.

Inscreva-se aqui!

No dia 24, a Comissão realizou sua  8ª reunião mensal do ano, na qual discutiram a composição do grupo de trabalho para 2024, o desenvolvimento da live de novembro, próximas ações para o ano e exposição dos principais vetos da Lei Complementar nº 199 de 2023. Participaram o coordenador, João Eloi Olenike, os integrantes Angelita Roza, Dermival Oliveira Alves, Elaine Cristina Azevedo, Édipo Alonso de Oliveira Moreira, Guido Poffo, Luiz Carlos de Souza, José Julberto Meira Junior, Valdir Marques Di Freitas, e os profissionais de apoio do CRCPR, Carlos Alberto Jungles de Camargo e Sara Emmanuelle Martins Scarpetta. 




COMISSÃO CRCPR ENSINO l COMISSÃO CRCPR JOVEM



Neste ano, extraordinariamente, o 2º Ciclo de Estudos Contábeis do Paraná será realizado juntamente com o 8º Seminário Jovens Lideranças Contábeis. O objetivo é reunir estudantes e profissionais para discutir sobre a responsabilidade e forma de atuação do profissional contábil, em perspectivas modernas e diversificadas. Serão duas noites de aprendizado, nos dias 30 e 31/10, em modelo híbrido, presencial na sede do  CRCPR, em Curitiba, e transmitido online pela TV CRCPR. 

Organizado pela Comissão CRCPR Ensino e pela Comissão CRCPR Jovem, o encontro terá palestras com temas como "Uso de Redes Sociais e Desempenho Acadêmico", "Responsabilidades e limitações do trabalho do Auditor Contábil", "Contabilidade do Crédito do Carbono" e "ESG: o maior experimento contábil dos últimos 100 anos?"


COMISSÃO CRCPR CONTADOR PÚBLICO

Nas tardes de 9 e 10 de novembro, a TV CRCPR apresentará, ao vivo, o VII Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público, com o tema "A Contabilidade e os Novos Rumos da Administração Pública". Organizado pela Comissão CRCPR Contador Público, o evento está sendo preparado para promover o debate entre os contabilistas que atuam no setor público do Estado do Paraná. Serão abordados assuntos como despesas com pessoal, demonstrativos contábeis, Gestão de Custos, SIAFIC e a responsabilidade do profissional contábil. Uma das iniciativas do Fórum é proporcionar um espaço de discussão e aprofundamento sobre tópicos de extrema importância para a prática contábil no contexto do setor público paranaense. 



Além disso, a Escola Técnica Contabilidade Pública terá mais três episódios ainda em 2023. O próximo será transmitido na TV CRCPR, no dia 26/10, às 14h, sobre "Retenção Ampla de Imposto de Renda nos Estados e Municípios". A aula abordará informações obtidas em participações em Grupos Nacionais da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Grupos Nacionais de EFD-Reinf e Grupo da Retenção Ampla no Estado do Paraná, para esclarecer as principais dúvidas, desafios, soluções e sugestões sobre o tema. O palestrante desse episódio será o contador Marcos Venícius Medri, auditor externo do Tribunal de Contados do Estado do Paraná, pós-graduado em Contabilidade Pública. Para inscrever-se, clique aqui!

Em novembro, serão transmitidos mais dois episódios. O primeiro, no dia 16, abordará "Obrigações Acessórias - DCTFWeb", e o último, no dia 30, será sobre "Compliance no Setor Público". Para inscrever-se, clique aqui




CRCPR VOLUNTÁRIO



Na quarta-feira, dia 18 de outubro, a Comissão CRCPR Voluntário reuniu-se de forma remota para tratar de assuntos relacionados aos próximos projetos para 2024. O coordenador, Francisco Savi, comentou a respeito da regularização dos Fundos dos Direitos da Criança e Adolescente (FDCA) e Fundos dos Direitos do Idoso (FDI), agradecendo a presença, o empenho e a dedicação dos voluntários em relação a essa pauta. Participaram do encontro, além do coordenador, Marcia Regina Cordoni Savi, Naira Cuenca Moraes, Andressa Cordoni Savi, Tais Suzani Zucco Maeda, Jéssica Fernanda Pereira Rossi, e a funcionária de apoio do CRCPR, Nadja Nayra Baptista Andreacci.


COMISSÃO CRCPR INOVA

O próximo evento presencial do Ideathon acontece em Cascavel, no dia 31/10. A programação dos eventos presenciais inclui temas como: "Apresentação da Jornada Digital: Rumo à Transformação!"; "Desvendando Inovação e Transformação Digital"; "Fomentando e Gerindo Ideias Transformadoras"; "Inovação como a Chave do Sucesso Competitivo" e "Navegando Tecnologias, Terceirização e Oportunidades de Negócios". 

Os inscritos no Programa Ideathon podem acessar as diversas etapas  da série "Habilidades Digitais", já disponíveis na plataforma da trilha de aprendizagem do SEBRAE-PR, bem como as  videoaulas sobre "Comunicação e Canais Digitais", "Estratégias Digitais", "Organização e Pessoas" e "Segurança Digital para Contadores". 

Está disponível na TV CRCPR a gravação da live de tira-dúvidas, transmitida no dia 6/10, sobre o tema: "Segurança Digital para Contadores", que aborda os principais riscos que empresas de contabilidade enfrentam, medidas preventivas e como se manter atualizado em um mundo digital. 

As demais lives do Programa Ideathon - Maratona da Inovação Contábil também estão disponíveis na Playlist da TV CRCPR para quem quiser rever e para quem quiser começar a participar agora. 

Para assistir à gravação da live de 6/10, clique aqui! 

Para assistir às gravações das lives anteriores, acesse a Playlist Ideathon clicando aqui. 


COMISSÃO PERÍCIA CONTÁBIL

No dia 24 de novembro, das 14 às 16h, a Perícia Previdenciária estará em destaque durante a realização da Mesa Redonda de Perícia Contábil. Organizado pela Comissão CRCPR Perícia Contábil, o evento será conduzido exclusivamente de forma online, com transmissão ao vivo na TV CRCPRO objetivo é promover a difusão de conhecimentos específicos na área de perícias de benefícios da aposentadoria pelo INSS, na modalidade da Revisão da Vida Toda. Os instrutores da mesa redonda serão os especialistas, Marielle Cristiane MininiDiego Felipe M. TigrinhoViviane Gambale Miranda Dos Santos Daenecke e João Matias Loch, os dois últimos integrantes da Comissão realizadora do evento. A mediação será conduzida pelo coordenador da Comissão, Renê Miguel Reque Filho.

Inscreva-se gratuitamente clicando aqui! 




COMISSÃO CRCPR MULHER

No dia 25 de outubro, a Comissão CRCPR Mulher promoveu o evento "Delas para Todos", que abordou desafios enfrentados pelas mulheres na área contábil. O evento foi realizado presencialmente no Hotel Camboa, em Paranaguá. A programação teve início às 13h30, com a palestra inaugural de Iago França Lopes, intitulada "Diversidade e Inclusão na Contabilidade", apresentada pela coordenadora do CRCPR Mulher, Rosemere Hayashi. Em seguida, Denisa Maria Borçato conduziu uma discussão sobre "Assédio no Trabalho", trazendo informações para a conscientização dos direitos dos profissionais e a prevenção de situações de assédio no ambiente de trabalho, com a mediação de Marcia Ojido Hokama e apresentação de Elenice Cácia Bittencourt Teixeira. O terceiro painel, com Priscila Schran de Lima e Indiara Barbosa, explorou a interseção entre a "Profissão Contábil e a Política", examinando como essas duas áreas se relacionam e podem influenciar a carreira das mulheres na contabilidade. A apresentação ficou a cargo de Rosemeri Petzold, com mediação de Simone Vanni Soares. Por fim, o evento culminou com o tema "Protagonismo Feminino na Liderança", apresentado por Rosangela Angonese e mediado por Rosemere Hayashi. Em breve, confira a cobertura completa.




CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.




Reprodução permitida, desde que citada a fonte.