ESPAÇO DA COMISSÃO CRCPR ENSINO PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DO SEGMENTO

Quero trabalhar como auditor contábil em uma Big Four, quais soft skills preciso desenvolver?

"Não é de hoje que as soft skills têm chamado atenção dos recrutadores das maiores empresas de auditoria do país. Mas, pouco se sabe sobre quais habilidades os futuros auditores precisam desenvolver para conquistar a tão sonhada vaga em uma “big four”.

Para solucionar essa questão, conduzimos um estudo que analisou 100 vagas de emprego nas empresas Deloitte, PriceWaterhouseCoopers (PwC), Ernst & Young (EY) e KPMG. Nosso objetivo era entender quais soft skills são exigidas por essas gigantes da auditoria, visando ajudar estudantes de Contabilidade a se prepararem melhor para essa carreira.

Primeiramente, é importante entender o que são soft skills. Essas habilidades são competências transversais, que podem ser inatas ou aprimoradas por indivíduos e vão além do conhecimento técnico e científico. Elas desempenham um papel fundamental na capacidade de gerenciamento e relacionamento dos profissionais no ambiente de trabalho. As soft skills estão previstas em diretrizes da International Education Standards nº 3 (IES 3) do International Federation of Accountants (IFAC) e têm sido amplamente reconhecidas no mercado como fatores essenciais para o desenvolvimento interpessoal, social e profissional de cada indivíduo.

Então, quais são as soft skills mais requisitadas nas vagas das "Big Four"?

É importante ressaltar que a literatura contábil descreve várias competências que podem ser consideradas soft skills. No entanto, ao analisar os 100 anúncios de emprego e relacionar com as habilidades da IES 3, fica evidente que competências relacionadas a

1.      PENSAMENTO CRÍTICO;

2.      CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS;

3.      TOMADA DE DECISÕES;

4.      LIDERANÇA;

5.      INFLUÊNCIA SOBRE PESSOAS;

são as mais solicitadas para aqueles que desejam ingressar e ter sucesso em uma carreira como auditor contábil nessas renomadas empresas de auditoria.

Essas habilidades são essenciais para enfrentar os desafios complexos do mundo da auditoria e destacar-se em um ambiente de trabalho altamente competitivo e dinâmico. Portanto, para os interessados em seguir essa carreira, é fundamental desenvolver e aprimorar essas competências ao máximo."

Autores:

Crislaine de Fátima Gonçalves de Miranda (crislaine.miranda@ufpr.br)

Josele Nunes Ferreira (josele.ferreira@ufpr.br)

Thaís Alves Lira (thais.lira@ufpr.br)

Nayane Thais Krespi Musial (nkrespi@gmail.com)

Conheça o estudo na íntegra:

Revista ABRACICON Saber, edição nª 42, novembro-janeiro de 2023, páginas: 44-59. Disponível em:

O teor das informações e opiniões manifestadas nesta página são de inteira responsabilidade dos autores e não necessariamente refletem posições do CRCPR.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.