Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


COMISSÃO DE PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE ELEITORAL E PARTIDÁRIA



Na manhã do dia 4 de novembro, a Comissão de Profissionais da Contabilidade Eleitoral e Partidária reuniu-se de forma virtual. Durante a reunião, foram discutidos assuntos relacionados à prestação de contas eleitorais dos partidos políticos. Participaram da reunião o coordenador, Décio Vicente Galdino Cardin, os integrantes Denilson Pasin e Sérgio Bebber e a funcionária de apoio do CRCPR, Eryka Renata Ferreira de Melo Senff Maia.

A Comissão de Profissionais da Contabilidade Eleitoral e Partidária também emitiu um alerta sobre a prestação de contas de campanhas eleitorais das eleições 2022. Clique no link abaixo para saber mais: 


COMISSÃO CRCPR VOLUNTÁRIO



No dia 27 de outubro, a Comissão CRCPR Voluntário, reuniu-se de forma virtual para tratar de assuntos relacionados às próximas ações que serão realizadas pelo grupo de trabalho.

Durante a reunião, o coordenador da Comissão, Franscisco Savi, comentou sobre sua participação na formatura de turma do programa Jovens Promissores (parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná). Participaram da reunião, além do coordenador, os integrantes Leonardo Biasi Locatelli, Marcia Regina Cordoni Savi, Naira Cuenca Moraes, Rafaela Neves Cargnin, Andressa Cordoni Savi, Jéssica Fernanda Pereira Rossi, Simone Vanni Soares, Tais Suzani Zucco Maeda e a funcionária de apoio do CRCPR, Nadja Nayra Baptista Andreacci.  

COMISSÃO DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL PARANAENSE

No dia 4 de novembro, às 9h, a Comissão do Empresário Contábil Paranaense realizou a live "Integração das Informações de Sistemas Contábeis" na TV CRCPR. O evento foi conduzido pela coordenadora da Comissão, Elizangela de Paula, e contou com os palestrantes Helton Muriel Salai, sócio de organização contábil, e Ricardo Adriano Machado, fundador de empresa de automação contábil e de comunicação para organizações contábeis.

Para assistir à gravação, clique aqui!



COMISSÃO ESPECIAL DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

A coordenadora da Comissão, Elisete Ferreira de Carvalho, participou nesta semana do programa de Uiliam Barbosa, ao vivo na Rádio Paraná Educativa AM 630, falando sobre o tema “Conquista das Contabilistas: Isenção de ICMS sobre absorventes”. Para acompanhar, ouça aqui a rádio!

COMISSÃO DE PERITO CONTÁBEIS

A Comissão de Peritos Contábeis do CRCPR transmite ao vivo na TV CRCPR, no dia 25, das 14 às 16 horas, a Mesa Redonda de Perícia. O evento está em processo de credenciamento pelo Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) e abordará o tema "Declarações de Ajuste Anual (PF) e a Retenção na Malha Fiscal (RFB) sobre os Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA)". A discussão esclarecerá o correto preenchimento da declaração de ajuste anual de pessoas físicas que recebem valores de ações trabalhistas, a fim de mitigar retenções indevidas e, no caso de ocorrência do tipo, quais os procedimentos adequados a serem adotados pelo contribuinte e pelo contador para requerer a restituição.

Participarão da mesa redonda alguns integrantes da Comissão responsável pelo evento, sendo eles: o contador e perito da Justiça Federal do Trabalho da 9ª Região em Curitiba, João Matias Loch, especialista em Controladoria, mestre em Tecnologia, professor e sócio de escritório de contabilidade e perícias; a perita judicial há mais de 20 anos, Viviane Gambale Miranda dos Santos Daenecke, MBA em Legislação & Auditoria Trabalhista e Previdenciária, além de sócia de escritório da Contabilidade; e a perita assistente contábil Fernanda Castro Voltolini, que é sócia administradora de empresa de consultoria.


COMISSÃO DO CONTADOR PÚBLICO

Nos dias 10 e 11 de novembro, acontece o 6º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público. O evento é 100% presencial e acontece na sede do CRCPR, em Curitiba. Com carga horária total de 12 horas, o Fórum deste ano é guiado pelo tema "Contabilidade e Controle: muito além do SIAFIC". Ao longo dos dois dias de evento, são abordados assuntos como despesas com pessoal, demonstrativos contábeis, gestão de custos, SIAFIC, fiscalização do TCE-PR na Gestão Municipal, novas tecnologias e responsabilidade ética do contador, além de outros tópicos relacionados ao cotidiano dos profissionais da contabilidade do Estado do Paraná. A participação no Fórum deste ano requer, além da inscrição, um ingresso solidário, sendo solicitada a doação de um brinquedo novo, que será destinado a entidades sociais parceiras do CRCPR. 

Para saber mais, clique aqui!




COMISSÃO DE COORDENADORES E PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS



Nesta semana, a Comissão de Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis realizou dois eventos, seguindo seu planejamento anual para o ano de 2022. Na segunda-feira (7), das 10h às 11h30, a Comissão apresentou, na TV CRCPRlive com o tema "EAD no Ensino Contábil - Práticas de Sucesso", abordando perspectivas futuras, desafios e metodologias do ensino remoto para a área contábil. 


Nos dias 8 e 9, das 19h às 22h, a Comissão realizou também o Ciclo de Estudos Contábeis do Paraná (CECOP), com o tema "Perspectivas e Horizontes do Futuro Contador". O evento aconteceu na sede do CRCPR, em Curitiba, com transmissão ao vivo pela TV CRCPR. Foram abordados temas como "Governança, Riscos e Compliance", "Ética", "Empreendedorismo" e "Normas Contábeis e IFRS" e participaram palestrantes de renome, como o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, e os contadores Eliseu Martins, Eloir Joakinson, Elizangela de Paula, Daniella Novak, Daniel Pereira de Jesus, Iago Lopes e Guillermo Braunbeck.


CONTATO

Quer participar das comissões temáticas de trabalho do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná? Entre em contato com a coordenadoria das comissões pelo e-mail coordenador.comissões@crcpr.org.br.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.