Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

No dia 27 de setembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizará o tradicional Fórum do Auditor. Produzido pela Comissão CRCPR Auditoria Contábil, o fórum será transmitido pela TV CRCPR e valerá até 8 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).

O evento contará com renomados palestrantes como o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Everson Breda Carlin, o coordenador da Comissão do CRCPR, Sérgio Porciúncula, e ainda os especialistas Wesley FigueiraEdson CostaRodrigo PuppiRafael MedinaMárcio SantosAlessandra BichofEdicreia Andrade dos SantosHugo Dias AmaroDiego Godoy e Everton Paetzold.

Um dos painéis planejados pelo grupo de trabalho do CRCPR para o tradicional evento é "Carreira do Auditor: das instituições de ensino ao mercado de trabalho". O tema visa contemplar alguns aspectos da carreira do auditor, abrangendo os desafios encontrados desde as instituições de ensino na atração de estudantes até as demandas do mercado de trabalho do auditor contábil.

Conheça perspectivas de alguns dos apresentadores do painel sobre o tema:

O CRCPR Online realizou entrevistas com apresentadores do painel, que são especialistas em Auditoria e possuem experiência e vivência em instituições de ensino. Eles compartilharam suas perspectivas sobre o painel, destacando as principais habilidades e competências que consideram essenciais para aqueles que desejam se tornar futuros auditores. 

CRCPR Online: Em um mercado de trabalho em constante evolução, quais são as principais competências e habilidades que os futuros auditores devem desenvolver durante sua formação acadêmica?

Alessandra Fernandes Bichof (AFB): Os futuros auditores precisam focar na dinâmica e velocidade das mudanças nas organizações. Devem desenvolver competências em análise de dados, pensamento crítico, habilidades tecnológicas e comunicação eficaz. Precisam ainda estar atentos às mudanças regulatórias e sua influência na economia dos países e, consequentemente, na eficiência das empresas.

Alessandra Fernandes Bichof é pós-graduada em Auditoria Integral e possui mais de 15 anos de experiência em docência no ensino superior. Atualmente, é coordenadora do curso de Ciências Contábeis na FAE Centro Universitário e professora nas disciplinas de Gestão e Controle.

Hugo Dias Amaro (HDA): No contexto de um mercado em constante evolução, futuros auditores precisam desenvolver aptidões que abrangem desde uma sólida compreensão das normas contábeis, incluindo os padrões internacionais e brasileiros, até a capacidade de analisar e interpretar dados financeiros complexos, identificando tendências e anomalias. Também é necessário possuir pensamento crítico, comunicação clara (oral e escrita), conhecimento em tecnologia da informação, ética profissional, gestão do tempo, trabalho em equipe e adaptação às mudanças regulatórias e tributárias.

Hugo Dias Amaro é especialista em Gestão Financeira e Auditoria e atua como professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Sérgio Porciúncula Júnior (SPJ): Novas competências técnicas são exigidas a cada dia. Além dos conhecimentos técnicos dos Pronunciamentos Contábeis, uma das novas vertentes que os profissionais contábeis devem acompanhar de perto são os Pronunciamentos que estão sendo emitidos paulatinamente referente as Normas Internacionais de Sustentabilidade. Frente às novas tecnologias emergentes ainda se destacam habilidades como senso crítico, julgamento profissional e uma visão sistêmica associadas com raciocínio lógico para resolução de problemas complexos. E, também, possuir as habilidades comportamentais (soft skills) como comunicação, trabalho em equipe, escuta ativa, entre outras.

Sérgio Porciúncula Júnior é coordenador da Comissão CRCPR Auditoria Contábil. Possui especialização em Controladoria e atua como professor titular de Auditoria na Universidade Tuiuti do Paraná, contando com mais de 14 anos de experiência em Auditoria Externa.

Edicreia Andrade dos Santos (EAS): São várias as competências e habilidades que os profissionais da auditoria precisam desenvolver durante sua formação. Além dos conhecimentos técnicos e operacionais com a delimitação do escopo de uma auditoria, do seu objetivo e estratégia, normas e etc.: é necessário o desenvolvimento de competências e habilidades pessoais e interpessoais como ceticismo profissional, saber trabalhar com pessoas e diferentes tecnologias, boa comunicação escrita e verbal, entre outras.

Edicreia Andrade dos Santos é doutora em contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora na Universidade Federal do Paraná, atuando na graduação de Ciências Contábeis e no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade.

CRCPR Online: Eventos como o Fórum do Auditor desempenham um papel importante na conexão entre a academia e a prática profissional. Na sua opinião, como essa ponte pode ser fortalecida para benefício mútuo?

(AFB): Eventos como o Fórum do Auditor fortalecem o compromisso do conhecimento adquirido na academia alinhado à prática. A troca de experiências de profissionais, acadêmicos e o mercado, situa os estudantes sobre as práticas atuais, bem como as habilidades futuras que serão exigidas pelo mundo do trabalho ao se formarem. Para os profissionais contábeis, as possibilidades de trocas e networking também são vastas. Os participantes podem interagir com palestrantes, professores e estudantes, compartilhando ideias e perspectivas. Isso pode levar a discussões estimulantes, colaborações em projetos futuros, parcerias de pesquisa e até mesmo oportunidades de carreira.

(HDA): Esses eventos conectam a academia e a prática contábil. Essa conexão é primordial para beneficiar ambos os lados. A participação ativa de profissionais experientes e acadêmicos é essencial. Palestras e discussões, envolvendo profissionais da indústria e acadêmicos, enriquecem com insights práticos. Temas atuais e estudos de caso realçam a relevância e a aplicação da teoria. A interação entre profissionais por meio de perguntas e respostas estimula aprendizado e troca de perspectivas. O fórum promove colaboração e feedback, direcionando pesquisas relevantes e práticas. Mentorias e orientações auxiliam estudantes a compreender o potencial da auditoria e desenvolver suas carreiras. A educação contínua é vital, e o fórum compartilha conhecimento por meio de publicações online, alcançando um público amplo. Em síntese, o Fórum do Auditor contribui significativamente para a conexão entre academia e a prática contábil, enriquecendo a área de auditoria.

(SPJ): A proposta do Fórum do Auditor, em especial esse painel, é promover a exposição assertiva do que as Instituições de Ensino Superior estão buscando fazer para atrair e reter os estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, bem como ouvir do mercado de trabalho o que está sendo exigido atualmente. E um dos grandes benefícios é que tão logo essas lacunas forem percebidas nos conteúdos programáticos dos Cursos de Ciências Contábeis elas podem ser readequadas para aumentar o grau de satisfação dos estudantes das instituições e na qualidade da formação dos profissionais contábeis.

(EAS): A conexão entre a academia e a prática profissional é algo que as instituições de ensino e todos seus agentes precisam fortalecer dia a dia, pois como já mencionado por Paulo Freire, teoria e prática devem ser inseparáveis, para possibilitar aos indivíduos reflexão sobre a ação, e com isso proporcionar maior educação e conhecimento para sempre melhorar e evoluir.





Reprodução permitida, desde que citada a fonte.