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ESPAÇO DA COMISSÃO CRCPR ENSINO PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DO SEGMENTO

O papel das Metodologias Ativas no ensino de Big Data e Data Analytics (BD/DA) na visão de discentes de Ciências Contábeis

"A cada segundo, uma quantidade massiva de dados está sendo gerada a partir de várias fontes. Os dados apresentam múltiplas naturezas, tais como financeira, mercadológica, setorial, dentre outras. Em virtude disso, percebe-se um aumento na demanda por profissionais que saibam gerir e analisar grandes bancos de dados. Na área contábil, não é diferente. Para obter uma formação mais sólida, além de preparar relatórios financeiros, os alunos e profissionais de Ciências Contábeis precisam extrair informações úteis para a tomada de decisão. Deste modo, o ensino de ferramentas de Big Data e Data Analytics (BD/DA) passa a ser crucial. Entidades acadêmicas e profissionais da área contábil já começaram a recomendar o conteúdo sobre BD/DA em seus currículos, como é o caso do CPA Evolution Model Curriculum, desenvolvido pelo AICPA-NASBA.

Atrelado à demanda por analistas de dados, encontra-se o desafio de oferecer um ensino diferenciado, considerando que a atenção e o interesse dos alunos são recursos escassos na era digital. Em resposta a este cenário, as metodologias ativas têm conseguido atingir objetivos educacionais notáveis ao estimular no aluno uma postura de maior participação no seu processo de aprendizagem. Foi pensando na junção destas duas demandas (análise de dados e ensino diferenciado) que os autores Elvis Albertin, Claudio Marques, Daniel Nogueira e Vitor Nasu desenvolveram um estudo acerca do uso de metodologias ativas no ensino de BD/DA.

O estudo é baseado em um curso complementar ao currículo tradicional de graduação oferecido aos alunos de Ciências Contábeis. Especificamente, foram utilizadas três metodologias ativas para ensinar conteúdos e ferramentas de BD/DA: (i) Método do Caso (MC), (ii) Estudo Dirigido (ED) e (iii) Aprendizagem Baseada em Problema (PBL). Ao todo, houve participação de 137 estudantes. Os resultados apontaram que, enquanto a habilidade de manusear o Excel permaneceu a mesma, houve aumento da habilidade de conectar e visualizar dados via Tableau. O MC contribuiu para a otimização dos estudos referentes à coleta e análise de dados, o ED aprimorou as habilidades analíticas e de organização do conhecimento e o PBL forneceu uma experiência prática de como usar uma ferramenta e conhecimentos de BD/DA. Estas demandas emergentes devem ser observadas na elaboração do currículo e em métodos efetivos de ensino, em um momento em que saber selecionar dados confiáveis é essencial para a geração de informação útil à tomada de decisão." 

Autores:

Elvis Araujo Albertin (elvis.albertin@gmail.com)

Cogna Educacional


Claudio Marques (cmarques@uem.br)

Universidade Estadual de Maringá


Daniel Ramos Nogueira
(danielnogueira@uel.br)

Universidade Estadual de Londrina


Vitor Hideo Nasu (vnasu@uel.br)

Universidade Estadual de Londrina


Conheça o estudo na íntegra:

Trabalho apresentado na Revista GUAL, Florianópolis, v. 16, n. 1, p.117-140, janeiro-abril, 2023. Disponível em:



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