Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Em 2023, o 2º Ciclo de Estudos Contábeis do Paraná (CECOP) e o 8º Seminário Jovens Lideranças Contábeis (Seminário JLC) serão realizados conjuntamente. Serão duas noites de aprendizado, nos dias 30 e 31/10, em modelo híbrido, presencial na sede do CRCPR, em Curitiba, e transmitido online pela TV CRCPR.  O objetivo do evento é promover a capacitação e atualização de estudantes e profissionais da área contábil, abordando temas relevantes e atuais do mercado. As inscrições são gratuitas e solidárias, mediante doação de três quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades sociais. 

Organizado pela Comissão CRCPR Ensino e Comissão CRCPR Jovem, o primeiro dia de evento contará com palestras sobre os temas: "Uso de Redes Sociais e Desempenho Acadêmico" e "Responsabilidades e limitações do trabalho do Auditor Contábil". O primeiro tema será apresentado por Pavel Elias Zepeda Toro (currículo), Flaviano Costa (currículo) e Alison Martins Meurer (currículo), que possuem uma extensa bagagem curricular voltada ao ensino e pesquisa na área da contabilidade. O segundo tema será apresentando por Éverton Araken Paetzold (currículo), integrante da Comissão CRCPR Auditoria Contábil e sócio líder em Auditoria com experiência em empresas de capital aberto listadas no Brasil e no exterior. 

O coordenador da Comissão CRCPR Ensino, Cesiro Aparecido da Cunha Junior, e o coordenador da Comissão CRCPR Jovem, Everson Lopes, serão responsáveis pela mediação do evento. 

   

Conheça perspectivas dos palestrantes do primeiro dia de evento:

CRCPR Online: Como você enxerga a importância deste evento que aborda temas contemporâneos na área contábil e promove a troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais experientes?

Flaviano Costa
Professor da UFPR

"Vejo como uma oportunidade para os profissionais contábeis combinarem aspectos teóricos, que são essenciais para o desenvolvimento científico da área, juntamente com a prática profissional, vital para o crescimento das organizações no Brasil. Tenho certeza de que as ações do Conselho beneficiam tanto os profissionais contábeis quanto a academia, destacando a relevância desses dois mundos - acadêmico e profissional - que não são opostos nem excludentes, mas sim complementares e interdependentes."

Pavel Elias Zepeda Toro
Doutorando e mestre em Contabilidade

"Esses eventos desempenham um papel fundamental na formação e aprendizado dos estudantes e profissionais, contribuindo para a evolução contínua da contabilidade como área de estudo e prática. Além disso, destacam a importância da colaboração intergeracional, a relevância dos temas contemporâneos, o enriquecimento acadêmico e as oportunidades de networking, essenciais para atrair e reter talentos na área contábil."

Alison Martins Meurer
Professor da UFPR

"Eventos como este proporcionam uma valiosa interação entre estudantes, professores e profissionais de diversas áreas. Sem dúvida, representam uma oportunidade excepcional para os estudantes enriquecerem seu aprendizado e para os profissionais contábeis compreenderem as perspectivas e necessidades da próxima geração de profissionais da área."

Éverton Araken Paetzold
Sócio Líder de Auditoria

"O evento é mais uma oportunidade que o CRCPR oferece aos estudantes e profissionais, proporcionando uma troca de conhecimentos entre profissionais jovens e experientes. O debate é uma ferramenta que deve sempre ser utilizada e estar em evidência. Além de fortalecer as bases de conhecimento de todos, fortalece nossa profissão e sua imagem perante a sociedade."

CRCPR Online: A primeira palestra irá abordar o uso de redes sociais e o desempenho acadêmico. Como os dois se relacionam?

Flaviano Costa: O uso das redes sociais, no ambiente contemporâneo, pode influenciar o desempenho acadêmico de forma positiva ou negativa, dependendo da forma como serão utilizadas. Positivamente, as redes sociais trazem para os indivíduos acesso rápido e gratuito a recursos educacionais, comunicação mais rápida, estímulo ao processo criativo e formação de network. Contudo, também podem induzir a distrações e cyberloafing* por meio do acesso a todo tipo de informação, cyberbullying* por meio da exposição excessiva dos usuários e falta de controle sobre as informações compartilhadas. Portanto, todas essas questões influenciam o desempenho acadêmico.

Alison Martins Meurer: O uso excessivo das redes sociais pode provocar distração, fazendo com que o estudante deixe de prestar atenção na aula. A procrastinação também é um elemento a ser observado, porque o estudante pode utilizar as redes sociais num momento em que deveria estar se dedicando as atividades acadêmicas. Além disso, fatores como qualidade do sono, que estão atrelados ao desempenho do indivíduo, podem ser afetados pelo uso exagerado das redes sociais. É claro que essas ferramentas possuem diferentes pontos positivos, como a facilidade em obter informações rápidas e a interação entre os usuários de diferentes partes do mundo. Entretanto, o uso responsável é essencial para que se tenha um desempenho proveitoso destes canais.

Pavel Elias Zepeda Toro: A relação entre o uso de redes sociais e o desempenho acadêmico é complexa. O uso excessivo pode levar a distrações, redução da produtividade, aumento da ansiedade e estresse, afetando negativamente o bem-estar emocional e, consequentemente, o desempenho acadêmico. No entanto, redes sociais profissionais, como o LinkedIn, podem ser benéficas para estabelecer conexões e oportunidades de carreira. Encontrar um equilíbrio saudável entre o uso das redes sociais e as responsabilidades acadêmicas é essencial, com a orientação de instituições educacionais e educadores desempenhando um papel importante.

CRCPR Online: Em relação à segunda palestra do evento, sobre as responsabilidades do auditor contábil, quais são os maiores desafios enfrentados pelos auditores atualmente?

Éverton Araken Paetzold: Trazer a clareza necessária sobre o papel e a extensão da responsabilidade do auditor nos seus trabalhos. Notícias sobre escândalos contábeis e acerca de demonstrações financeiras fraudulentas podem levar os participantes do mercado a uma percepção incorreta do papel do auditor dessas empresas. Minha percepção é que a comunicação das responsabilidades precisa ser melhorada em vários níveis, desde o público interno da empresa auditada até público externo.




   

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.