Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS, FISCAIS E TRIBUTÁRIOS 



Na manhã de terça-feira (19), realizou-se a 7ª reunião mensal de 2023 da Comissão de Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários do CRCPR, de forma virtual. Os principais assuntos discutidos durante a reunião incluíram o relato da participação da comissão no Workshop das Comissões do CRCPR, ocorrido em Ponta Grossa, e o planejamento de um evento futuro que abordará as novidades contábeis, fiscais e tributárias previstas para 2024. Participaram da reunião, o coordenador João Eloi Olenike, os membros Angelita Roza, Elaine Cristina Azevedo, Édipo Alonso de Oliveira Moreira, Guido Poffo, Luiz Carlos de Souza, José Julberto Meira Junior, Ronaldo Bosco Soares e o funcionário de apoio da Comissão, Carlos Alberto Jungles de Camargo.

COMISSÃO CRCPR JOVEM



Na terça-feira (19), o coordenador da Comissão, Everson Luiz Lopes, participou de uma mesa redonda realizada pela Faculdade Estácio, (realizada) no auditório da faculdade, em Curitiba. O evento abordou o tema "Um diálogo sobre as dificuldades do mundo corporativo" e contou com a participação do delegado da Receita Federal de Curitiba, Marcos Vinicius Rinaldi, do presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Marcello Crispiniano Padula e do conselheiro e diretor de Formação Profissional do CRA-PR, Fabricio Palermo Pupo. A mediação ficou a cargo da coordenadora dos cursos de Gestão da Faculdade Estácio, Isabela Laginski Lippel.



Com foco nos alunos e jovens profissionais de todo Estado do Paraná que prestarão a prova, a Comissão CRCPR Jovem realizou uma live no dia 15/9 para esclarecer as principais dúvidas sobre a programação, os locais de prova, o horário, a organização do evento e a postura do aluno nos estudos. O encontro foi conduzido pelo coordenador da Comissão, Everson Luiz Lopes, e pela conselheira do CRCPR, Daniela Novak; os entrevistados foram a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Foz do Iguaçu, Fabíola Graciele Besen, e o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu, Valdir Serafim Junior.


COMISSÃO CRCPR INOVA

No dia 22 de setembro, Londrina será a próxima cidade a receber o Programa Ideathon - Maratona de Inovação Contábil. Na ocasião, será discutido de que forma a transformação digital poderá auxiliar e facilitar o trabalho dos profissionais da contabilidade. Desenvolvida pelo CRCPR Inova em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR), a jornada do Ideathon - Maratona de Inovação Contábil é composta por trilha de aprendizagem com videoaulas, lives para sanar dúvidas sobre os temas, eventos presenciais e Diagnóstico de Maturidade Digital, que avalia o quanto o profissional ou a empresa contábil estão inseridos no mundo digital.

Além disto, os inscritos no Programa já podem acessar as primeiras etapas da série "Habilidades Digitais", disponíveis na plataforma da trilha de aprendizagem do SEBRAE/PR. Além da  videoaula sobre "Comunicação e Canais Digitais", agora é possível assistir à videoaula sobre "Estratégia Digital", que discute práticas de inovação e áreas de crescimento digital. No dia 14/9, a TV CRCPR transmitiu live para tirar dúvidas sobre o tema "Estratégia Digital". Assista à gravação aqui!

Clique aqui para saber mais!


COMISSÃO CRCPR MULHER



No dia 25 de outubro, a Comissão CRCPR Mulher realizará o evento presencial "Delas para todos", que abordará assuntos de grande importância para a classe contábil, com foco nos desafios enfrentados pelas mulheres. O evento acontecerá no Hotel Camboa, em Paranaguá, e contará com a participação de profissionais renomadas e experientes, que trarão contribuições valiosas para o debate. A programação inclui discussões sobre a "Profissão Contábil e a Política", "Assédio no Trabalho" e "Protagonismo Feminino na Liderança". 

COMISSÃO DE AUDITORIA CONTÁBIL

Dando sequências às comemorações da Semana do Contador, a Comissão CRCPR Auditoria Contábil preparou uma live sobre o tema "Auditoria Contábil em Startups: transparência, investimentos e governança corporativa". O evento será transmitido no dia 22/9, às 14h, na TV CRCPR. Nesta live, serão abordadas as vantagens que a Auditoria Contábil pode proporcionar às Startups, como melhorias no ambiente de governança corporativa; avaliação dos registros contábeis; otimização dos procedimentos fiscais e tributários e da qualidade dos relatórios financeiros; e confiança para o mercado e os diferentes usuários das demonstrações financeiras. Além disto, a Auditoria ainda cumpre eventuais exigências regulatórias e a preparação para o ingresso no mercado de capitais. Os palestrantes do evento serão os especialistas André Medeiros (currículo), Melissa Schleich (currículo) e Rodrigo Marcatti (currículo). Inscreva-se aqui



Além disto, no dia 27 de setembro, o CRCPR realizará o tradicional Fórum do Auditor. Produzido pela Comissão CRCPR Auditoria Contábil, o fórum será transmitido pela TV CRCPR e valerá até 8 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).

O evento contará com renomados palestrantes como o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Everson Breda Carlin, o coordenador da Comissão do CRCPR, Sérgio Porciúncula, e ainda os especialistas Wesley FigueiraEdson CostaRodrigo PuppiRafael MedinaMárcio SantosAlessandra BichofEdicreia Andrade dos SantosHugo Dias AmaroDiego Godoy e Everton PaetzoldConheça perspectivas de alguns dos apresentadores do painel do evento, sobre a carreira!


COMISSÃO TERCEIRO SETOR



O grupo de trabalho reuniu-se no dia 18, com a participação do coordenador Nelson Zafra, dos integrantes Edson Aparecido Gomes, Sandro Gabriel da Silva Kaiber, Sirlene Siqueira Alves, William Fischer da Silva Junior, e da funcionária de apoio do CRCPR, Victória Rossini Andreiu. Na ocasião, foi informado que, em virtude do International Accouting Standards Board (IASB) ainda estar trabalhando em uma norma geral para o Terceiro Setor, a Comissão do Terceiro Setor do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) decidiu aguardar as definições, para, então, dar continuidade à atualização da Interpretação Técnica Geral (ITG) 2002. A comissão conversou ainda sobre a organização do 7º Fórum da Comissão do Terceiro Setor.


CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.