Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO PARA ASSUNTOS CONTÁBEIS, FISCAIS E TRIBUTÁRIOS



Na terça-feira (23), pela manhã, a Comissão reuniu-se de forma virtual para realizar sua 5ª reunião mensal. Durante o encontro foram debatidos temas relacionadas a definição de datas para os eventos organizados pela comissão. A situação atual da Substituição Tributária no Paraná e a Cartilha orientativa aos Contadores também foram debatidos durante o encontro. Participaram o coordenador, João Eloi Olenike, e os integrantes Angelita Roza, Ronaldo Bosco Soares, Elaine Cristina Azevedo, Guido Poffo, José Julberto Meira Junior e o funcionário de apoio do CRCPR. Carlos Alberto Jungles de Camargo.


COMISSÃO CRCPR VOLUNTÁRIO



A Comissão organizou entrevista com o contador e auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Leudemir Dias dos Santos, para esclarecer dúvidas sobre a destinação de IR a projetos sociais. Leudemir trabalhou por 13 anos no Plantão Fiscal e, atualmente, é representante da DRF/Curitiba na equipe Regional da Cidadania Fiscal da 9a Região Fiscal. 


COMISSÃO DOS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA CONTÁBIL



No dia 18 de maio, a Comissão reuniu-se, por videoconferência, para definir assuntos relacionados ao Fórum do Auditor 2023. Durante o encontro foram apresentadas sugestões de temas e possíveis painelistas. O tradicional Fórum do Auditor tem previsão para ser realizado em setembro deste ano. Participaram da reunião, o vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin, o coordenador da comissão, Sérgio Augusto da Porciúncula Júnior, e os integrantes, Edson Rodrigues da Costa, Everton Araken Paetzold, Odirlei Acir Tedesco, Rafael Luque Medina, Wesley Montechiari Figueira e o funcionário de apoio do CRCPR, Rafael Marcos Amaral. 



A Comissão realizará nesta sexta-feira, dia 26 de maio, às 9h, na TV CRCPR, a live "Vozes Femininas na Auditoria". O foco é tratar da presença feminina nas áreas contábil e de auditoria, obstáculos enfrentados, seu papel como líderes, diversidade de gênero e cultura nas equipes, impacto da tecnologia na auditoria e oportunidades para as mulheres, importância do networking e a mentoria para mulheres na auditoria contábil. As palestrantes serão Emanuele Solyom e Eliane Scoto.

Para inscrever-se, clique aqui


COMISSÃO DE PERITOS CONTÁBEIS



Na manhã de 19 de maio, a Comissão realizou o 3º encontro do Grupo de Estudos Técnicos em Perícia Contábil, por videoconferência, o assunto tratado foi "Perícias em arbitragem", abordado pelo integrante da comissão, Maurício Cadenas Prado. O Grupo de Estudos Técnicos tem o objetivo de fomentar o debate e o aprimoramento profissional mediante estudos práticos, além de propiciar aos participantes oportunidades para obter parte da pontuação requerida pelo Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).



No mesmo dia, após o encontro do Grupo de Estudos, a Comissão de Peritos do CRCPR reuniu-se em sua 4ª reunião mensal de 2023. Os assuntos em pauta foram os preparativos e definições relacionados ao treinamento destinado aos Inspetores Fiscais e demais colaborados do CRCPR. Também foram realizados ajustes e considerações acerca do Vll Seminário Paranaense de Perícia Contábil, como os alinhamentos finais e detalhamentos dos procedimentos a serem adotados por todos os membros da Comissão, visando proporcionar o melhor resultado possível para os participantes dos eventos. 

Participaram da reunião o coordenador Renê Miguel Reque Filho, os integrantes João Matias Loch, Maurício Cadenas Prado, Viviane Gambale Miranda Dos Santos Daenecke, Fernanda Castro Voltolini, Gilvânia Hluszka Henk, Marlon Athos Marçal, Udo Strassburg e o funcionário de apoio do CRCPR, Iran Luiz Cordeiro.



O VII Seminário Paranaense de Perícia Contábil acontecerá nas tardes dos dias 15 e 16 de junho, abordando temas como: "O papel do Perito Contábil na quantificação de danos em contratos de M&A (Mergers and Acquisitions)", "Valuation na Perícia Contábil", "A terceirização e a responsabilidade do tomador de serviço após a Reforma Trabalhista/2017 e suas implicações na Perícia Contábil" e "A Perícia Contábil nas Ações de Prestação de Contas". O tradicional evento será transmitido pela TV CRCPR.  

Cada dia da programação valerá 3,5 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para peritos inscritos que realizarem as atividades de confirmação de presença durante os painéis. Quem participar de todo o evento, nos dois dias, poderá obter até 7 pontos no PEPC.

Para inscrever-se no primeiro dia do evento (15/6), clique aqui.
Para inscrever-se no segundo dia do evento (16/6), clique aqui.


COMISSÃO DE PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE ELEITORAL E PARTIDÁRIA

No dia 2 de junho, das 09h às 16h, será transmitida na TV CRCPR, a live do evento "Prestação de Contas Partidárias", organizado pela Comissão. Durante a transmissão, serão apresentados atualizações, procedimentos, etapas e resolução dos problemas que envolvem a prestação de contas dos partidos políticos. A participação valerá 6 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC, mediante inscrição prévia e confirmação de presença por meio do link disponibilizado no chat ao longo da transmissão.

Os palestrantes do evento serão: Décio Vicente Galdino Cardin (coordenador do grupo de trabalho do CRCPR e membro da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade - CFC), Sérgio Beeber (integrante da Comissão e bacharel em Ciências Contábeis pela Funesp - Fundação de Ensino Superior de Pato Branco), Denilson Pasin (integrante da Comissão e bacharel em Ciências Contábeis pela UFPR), Jessica Harumi (conselheira do CRCPR e integrante da Comissão), Paulo Sérgio Esteves (pós graduado em Direito e Processo Eleitoral e coordenador de Contas Eleitorais e Informações Partidárias), Maurício Vitor Leone de Souza (Advogado na área de direito eleitoral há 20 anos, com atuação em assessoria jurídica partidária e campanhas políticas) e Elson Amorim Simões (expert em Contabilidade Partidária e Eleitoral e membro da Comissão Nacional de Estudos da Contabilidade Eleitoral do CFC). 

As inscrições são gratuitas. Clique aqui para inscrever-se


CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.