Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL PARANAENSE

No dia 9 de agosto, terça-feira, a Comissão do Empresário Contábil Paranaense do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) promoveu a live “Precificação de serviços e honorários”.

A palestra foi ministrada por dois contadores que possuem enorme bagagem para falar sobre o assunto: o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, que é especialista em diversas áreas da contabilidade e já atuou como consultor empresarial em diferentes prestadoras de serviços contábeis, e a coordenadora da Comissão responsável pelo evento, Elizangela de Paula Kuhn, segunda geração no comando de empresa do ramo da contabilidade com 49 anos de atividade. A mediadora foi a conselheira e coordenadora geral das Comissões Técnicas do CRCPR, Ariane Yumi de Almeida Rocha.

Para quem não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo, a gravação desta live está disponível na TV CRCPR , e também pode ser acessada neste link


COMISSÃO DE PERITOS CONTÁBEIS


No dia 12 de agosto, a Comissão de Peritos Contábeis do CRCPR teve um encontro remoto para realizar duas reuniões que constavam em seu planejamento anual. A primeira aconteceu às 8h30 e foi o 3º encontro do Grupo de Estudos Técnicos em Perícia Contábil, que contou com a presença de membros da comissão e de seu grupo de estudos. A palestra foi ministrada por Antonio Fernando de Azevedo e Reginaldo Cazubek, abordando a temática "Lucros Cessantes".

Logo em seguida, às 10h30, aconteceu a reunião periódica da Comissão, na qual foram discutidos os ajustes finais relacionados ao próximo evento a ser realizado, o tradicional Seminário de Perícia Contábil, que terá sua 6ª edição, de forma híbrida, no dia 2 de setembro. O evento acontecerá na sede do CRCPR e também será transmitido pela TV CRCPR. A participação no seminário valerá quatro pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para quem estiver inscrito e realizar as atividades de presença durante o evento.  
Participaram da reunião o coordenador da Comissão, Renê Miguel Reque Filho, e os integrantes Maurício Cadenas Prado, Viviane Gambale Miranda dos Santos Daenecke, Marielle Cristiane Minini, Gilvania Hluszka Henk, Fernanda Castro Voltolini, Edson Marcelino Lazarini e João Matias Loch. 


COMISSÃO DE COORDENADORES E PROFESSORES DE CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

No dia 23 de agosto, às 14 horas, a Comissão dos Coordenadores de Ciências Contábeis do CRCPR realizará uma live sobre o tema “Contabilidade para pequenas e médias empresas - NBCTG 1001 E NBCTG 1002: uma atualização para professores” que será transmitida gratuitamente pela TV CRCPR. As inscrições já estão disponíveis no Portal de Eventos do CRCPR.  

O objetivo é apresentar aos professores e demais profissionais da área contábil novas perspectivas e metodologias de ensino, com enfoque na atualização das Normas Brasileiras de Contabilidade - Técnicas Gerais (NBC-TG) voltada para pequenas empresas. 

A palestra será ministrada pelo Professor Drº José Elias Feres de Almeida, que possui doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP e é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Almeida já atuou em diversos grupos de trabalho do CFC, com destaque para a criação do GLENIF, do Contador Parceiro - em conjunto com o Sebrae Nacional - e do Grupo de Estudo das Normas para Pequenas e Médias Empresas (NBCTG 1001 e NBCTG 1002). As inscrições já estão disponíveis no Portal de Eventos do CRCPR



COMISSÃO DO CONTADOR PÚBLICO

A segunda live da Comissão do Contador Público do CRCPR acontece na próxima sexta-feira, dia 19, às 14h. O tema será "Tratamento Contábil dos Ativos de Infraestrutura".  

As palestrantes serão Diana Vaz de Lima, mestre em Administração e doutora em Ciências Contábeis, que ocupa a cadeira 34 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis; Luciane Maria Gonçalves Franco, mestre em Contabilidade e Finanças, doutora em Gestão Urbana, auditora de Controle Externo; e Francieli Garcia Pacheco, especialista em Contabilidade e Finanças, que atua como contadora no Estado do Paraná há 8 anos e tem 10 anos de experiência na iniciativa privada em empresas de grande porte. 

As inscrições estão abertas! Acesse a página do evento no site do CRCPR para se inscrever!  No dia 12, a Comissão apresentou a primeira live do mês, abordando o impacto da Lei Federal de Licitações 14.133/2021 sobre as peças de planejamento orçamentário. É possível assistir na TV CRCPR à gravação da palestra ministrada por Rafael Gustavo Cavichiolo  (Clique aqui!)


COMISSÃO DOS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA CONTÁBIL

A Comissão dos Profissionais de Auditoria Contábil do CRCPR realizará o Fórum do Auditor 2022, no dia 29 de setembro. O evento acontecerá de forma híbrida, na sede do CRCPR, e também será transmitido pela TV CRCPR. A participação valerá oito pontos no PEPC do CFC para quem estiver inscrito e realizar as atividades de presença durante o evento. O Fórum contará com os temas "Auditoria e ESG" (painel internacional), "Auditoria e Blockchain", "Responsabilidades do auditor independente e do avaliador em uma Due Diligence" e um último painel com o tema "Reflexões atuais e o futuro da auditoria" que contará com um debate entre os integrantes da comissão organizadora. Inscreva-se no menu Agenda e Inscrições de Desenvolvimento Profissional, no site do CRCPR.

Confira algumas matérias sobre Auditoria nos links abaixo, ou acessando a página de notícias desta comissão temática, aqui.


COMISSÃO ESPECIAL DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

A coordenadora da Comissão, Elisete Ferreira de Carvalho, participou nesta semana do programa de Uiliam Barbosa, ao vivo na Rádio Paraná Educativa AM 630, falando sobre o tema “Aposentadoria”. Para acompanhar, ouça aqui a gravação!

COMISSÃO DO TERCEIRO SETOR

No dia 17, a Comissão realizou sua reunião periódica, na qual discutiu detalhes do 6º Fórum da Comissão do Terceiro Setor, programado para acontecer no dia 18 de outubro, a definição dos palestrantes para as lives que ocorrerão nos dias 20/9 e 23/9, e outros assuntos do planejamento do grupo. Participaram Nelson Zafra (coordenador), Eder Alexandre Souza, Edson Aparecido Gomes, Juliano Lirani, Sandro Gabriel da Silva Kaiber, Sirlene Siqueira Alves e a funcionária do CRCPR, Victória Rossini Andreiu.




COMISSÃO DE INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

No dia 11 de agosto, a Comissão realizou sua reunião de alinhamento para definir ações dos próximos meses, como o planejamento de uma nova live sobre Gestão de Tempo. Participaram Danilo Alves Grani (coordenador), Nilson Fabiano Junior, Márcia Sell, Luiz Henrique da Silva, João Cunha e Anselmo Pedrângelo. 



CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.