Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO CRCPR CONTADOR PÚBLICO



A Escola Técnica Contabilidade Pública terá mais três episódios ainda em 2023. O próximo será transmitido na TV CRCPR, no dia 26/10, às 14h, sobre "Retenção Ampla de Imposto de Renda nos Estados e Municípios". A aula abordará informações obtidas em participações em Grupos Nacionais da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Grupos Nacionais de EFD-Reinf e Grupo da Retenção Ampla no Estado do Paraná, para esclarecer as principais dúvidas, desafios, soluções e sugestões sobre o tema. O palestrante desse episódio será o contador, Marcos Venícius Medri, auditor externo do Tribunal de Contados do Estado do Paraná, pós-graduado em Contabilidade Pública. Para inscrever-se, clique aqui!

Em novembro, serão transmitidos mais dois episódios. O primeiro no dia 16, abordará "Obrigações Acessórias - DCTFWeb", e o último, no dia 30, será sobre "Compliance no Setor Público". Para inscrever-se, clique aqui



Além disto, nas tardes de 9 e 10 de novembro, a TV CRCPR apresentará, ao vivo, o VII Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público, com o tema "A Contabilidade e os Novos Rumos da Administração Pública". Organizado pela Comissão CRCPR Contador Público, o evento está sendo preparado para promover o debate entre os contabilistas que atuam no setor público do Estado do Paraná. Serão abordados assuntos como despesas com pessoal, demonstrativos contábeis, Gestão de Custos, SIAFIC e a responsabilidade do profissional contábil. Uma das iniciativas do Fórum é proporcionar um espaço de discussão e aprofundamento sobre tópicos de extrema importância para a prática contábil no contexto do setor público paranaense. 


CRCPR VALORIZA

A coordenadora da Comissão, Elisete Ferreira de Carvalho, participou nesta quarta-feira (18), às 11h, do programa de Uiliam Barbosa, ao vivo na Rádio Paraná Educativa AM 630, falando sobre o tema “PNL - Princípios, Rapport, Ancoras e Modelagem". Para acompanhar, ouça aqui a rádio. Elisete tem presença confirmada no programa Uiliam Barbosa todas as quartas-feiras, neste mesmo horário.

COMISSÃO CRCPR ENSINO l COMISSÃO CRCPR JOVEM



Neste ano, extraordinariamente, o 2º Ciclo de Estudos Contábeis do Paraná será realizado juntamente com o 8º Seminário Jovens Lideranças Contábeis. O objetivo é reunir estudantes e profissionais para discutir sobre a responsabilidade e forma de atuação do profissional contábil, em perspectivas modernas e diversificadas. Serão duas noites de aprendizado, nos dias 30 e 31/10, em modelo híbrido, presencial na sede do  CRCPR, em Curitiba, e transmitido online pela TV CRCPR. 

Organizado pela Comissão CRCPR Ensino e pela Comissão CRCPR Jovem, o encontro terá palestras com temas como "Uso de Redes Sociais e Desempenho Acadêmico", "Responsabilidades e limitações do trabalho do Auditor Contábil", "Contabilidade do Credito do Carbono" e "ESG: o maior experimento contábil dos últimos 100 anos?"

A Comissão CRCPR Ensino esteve reunida no dia 19 para discutir a estruturação do CECOP. Participaram o coordenador Cesiro Aparecido da Cunha Junior, os integrantes Alison Meurer e Sirlene Siqueira Alves, e a funcionária de apoio do CRCPR, Jeruza Moura.




COMISSÃO CRCPR INOVA

O próximo evento presencial do Ideathon acontece em Cascavel, no dia 31/10. A programação dos eventos presenciais inclui temas, como: "Apresentação da Jornada Digital: Rumo à Transformação!"; "Desvendando Inovação e Transformação Digital"; "Fomentando e Gerindo Ideias Transformadoras"; "Inovação como a Chave do Sucesso Competitivo" e "Navegando Tecnologias, Terceirização e Oportunidades de Negócios". 

Os inscritos no Programa Ideathon podem acessar as diversas etapas  da série "Habilidades Digitais", já disponíveis na plataforma da trilha de aprendizagem do SEBRAE-PR, bem como as  videoaulas sobre "Comunicação e Canais Digitais", "Estratégias Digitais", "Organização e Pessoas" e "Segurança Digital para Contadores". 

Está disponível na TV CRCPR a gravação da live de tira-dúvidas, transmitida no dia 6/10, sobre o tema: "Segurança Digital para Contadores", que aborda os principais riscos que empresas de contabilidade enfrentam, medidas preventivas e como se manter atualizado em um mundo digital. 

As demais lives do Programa Ideathon - Maratona da Inovação Contábil também estão disponíveis na Playlist da TV CRCPR para quem quiser rever e para quem quiser começar a participar agora. 

Para assistir à gravação da live de 6/10, clique aqui! 

Para assistir às gravações das lives anteriores, acesse a Playlist Ideathon clicando aqui. 


COMISSÃO CRCPR MULHER



No dia 25 de outubro, a Comissão CRCPR Mulher promoverá o evento "Delas para Todos", que se concentrará nos desafios enfrentados pelas mulheres na área contábil. O evento será realizado presencialmente no Hotel Camboa, em Paranaguá, e contará com a participação de profissionais da contabilidade que contribuirão para o debate. A programação terá início às 13h30, com a palestra inaugural de Iago França Lopes, intitulada "Diversidade e Inclusão na Contabilidade", apresentada pela coordenadora do CRCPR Mulher, Rosemere Hayashi. Em seguida, Denisa Maria Borçato conduzirá uma discussão sobre "Assédio no Trabalho", trazendo informações para a conscientização dos direitos dos profissionais e a prevenção de situações de assédio no ambiente de trabalho, com a mediação de Marcia Ogido Hokama e apresentação de Elenice Cácia Bittencourt Teixeira. O terceiro painel, com Priscila Shran de Lima e Indiara Barbosa, explorará a interseção entre a "Profissão Contábil e a Política", examinando como essas duas áreas se relacionam e podem influenciar a carreira das mulheres na contabilidade. A apresentação ficará a cargo de Rosemeri Petzold, com mediação de Simone Vanni Soares. Por fim, o evento culminará com o tema "Protagonismo Feminino na Liderança", apresentado por Rosangela Angonese e mediado por Rosemere Hayashi. Será uma oportunidade de aprendizado e reflexão para todos os participantes.


CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.




Reprodução permitida, desde que citada a fonte.