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ESPAÇO DA COMISSÃO CRCPR ENSINO PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERÍODOS DO SEGMENTO

Ensino Presencial versus a Distância: o que os Índices de Aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade Revelam?

“Não é novidade que a discussão do ensino presencial versus ensino à distância ocupa importantes espaços de debates na comunidade acadêmica. O crescimento vertiginoso das matrículas no ensino à distância, superando as do ensino presencial, acentuaram essas discussões.

De fato, a maior flexibilidade, eliminação da barreira espaço-tempo e menor necessidade de infraestrutura física e custos associados aceleram o processo de virtualização da educação (Bielschowsky, 2018; Soares; Massuga; Gonzaga 2022). Por outro lado, críticas à queda nos indicadores de avaliação da qualidade do ensino ou até mesmo em avaliações de órgãos reguladores da profissional passaram a ser mais frequente.

A área contábil não passa incólume a isso. O estudo “Ensino Presencial versus Ensino a Distância: O Que os Índices de Aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade Revelam?” buscou abordar o tema “ensino presencial versus ensino a distância” analisando 40.013 observações do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade distribuídas entre a primeira edição de 2019 e a segunda de 2022.

Figura 1. Aprovação por modalidade e edição do Exame


Os resultados mostraram que a modalidade de ensino presencial apresentou melhores índices de aproveitamento em relação ao ensino a distância. Além disso, foram percebidas diferenças entre os períodos em análise, sendo que, a partir da segunda edição de 2020, houve uma queda no desempenho dos estudantes. A pesquisa chama a atenção para essa queda, em especial no que diz respeito à modalidade presencial, um dos motivos para tal declínio pode estar no fato de que estudantes da modalidade presencial foram submetidos a parte de sua formação de forma remota devido a Pandemia da Covid-19.

Os pesquisadores destacam que apesar de no geral estudantes do ensino presencial apresentarem maior desempenho que os do ensino a distância, em algumas unidades da federação ocorre o inverso: há edições em que estudantes do ensino a distância alcançaram maior desempenho.”


Autores: 

Conheça o estudo na íntegra: 

Artigo publicado na Revista Científica em Educação à Distância. Disponível em:

https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2105/892

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